Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos
Dicas

Cozinha Decorada: Dicas, Projetos e Fotos para Inspirar

Publicado em 21.12.2019 | comentarios
698 visualizações

Bancadas sem objetos, chão sem tapetes e parede sem adornos, podemos admitir que a cozinha nua e crua é um tanto sem graça e decorá-la é essencial para que ganhe vida e aconchego. 

Além disso, não tem coisa melhor que estar dentro de um espaço que beneficie seu bem-estar, afinal, esse espírito acaba se refletindo até mesmo no gosto dos pratos, que são feitos com ainda mais prazer e amor!

É por isso que hoje separamos algumas dicas fundamentais para decoração de cozinha, mas, melhor do que isso, muitas fotos com exemplos práticos de modelos e projetos existentes. Vamos lá?!

Cozinha Decorada: Fundamentos


O conceito da cozinha é proporcionar um espaço eficiente para o preparo dos alimentos. Nisso temos implícito que sobrecarregar o ambiente com muitos adornos não é recomendado, afinal, podem acabar virando empecilhos na hora de realizar as atividades do cotidiano.

Devemos limitar a decoração da cozinha à lugares que não impliquem na eficiência do mesmo, ou, então, apostar em utensilios e eletrodomésticos que por si só tragam personalidade própria, como é o caso das chaleiras, faqueiros e panelas coloridas. É lógico que não nos limitamos a isso e a criatividade permite tudo! É aqui que entram os condimentos, vasos com ervas de tempero e muito mais. Mas para que isso funcione bem, o recomendado é ter uma base clara ou neutra predominante, caso contrário refletirá em uma decoração incoesa. 

Normalmente opta-se por cores claras na base por evidenciar uma estética mais clean, porém, é um conceito que está perdendo força e já é fácil encontrar muitas cozinhas em diversas paletas de cores. 

Fotos de Cozinhas Decoradas

Imagem 1 – Cozinha moderna com ar campestre

 Cozinha Decoração Campestre

Começamos com um espaço bem diferente, cheio de elementos singulares que conferem um ar mais rústico e aconchegante, partindo das cortinas estilo vichy, bem como a versão floral amarela debaixo da pia. O azuleijo no chão também tem seu destaque, ao mesmo tempo que aparece em uma versão mais sofisticada por trás da área do fogão. Já as cores são conexas de forma simples e inteligente através de tonalidades amarelas e azuis.

Imagem 2 – Aposte na sua paleta de cores

Cozinha Colorida

Já passamos dos tempos em que se apostava apenas na cozinha branca, ou com tonalidades claras e de efeito clean. Agora, projetistas apostam em conceitos inovadores, utilizando, inclusive, o preto como protagonista de várias cozinhas. Aqui, os móveis e a bancada são escuros, assim como os azulejos de fundo e a parede lateral estilo lousa. Quem aparece para acrescentar cor e vida ao espaço são alguns utensílios e a parte superior do móvel que é em amarelo.

Imagem 3 – Aposte nas prateleiras

Prateleiras Organização Cozinha

Você pode criar uma bela decoração de cozinha ao lado das prateleiras. Para isso, basta acrescentar uma na sua, ou várias, porque o efeito fica ainda melhor, e adornar com pratos, xícaras, pires e também objetos ou artes que tenham alguma relação com o espaço. 

Imagem 4 – Rústica sem perder a elegância

Cozinha Pequena Madeira

Cozinha rústica bem simples, com móveis de madeira e azulejo português, que dá um acabamento muito cativante e aconchegante para o lar. Já o azul bebê, no fundo, dá cor para o espaço e contrasta com os móveis da decoração.

Imagem 5 – Sofisticação e as plantas na decoração

Plantas Iluminação Cozinha

Decoração extremamente refinada, com móveis em aço inoxidável e bancada em mármore Calacatta. Mas o destaque vai para a composição de plantas, partindo da samambaia ao jardim de vasos com temperos.

Imagem 6 – Cozinha pequena, simples e eficiente

Parede Tijolos Cozinha

A beleza vem dos menores detalhes. Quando a cozinha é pequena, o ideal é não sobrecarregar o espaço e garantir que tenha o essencial, preservando sua eficiência. 

Imagem 7 – Organização é decoração

Utensílios Coloridos Cozinha

Os suportes entram como ótimos aliados da decoração de cozinha, afinal, organização sempre soa bem aos olhos. Mas perceba, também, como as formas entram em cena e modernizam o espaço: seja através do piso do chão como pelos azulejos da parede.

Imagem 8 – Trabalhe em pequenos espaços

Decoração Cozinha Temperos

Para conseguir obter o melhor resultado em cada espaço que você vai trabalhar, o melhor a ser feito é pensar em grupos. Primeiro você define o estilo da decoração, depois parte para esses pequenos espaços dentro da cozinha e monta, em cada um, determinado arranjo. Assim, no final das contas, você terá vários cantinhos decorados e harmônicos.

Imagem 9 – Aposte em uma boa iluminação

luminarias pendentes cozinha

A iluminação é um dos pilares da decoração. Quando você tem não apenas a quantidade necessária, sobretudo os jogos de luzes e efeitos bem planejados, é fácil supervalorizar o espaço e criar uma atmosfera singular. Aqui, além das luzes nos armários e bancadas, também há a presença das luminárias sobre a ilha.

Imagem 10 – Adesivos coloridos

Clean Colorida Cozinha

Ao invés de azulejos e reformas que envolvam obras mais trabalhosas, que tal apostar nos adesivos decorativos? Aqui, trouxeram cor e vistosidade à pequena cozinha através de imitações dessa cerâmica.

Imagem 11 – Ilhas

Cozinha Decorada Iluminação

Ela dá charme e um toque especial à decoração desse ambiente. Pode servir apenas como bancada, bem como agregar maior funcionalidade, contando com pia, fogão ou qualquer outro acessório que considere relevante para a ilha.

Imagem 12 – Cozinha escura

Cozinha Decoração Minimalista

Porque não ousar nas cores? Se é o tema escuro que mais combina com você e seu estilo de vida, siga em frente! Aqui, a principal aposta foi no preto, mas o cinza gélido aparece para dar um leve contraste, além de combinar com as peças em inox.

Imagem 13 – Pequena, mas com personalidade

Decoração Cozinha Moderna

Madeira, azulejos e um jarro com flores amarelas. Perceba que, quando o assunto é decoração, praticamente não é necessário adornar. Essa cozinha é um perfeito exemplo, pois carece de qualquer ornamento, criando sua própria atmosfera através de uma bela bancada, móveis refinados, eletros elegantes e cores planejadas, que acabam sendo as principais responsáveis pelo parentesco na comunicação visual.

Imagem 14 – Minimalismo

Madeira Clean Cozinha

O estilo minimalista origina conceitos únicos. Aqui, armários com ausência de puxadores e bancada branca para um efeito minimalista.

Imagem 15 – Cozinha americana

Cozinha Bancada

Integrar a cozinha com outros ambientes é dar asas à imaginação. O destaque aqui é dessa bancada com revestimento espelhado, além da parede pintada em tinta lousa, permitindo criar desenhos e inspirar através de frases.

Imagem 16 – Selecione a dedo

Cozinha Pequena Decorada

Independente do tamanho da cozinha, é fundamental que todos os móveis e objetos presentes estejam lá por algum motivo especial, seja para decorar, para agregar eficiência ou funcionalidade ao espaço. Na prática, signfica escolher a dedo o que vai ou não compor a cozinha, garantindo que você tenha ali presente apenas o essencial para exercer as atividades culinárias, caso contrário é fácil se perder na falta de espaço, bagunça, entre outros intempéries.

Imagem 17 – Móveis planejados

 Cozinha Rústica Refinada

Os móveis sob medida aproveitam melhor cada centímetro disponível e ofereçem eficiência ao espaço. Além disso, são elegantes e podem facilmente se adequar ao estilo projetado da casa, valorizando o lar. 

Imagem 18 – Protagonistas

Cozinha Pequena Colorida

Lembra do protagonismo que a gente falou? Olha só como esse armário aéreo amarelo entra em destaque no meio da cozinha preto e branco.

Imagem 19 – Eletros

Cozinha Decorada Geladeira

Apostar em utensílios e eletrodomésticos bonitos pode ser o grande curinga da decoração da sua cozinha.

Imagem 20 – Clean e com plantas

Plantas Decoração Cozinha

Já para quem curte uma atmosfera mais tranquila, leve e que inspire paz, uma cozinha branca, com detalhes em madeira pouco interferida e plantas é o espaço perfeito.

Imagem 21 – Ouse!

 Decoração Cozinha Colorida

Na maior parte das vezes buscamos referências para definir o estilo da cozinha. Porém, é mais do que permitido usar da própria criatividade e dos próprios gostos para originar algo completamente exclusivo. Aqui, vermelho, preto e até verde turquesa aparecem na mesma composição – e em perfeita harmonia, graças à perfeita dosagem.

Imagem 22 – Aposte em texturas

Cozinha Decoração Bancada

O mármore e o granito oferecem um ótimo acréscimo de textura à decoração da cozinha. O mesmo vale para o couro, a madeira e todas as outras superfícies. Com elas a gente consegue aquilo que denominamos "acabamento" na decoração, refinando e garantindo que todos os elementos estejam na mesma comunicação.

Imagem 23 – Aposte no espaço

Bancada Cozinha Mármore

Dentro da cozinha espaço nunca é demais. Apostar em bancadas amplas e largas é essencial para facilitar sua rotina dentro dela, evitando que a falta de espaço lhe proporcione dificuldades.

Imagem 24 – Quadros

Decoração de Cozinha

Quadros decorativos não servem apenas para salas e quartos, como podem compor perfeitamente as paredes de uma cozinha. O cuidado aqui fica por conta da arte, que deve ser um pouco melhor pensada para agregar valor ao espaço.

Imagem 25 – Você também pode usá-los de outros modos..

Decoração Cozinha

Como aqui, onde estão apoiados sobre uma prateleira do armário aéreo ao invés de estarem fixados sobre a parede.

Conclusão

Independente do seu estilo, existem mil e uma maneiras de decorar sua cozinha e você poderá fazê-la de muitos modos. O importante é valorizar o espaço e agregar eficiência, além de deixá-lo de acordo com sua personalidade. 

Aqui na Wevans você encontra tudo que precisa para decorar e enriquecer sua cozinha, criando uma atmosfera muito mais aconchegante que vai refletir não apenas no seu bem-estar cozinhando, mas sobretudo no sabor dos preparos.

Comentários