0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Dicas de Decoração de Natal simples e barata

Publicado em 22.11.2019 |
Visualizações
19.109 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

Dezembro está chegando e é a gente quem pergunta: você já preparou sua decoração de Natal? Se você responder que sim, mas na verdade só colocou o pinheirinho e o pisca-pisca, saiba que dá de caprichar muito mais e ir além, mergulhando de cabeça no clima do bom velhinho.

E se você ainda não preparou absolutamente nada (o que é normal, pois deixamos sempre para última hora), saiba que ainda dá tempo de ir atrás, de comprar ou simplesmente usar a criatividade para ousar na ornamentação.

Por isso, foi pensando em você que ainda não tem nada definido, ou que simplesmente quer sair do tradicional e renovar na decoração natalina, que criamos esta matéria com as melhores dicas de decoração de Natal.

Dicas de Decoração de Natal 

Para ajudar a encontrar os melhores resultados, criamos o índice abaixo que te levará diretamente ao tema selecionado. Porém, nossa recomendação é que faça a leitura completa, pois separamos muitas imagens e dicas que podem servir para diversos outros cômodos e aplicações.

1. Decoração de Natal para Sala
2. Decoração de Natal para Quarto
3. Decoração de Natal para Cozinha
4. Decoração de Natal para Banheiro

1. Decoração de Natal para Sala

A sala é o ponto de entrada de muitas casas e isso gera uma determinada responsabilidade em relação a sua decoração, pois será o primeiro cômodo a receber e impactar seus visitantes. 

Muita gente chega até nós relatando esse tipo de questionamento, perguntando o quê dá de fazer de diferente, além do tradicional pinheiro de natal, para criar uma nova decoração natalina para sala – afinal, chega fim de ano e é praticamente a mesma coisa. É por isso que amamos a decoração, pois é ela quem irá transformar e criar uma nova energia para todo o espaço.

Veja nossas dicas para decorar sua sala neste Natal:

1. Inove na Árvore de Natal

Tá cansado de montar e desmontar o mesmo pinheiro de sempre? Pois saiba que dá de ter resultados mais surpreendentes utilizando uma menor quantidade de recursos, sabia?! Além disso, essa ideia vem como uma alternativa para quem vive em apartamento e não tem espaço suficiente para grandes arranjos e composições.

Estamos falando do pinheiro de parede, feito com festão verde e auxílio de fitas. 

Árvore de Natal de Parede Festão Verde

Depois de colado e ajeitado conforme gosto, basta decorá-lo com seus ornamentos preferidos, como o pisca-pisca, laços, bolas de Natal e a estrela dourada.

Longe de ser apenas, ainda existem outras alternativas, como:

2. Árvore de Natal de parede com adesivos

Árvore de Natal Adesivo

Simples e barato. Você pode optar por comprar adesivos natalinos ou criar o seu próprio através de recortes de cartolina. 

3. Árvore de Natal de parede com pisca-pisca

Árvore de Natal de Parede Pisca-Pisca

E para quem quer ir além no quesito simplicidade, é possível criar uma árvore de Natal personalizada utilizando apenas pisca-pisca e outros poucos adornos. O resultado fica incrível depois dos acabamentos.

4. Árvore de Natal com galhos

Árvore de Natal Galhos

E na falta de um pinheiro, uma árvore seca ou galhos podem ser o suficiente para criar uma decoração natalina mais rústica e, ainda sim, muito refinada. Quanto mais detalhes, mais sofisticada e com cara de Natal fica.

5. Árvore de Natal de parede com rolinhos

Árvore de Natal com Rolinhos

Rolos reciclados de diversos produtos, como de papel higiênico, papel toalha e de linha podem dar origem a uma árvore de natal decorativa bem excêntrica, capaz de ganhar o destaque em algum canto da sala. Neste exemplo, optaram por substituir o tradicional quadro por uma decoração tematizada.

6. Almofadas de Natal

Ainda falando sobre a sala, outro item que pode ser substituído afim de criar uma nova atmosfera é a almofada. Se você já tem modelos pré-definidos, ótimo, aí é só comprar uma capa temática que você ganha muito em economia. Mas se não tem, aproveite para comprar aqui na Wevans, pois são baratas e de ótima qualidade.

Oferecemos kits completos que garantem o melhor custo-benefício, tornando a compra ainda mais atrativa. Olha só:

Almofadas de Natal Kit 4

Com elas você transforma sua sala, principalmente quando somados a outros adornos, como a árvore, as luzes natalinas, arranjos e outros adornos. Tudo isso acaba se somando e criando um resultado exclusivamente pessoal.

Almofadas de Natal Sala-de-Estar

7. Tapetes de Natal para Sala

 Trocar elementos tradicionais e icônicos dentro da sala assegura que tenhamos uma revolução desse espaço, como o tapete, por exemplo. Ele é uma peça grande, que ajuda a delimitar espaços e a criar uma ordem dentro desse cenário.

Substituir o tapete do ano por algo especial no mês de dezembro é uma jogada de sucesso. Impossível entrar na sala e não se deparar com o contraste das cores radiantes que a data traz, como o vermelho, verde, branco e dourado. 

Decoração Natal Tapete Sala

8. Capas de Sofá de Natal

Talvez esse não seja nem propriamente um elemento peça-chave, mas sim que entra como um refinamento, acrescentando equilíbrio e sustentação para a composição. Essa é a manta/capa de sofá. 

Decoração de Natal Manta Sofá

Como se pode perceber, ela não possui nenhuma referência ao tema proposto, mas ainda sim se encaixa como um dos principais itens dentro da decoração dessa sala, aumentando o refinamento de todo o espaço.

 9. Guirlandas na Decoração de Parede

Outra opção muito bacana para acrescentar um ar natalino a decoração de parede é substituir as telas pelas guirlandas. 

 Guirlanda de Natal Decoração

Aqui, utilizaram vários estilos diferentes para criar um efeito único na decoração. Ou, então, itens iguais mais de tamanhos adversos, criando um resultado singular para sua composição.

10. Decoração de Natal para Mesinha de Centro

A mesinha da sala não pode ser esquecida. É o local central perfeito para adornar e acrescentar pequenos detalhes para equilibrar ainda mais o resultado da decoração.

Decoração de Natal Mesa Sala

Aqui, velas, pequenas caixinhas de presentes (que podem estar surpreendemente cheias, com algum tipo de bombom preferido), doces natalinos e um jogo de chá em porcelana. Todos itens, de algum modo, combinam não só entre si, mas também com o restante da composição, graças ao padrão estabelecido pela cor vermelha.

11. Decoração de Natal para Sala-de-jantar

Hoje em dia o conceito de espaço aberto mescla e origina resultados únicos. Se você por acaso tem a mesa-de-jantar junto com a sala, então não deve se esquecer de manter os padrões em ambos os locais para conquistar aquela sensação de harmonia e coerência.

Arranjo de Mesa Decoração de Natal

2. Decoração de Natal para Quarto

O quarto é o nosso cantinho especial e não pode ser esquecido na hora de fazer a decoração de Natal. Existem muitos meios de acrescentar os elementos natalinos e você pode fazer isso através dos cobertores, travesseiros, cortinas, passadeiras, entre vários outros itens que basta uma simples e mera substituição.

12. Travesseiro de Natal

Travesseiro Decoração Natal Quarto

O minimalismo é um estilo de decoração incrível que busca atratividade nos pormenores. Aqui, simples almofadas de Natal tornaram-se protagonistas do espaço, deixando o quarto mais alegre e aconchegante.

13. Pisca-Pisca

Pisca-Pisca Quarto Natal

Existem alguns elementos que são simbolicamente poderosos dentro da decoração de Natal e que com sua simples presença já é possível vislumbrar um cômodo diferente, mais rico e receptivo. Esse é o caso do pisca-pisca, que pode não só trazer o espírito da data para dentro do quarto, como também romantizá-lo. 

14. Edredom, Cobertores e Quadros

Decoração Natal Quarto Crianças

Veja só como o edredom, acompanhado de alguns adornos pendurados na parede, conseguem transformar a atmosfera do quarto das crianças e deixá-los mais divertido.

15. Tapeçaria, Guirlanda e Estampas

Nessa imagem a gente conseguiria falar a respeito de muitos fundamentos da decoração, pois são essenciais para criar uma atmosfera natalina condizente, nítida e que consiga transmitir seus sentimentos sem qualquer margem para dúvidas.

Decoração Natal Sofisticada Quarto

Mas aqui, o destaque é da tapeçaria, não apenas pelo volume de peças no cenário, mas principalmente pelas estampas escolhidas. Nelas, não se veem elementos natalinos ou desenhos figurativos mas, ainda assim, foi capaz de deixar o tema proposto muito bem explícito. O que queremos dizer é que você pode criar sua própria decoração, seja ela alegre e divertida, ou sóbria e refinada, sem precisar apelar para o clichê.

3. Decoração de Natal para Cozinha

16. Decoração de Natal para Mesa-de-jantar

É tradição receber parentes e amigos para uma bela janta na noite de véspera de Natal. Nesse momento, ter uma mesa bem decorada e refinada pode render os elogios esperados. 

Arranjo Natal Mesa

A dica é investir em arranjos de mesa, que podem ser feitos de diversas formas, partindo do simples ao mais complexo e sofisticado. Um exemplo aqui é usar pedaços de tronco de pinheiro para servir de base a sua criação. Normalmente utilizam-se ramos da mesma árvore, que é significativamente simbólica, para trazer o verde e criar mais contraste (você pode aprender mais sobre a influência das cores na decoração através deste link).

 Arranjo Mesa Natal

17. Louças, Xícaras e Outros 

Faz muita diferença trocar os itens tradicionais por personalizados com o tema da data sugerida. No clima de Natal, os pratos e louças podem ser substituídos por algo mais simbólico e ganhar destaque dentro da decoração de mesa.

Prato Decoração Natal

Nessa imagem, perceba que mesmo com poucos itens é possível deixar a mesa mais sofisticada. Os principais elementos dessa composição são: a toalha vermelha no centro, juntamente com os pratos, pinhas e guardanapos.

Xícara Pratos Decoração de Natal

Aqui, absolutamente tudo recebeu um toque especial para o clima de Natal: da xícara aos recipientes de mantimentos. A presença do elfo natalino ajudou a tematizar e deixar ainda mais divertida essa decoração.

18. Jogo Americano de Natal

Ele traz um clima Natalino à ceia, além de proteger a mesa contra eventuais acidentes. 

Jogo Americano Natal

Veja como como que a simplicidade pode trazer muita elegância e sofisticação para o espaço. Aqui, com poucos, mas seletos itens, foi possível conquistar excelentes resultados.

19. Guardanapos de Natal

Outra forma de trazer um toque especial para a mesa de Natal é através dos guardanapos de tecido, que podem ser dobrados e estilizados de acordo com a ocasião.

Guardanapo Natal Decoração Mesa

Nesta mesa, decidiram por fazer dobraduras de guardanapo em formas de árvore de Natal para tematizar o espaço.

20. Enfeites de Cadeira

 E já que a mesa está completamente decorada e pronta para o Natal, seria injusto deixar as cadeiras de fora, sem receber uma mínima ornamentação – não acha?!

Decoração de Natal Cadeira

Nessa imagem, um pequeno e delicado arranjo, composto por laço, ramos de pinheiro, doces e frutas. 

Enfeite Cadeira Natal

Já nesta sequência, ao invés de criar ou comprar enfeites, preferiram optar pelas capas de cadeira de Natal, que além de tematizar, ainda acrescentam um plus ao conforto.

21. Candelabros e Velas

As velas são um dos principais símbolos do Natal, representando a luz que guiará todos em meio a escuridão. Representa esperança, assim como o nascimento. 

Velas Candelabros Decoração Natal

Os candelabros vem como uma opção para enriquecer e acrescentar um toque sofisticado ao uso das velas, deixando a disposição da mesa mais bela e ordenada.

22. Tapete de Cozinha de Natal

A cozinha vai muito bem com ao lado de tecidos que, por outro lado, combinam muito bem com estampas e bordados. Da cortina aos tapetes, absolutamente tudo pode ganhar influência do bom velhinho para alegrar a decoração. 

Tapete Cozinha Natal

Aqui, os tapetes de cozinha de Natal são destaque na decoração. São peças bem diferenciadas que conseguem alegrar e revitalizar o espírito natalino.

4. Decoração de Natal para Banheiro

Para o bom amante da decoração, nenhum lugar fica de fora das personalizações para o clima de Natal, inclusive o banheiro. Lá dentro, você pode substituir os itens tradicionais, como toalhas e tapeçaria, bem como acrescentar outros ornamentos que antes não faziam parte da composição.

23. Tapetes de Natal para Banheiro

 Tapete Natal Banheiro

Veja como esse banheiro, por mais simples que pareça, ganhou uma dose de humor ao lado dos tapetes personalizados. 

24. Ornamentos de Natal para Banheiro

Enfeites Natal Banheiro

Saboneteiras, suportes de rolo de papel higiênico e vários outros itens podem ser encontrados personalizados no tema do Natal. Veja como são capazes de enriquecer e espalhar o clima através de toda casa. 

25. Toalhas de Banho e Rosto

Toalhas de Rosto Natalinas

Os tecidos são um meio divertido de acrescentar personalidade para dentro da decoração. Aqui, as toalhas no estilo "roupa de Papai Noel" conquistaram a cena.

26. Enfeites de Natal para Banheiro

Ornamentos Decoração Natal Banheiro

Um jeito simples e barato de fazer decoração de Natal para banheiro é através dos enfeites em porcelana. Existem muitos – mas muitos mesmo! – e você vai encontrar muitas alternativas legais para aplicar ao banheiro, como saboneteiras, porta-vela, além de simples bonequinhos e objetos que permitam criar um cenário belo e divertido.

Decoração de Natal: Conclusão

É difícil conseguir reunir e agrupar as melhores ideias de decoração de Natal em uma única postagem. Existem tantos caminhos e vertentes para seguir que fica notório que o que vale é a intenção, permitindo ousar em absolutamente tudo. Você não precisa, necessariamente, seguir a tradicional paleta de cores, você pode definir uma completamente nova. Assim como o nível de seriedade da decoração, que pode conter bonecos de neve, elfos e Papai Noel ou não. Quem vai ditar isso é você! Sinta-se sempre livre para criar um clima de Natal único que carregue sua assinatura.

Fonte(s): Google Images, Pinterest, Revista Casa e Jardim, Revista Artesanato.

Perguntas Frequentes

Como decorar a mesa de Natal de forma simples e elegante?

É possível decorar a mesa de Natal com toalhas brancas, velas, arranjos de flores e guardanapos com cores que combinem com a decoração da mesa.

Como decorar a casa para o Natal sem gastar muito?

Além de utilizar itens que já tem em casa e fazer enfeites de Natal com materiais simples, é possível utilizar luzes de Natal, fitas e papel crepom para decorar a casa sem gastar muito.

Quais são os melhores lugares para colocar a decoração de Natal na casa?

Além da árvore de Natal, é possível colocar enfeites em portas, janelas, escadas, mesas e paredes. É importante escolher locais que tenham destaque na casa para a decoração de Natal.

Como escolher as luzes de Natal?

As luzes de Natal devem ter a voltagem adequada para a rede elétrica da casa e é importante escolher luzes de qualidade, que tenham garantia e sejam seguras. Também é possível escolher luzes de diferentes cores e formatos, de acordo com a preferência de cada um.  

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.