Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos
Dicas

Almofadas na Decoração: Dicas e Inspirações

Publicado em 01.10.2019 | comentarios
423 visualizações

É impossível imaginar uma bela sala-de-estar sem a presença de almofadas decorativas. Em uma de nossas matérias sobre texturas, lembramos do potencial que elas possuem dentro da decoração e o quão simbólicas podem se tornar lá dentro, acrescentando não apenas conforto e aconchego, como cativo e estilo ao espaço.

O melhor de tudo é que não são itens nem próximos do valor de uma tela decorativa, mas, ainda assim, conseguem acrescentar novos ares e revitalizar a atmosfera do espaço com o mesmo potencial.

Almofadas na Decoração

Tanto que essa é uma das dicas para quem quer sentir aquele gostinho de casa nova com máxima economia: basta trocar as almofadas ou até mesmo suas capas – mas isso não significa que essa seja uma missão fácil.

Isso porque o mercado oferece uma quantidade esmagadora de variedades, que incluem não só tamanhos e formas, como tecidos e estampas. Essa seleção avassaladora torna o processo um tanto quanto confuso, deixando o consumidor indeciso de suas escolhas.

Se você também passa ou já passou por isso, considere esse Guia para Escolher as Almofadas Perfeitas para o seu espaço.

Almofada para Poltrona Decoração

Almofadas na Decoração: Princípios para o Sucesso

Aqui na Wevans você encontra muitas almofadas e para começar a escolha do modelo certo você deve:

  • Considerar o seu tamanho. Se o intuito for comprar almofadas para sofá, é fundamental analisar o tamanho do móvel para então avaliar as possibilidades dos complementos. Isso significa que sofás tradicionais caem bem com almofadas pequenas, enquanto versões amplas conseguem abranger melhor os modelos grandes e até mesmo camas.
  • Entender sobre preenchimento. Pois os diferentes tipos de materiais podem influenciar no conforto, que é o intuito principal de qualquer almofada. No entanto, por se tratarem de almofadas decorativas, o foco está em manter seu formato e preservar sua aparência. Assim, utilizam fibra de silicone para atingir tal resultado sem comprometer a maciez e o conforto. 
  • Usar números ímpares de almofadas. Na decoração, elementos ímpares funcionam melhor do que apenas dois. Isso porque conseguem “quebrar” linhas nítidas de padrões visuais, polindo e deixando o efeito ainda mais harmônico.
  • Investir na textura. Ela compõe um dos pilares da decoração e diversificar no seu estilo garante contraste tátil, despertando interesse e receptividade nos espaços. Para isso, aposte em almofadas felpudas ou com estampas vistosas. Também é possível trabalhar com arranjos ao lado de diversos tecidos, como cobertores e mantas.
  • Manter uma comunicação visual. Lembre-se de que a decoração é como uma família, em que os elementos, mesmo não parecidos, se relacionam de alguma forma um com o outro, seja pela forma, estampa ou cor. Em prática, você pode alterar a forma e manter as cores, ou então alterar as cores e manter as formas. Somente através disso é possível conquistar uma decoração unificada.

Com atenção para esses detalhes você será capaz de estabelecer não só a coerência, como um sentimento para o espaço, conforme verá nos exemplos a seguir.

Almofadas na Decoração: Fotos para se Inspirar

Na teoria a gente fica bastante limitado e não consegue dar atenção para tudo que está envolvido e, por esse motivo, separamos uma série de fotos ilustrativas para demonstrar na prática como usar almofadas na decoração.

1. Começamos pelo contraste. Veja como cores complementares, como o azul e o amarelo, conversam bem e trazem uma atmosfera mais receptiva para o espaço clean.

Almofada Azul Contraste

2. Neste quarto estilo pretinho básico, as almofadas escolhidas se encaixaram perfeitamente, evidenciando linhas e detalhes já presentes no espaço.

Almofada Branca com Listras Pretas

3. Nesta predominância escandinava, veja como as almofadas se conectam com outros itens presentes através de características comuns, como as cores.

Almofada Decorativa na Sala

4. O quarto das crianças também ganha charme com almofadas infantis decorativas. O mix de tamanhos, cores e formas se encaixou bem com o objetivo alegre do espaço.

Almofada Infantil Quarto Criança

5. Outra dica é sair do convencional e usar as almofadas decorativas em outros pontos do cômodo, como criado-mudos, racks e cômodas.

Almofadas Colorida Cômoda

6. Aqui, estampas com parentesco forte que combinam não só entre si, como também destacam outros pontos de interesse no cenário.

Almofadas Decorativas na Estante

7. No quarto, brincar com as formas e aderir a almofada redonda é uma boa pedida para quebrar padrões e acrescentar um pouco mais de vida ao espaço.

Almofadas Decorativas no Quarto

8. Outra ideia é transmitir na capa da almofada traços da sua personalidade e daquilo que você faz ou gosta, como o a admiração pelas plantas.

Almofadas Decorativas Plantas

9. .. ou então seu amor em viajar. Repare, que o conjunto de almofadas tem muita personalidade e mescla elementos bem distintos, como paisagens e objetos geométricos. Estão ligados única e exclusivamente pela tonalidade.

Almofada Tema Viagem

10. Nesse cenário bem tropical, as almofadas contrastam com o fundo azul e se comunicam com outros elementos protagonistas, como as flores e cerâmicas.

Almofadas Decorativas Visual Tropical

11. Já aqui, preferiram zelar por traços do estilo moderno. Isso significa que as almofadas estão conexas com o espaço graças as cores, que combinam tanto com o fundo branco, como com os detalhes terrosos do espaço.

Almofadas Minimalistas

12. Já a sala ampla e monótona pode ganhar vida com almofadas variadas, que mesclem formas, estampas e também tamanhos. Não podemos esquecer do mérito da planta nessa foto, que também é um grande aliado decorativo.

Almofadas Redondas Decorativas

13. Já este quarto moderno ganhou destaque com a almofada verde em cima da cama. Perceba, como a diferença de tonalidade entre os verdes (parede e almofada) ajuda a quebrar padrões, trazendo conforto visual para a cena.

Almofadas no Quarto

14. Lembre-se também que é possível trabalhar em grupos. Neste caso, esse cantinho da sala tem o quadro decorativo em ótima comunicação com o kit de almofadas no sofá.

Almofadas Quadros Decorativos

15. No jogo do preto e branco, é normal utilizar muitas linhas, formas e também palavras ou frases nas almofadas. Para variar, você pode apostar em capas com tom azul marinho escuro, que ficam bem próximas do preto, com determinado tom de contraste. 

Almofadas Equilíbrio

16. Nesta sala as almofadas possuem aparência bem próxima, diferenciando uma das outras pelas cores no intuito de deixar o espaço mais alegre e vistoso.

Almofadas Diferentes Decoração

17. Em contrapartida, é possível obter resultados incríveis até mesmo quando só temos olhos para uma única cor. 

Almofadas Vermelhas

18. E quando você já tem um espaço bem ornamentado, as almofadas não precisam criar competição e podem assumir a posição de suporte, equilibrando e polindo as arestas do décor.

Almofadas Sala Colorida

19. Já aqui, uma almofada diferente da outra, apostando em tamanhos pequenos, retangulares, bem como almofadas grandes.

Almofada Grande


Almofadas para Decoração: Conclusão

Os padrões estão constantemente evoluindo e, o que é maravilhoso hoje, poderá ser antiquado no amanhã. Por mais que existam regras e padrões para montar uma decoração, nada define o que está certo ou errado e depende somente do ponto de vista daquele que vê, o que é completamente relativo. 

Por isso, o que apresentamos aqui são tendências e conceitos já muito bem difundidos, mas que jamais devem limitar o potencial da decoração, que possui justamente essa capacidade de estar se inovando constantemente. 

Sendo assim, aproveite as dicas e imagens para se inspirar, mas jamais limite sua criatividade a isso. Dê sua própria assinatura!

Fonte(s): DicasDecorativasTuaCasa, VivaDecora.

Comentários