Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos
Dicas

Dicas de Decoração de Parede

Publicado em 07.11.2019 | comentarios
1.066 visualizações

Paredes – tá aí algo que realmente não falta dentro de casa. Na verdade, o que faltam são ideias para conseguir decorar todos seus cantos sem repetir conceitos. Se você chegou até aqui procurando dicas, ideias e inspirações para inovar na decoração de parede, encontrou o local certo.

Nesta matéria, separamos algumas imagens ilustrativas no intuito de abrir sua visão e mostrar que não é preciso ter diploma na área para obter excelentes resultados.

Tudo que você precisa, na verdade, são de bons exemplos para se inspirar e, a partir daí, criar sua própria decoração – afinal, não dá de seguir, seja a tendência qual for, se ela não expressar sua personalidade.

Ideias Decorar Parede

Dicas para Decoração de Parede

Quando pensamos em decorar uma parede, quais os primeiros elementos que vem à cabeça? Geralmente o quadro, tela e o espelho decorativo.

São basicamente esses três itens que todo mundo pensa e, infelizmente, acaba por eles se limitando, pois o mercado oferece opções bem mais excêntricas e singulares, como: tapeçaria, louças, pinturas, adesivos, frases e outros mais. 

Em contrapartida, o erro não está em se limitar as peças citadas, mas sim ao jeito usual de aplicá-las. Na verdade, é possível quebrar os padrões e dar a qualquer um desses itens destaque e reverência de uma forma única. E é por isso que estamos aqui.

1. Decoração de Parede com Pintura

Pinturas Geométricas na Parede

Na hora de renovar, muita gente pensa em pintar a parede com uma cor nova e mais vibrante, totalmente diferente do que era anteriormente. Só que esse é o jeito tradicional de realizar essa alteração. Atualmente existem muitas técnicas simples de pintura que podem oferecer resultados únicos e surpreendentes para qualquer espaço, entre elas as pinturas geométricas.

Tudo o que você precisa é de tinta, pincel e fita adesiva para delimitar as áreas a serem pintadas. Depois, basta traçar as linhas e formas desejadas, para aí então começar os trabalhos.

Pintura Degradê Decoração de Parede

A pintura em degradê também é uma excelente opção para quem busca revitalizar espaços através da decoração de parede. Com tintas da mesma cor, mas tonalidades diferentes, você consegue dar vida a espaços monótonos e oferecer um efeito refinado a sua atmosfera.

Pintura Degradê Decoração de Parede

Tudo o que você precisa são de camadas. De cima para baixo, comece aplicando a tonalidade mais fraca, em linhas, sem se preocupar com o efeito em primeiro momento. Depois disso, aí sim, começamos a pintar a parede em movimentos de "X", para que as cores consigam se misturar e ficar bem homogêneas, criando um efeito sutil e delicado.

Pintura Degradê Resultado

2. Decoração de Parede com Quadros

Decoração de Parede com Quadros

Já os quadros sempre foram e sempre serão uma boa pedida para criar ótimas composições de decoração. Porém, ao invés de usar ele do jeito convencional, que é um quadro ou dois, no máximo, que tal tirar essas barreiras da cabeça e aproveitar suas formas para criar novos resultados? 

Ao invés de pendurar os quadros na parede, que tal apoiá-los em uma prateleira? Ou, então, ao invés de colocá-los no meio da parede, que tal utilizar o canto, onde duas paredes se unificam? O resultado é maravilhoso e realmente único, pois é difícil entrar em seja a casa que for e encontrar decoração na "curva" da parede.

Planejamento Quadros Decorar Parede

Um excelente meio de trabalhar com composição de quadros é através dos moldes. Para isso, você deve recortar pedaços de jornal, papelão ou seja lá o que for, que consigam simular a área que cada um deles irá ocupar. Com isso, poderá dispô-los na parede afim de encontrar os melhores resultados sem que precise ficar refazendo furos.

3. Decoração de Parede com Tapetes

Decoração de Parede Tapeçaria

Outro jeito de inovar na decoração para parede é utilizando a tapeçaria a seu favor. Essa é uma arte antiga, que remonta os povos egípcios, mas seu apogeu, de fato, foi dentro da França em meados do século XV. De lá pra cá, conquistou não só a Europa toda, como o mundo inteiro, compondo não somente o chão, mas principalmente paredes, como legítimas peças de arte.

Tapeçaria Decoração de Parede

Aqui no Brasil, está fortemente associada ao estilo de decoração escandinavo, um estilo mais aconchegante e voltado para a receptividade. Em suma, tecidos possuem essa capacidade de embelezar, tanto através da sua arte, como pela sua textura, acrescentando uma atmosfera calorosamente acolhedora a qualquer espaço.

4. Decoração de Parede com Louças

Decoração de Parede com Louça

Outro jeito bastante excêntrico de inovar na decoração é através das louças. Existem peças de porcelana que são realmente obras de arte e que tê-las como tal é mais vantajoso que deixá-las guardadas. Para quem viaja bastante, a dica é trazer esse tipo de souvenir para implementar na decoração. 

Exemplo Decoração Louça Parede

Se tratando de espaços, existem opções que combinam com todas, sobretudo com a cozinha, já que fazem uma conotação direta a esse espaço.

Suporte Pendurar Louça Parede

Para realizar esse tipo de trabalho, você pode comprar suportes específicos para os pratos ou, então, criar o seu com a ajuda de um arame de bom calibre e alicate de corte. Se preferir, pode optar pelos ganchos de quadro, que podem ser colados no fundo do prato para atingir o mesmo efeito. 

5. Decoração de Parede com Fotos

Decoração de Parede com Fotos

Outra maneira diferente de utilizar arte sem ser através dos quadros ou das telas decorativas é através de fotos e porta-retratos. Fica bem mais pessoal e dá um toque especial para o lar. 

Existem muitos meios de colocá-los na parede e isso quem define o melhor estilo é você. Entre eles temos o varal de fotos, a simples colagem ou através dos próprios porta-retratos.

Fotos na Parede Decoração

Se preferir, pode comprar quadros específicos para emoldurar melhor suas fotografias, afinal, as molduras influenciam bastante no resultado final da composição.

6. Decoração de Parede com Adesivos

 Decoração de Parede Adesivos

Fáceis de aplicar, os adesivos estão entre os queridinhos da decoração de parede. Para utilizá-los, você não precisa fazer furos ou nada parecido. Só precisa de paciência para colar o adesivo na posição correta, tomando cuidado para que não fique torto. 

Existem muitos adesivos, que vão de desenhos a frases de parede, deixado à disposição do usuário um grande arsenal de possibilidades de escolha.

Adesivo Azulejo Decoração de Parede

Uma ótima dica aqui são os adesivos estilo azulejo, que podem ser uma excelente pedida para decoração de parede de cozinha. Eles oferecem mais contraste e vistosidade para o espaço, realçando-o e embelezando-o.

7. Decoração de Parede com Espelhos

 Decoração de Parede Espelhos

A gente já falou bastante sobre como usar espelhos na decoração, mas nunca é demais relembrar o quão fantástica essa peça é dentro do lar. Isso porque, mais do que embelezar, espelhos promovem amplitude e trazem claridade para dentro de casa com maior naturalidade. 

Atualmente existem muitos tipos e formas de espelho e os meios de se trabalhar com esse elemento também expandiram horizontes. 

Espelhos Decorativos Decoração Parede

Um desses jeitos inovadores de tê-los presente na decoração é apoiado, sejam elas peças grandes ou pequenas. As grandes ficam bem diretamente no chão, enquanto as menores ganham destaque quando dispostas sobre balcões, racks ou criado-mudo.

8. Decoração de Parede com Esculturas

Decoração de Parede Escultura

Existem esculturas de vários tipos, formas e gostos. Para cada personalidade, existe um item capaz de representá-la e traduzi-la. As esculturas possuem texturas, formas e profundidade. Quando diantes de uma parede, a variação entre os relevos cria um contraste acerbado, digno de destaque. É por isso que elas precisam estar no seu repertório de opções de itens de decoração.

Tem muita gente que compra suas próprias esculturas, enquanto outros preferem criar suas próprias artes e dar a elas suas próprias assinaturas. 

Esculturas com Espelho

Um excelente meio de acrescentar esse tipo de arte para dentro do lar, é através das esculturas com espelho. Nelas você encontra o melhor custo-benefício, pois além de garantir o efeito visual, ainda por cima confere refinamento ao espaço.

9. Decoração de Parede com Papel de Parede

Decoração de Parede Papel de Parede

Cobrir, revestir e criar efeitos em grandes paredes é possível ao lado dos papéis de parede. Existem desenhos e formas para todos os estilos de decoração. Você pode criar uma parede de tijolos sem precisar realizar grandes obras e de fato expor os tijolos – tudo isso utilizando o efeito dos papéis de parede 3D.

Papel Parede Decoração Teto

Atualmente ele ganhou novos campos de atuação e estamos vendo muitas pessoas aplicarem suas cores, formas e texturas no teto do ambiente. É algo bastante incomum e ousado. Não é verdade?! 

10. Decoraçãode Parede com Frases

Decoração de Parede Frases

Dizem muitos que uma imagem vale mais que mil palavras, mas na decoração nem sempre é assim. Aqui estamos familiarizados com elementos e assim que as frases surgiram como uma tendência da decoração, passaram a valer tanto, senão mais que uma imagem. 

Com elas podemos expressar com clareza sentimentos, emoções e sensações. Você pode colocar uma frase impactante logo no hall de entrada para receber os convidados. Ou, então, a famosa expressão italiana Bon Appetit em algum cantinho da cozinha. Isso pode ser feito tanto através dos adesivos decorativos, como pelos quadros.

Parede Lousa Frases

Porém, o que tem sendo visto com bastante frequência e já virou tendência, são as paredes pintadas com tinta lousa. Depois de prontas, viram quadros para que você possa expressar seus sentimentos através de frases e desenhos.

Decoração de Parede: Conclusão

A decoração é uma arte sim e está repleta de fundamentos, conceitos e regras. Só que ao mesmo tempo a regra é não seguir regras, pois é dessa ousadia e liberdade que surgem as melhores tendências do cenário.

Mescle, incorpore e tire o sumo de cada um dos estilos que mais identificarem com sua personalidade. Dizemos isso porque, de nada adianta você ter dentro de casa uma decoração atual e moderna, mas se sentir uma peça perdida naquele espaço.

É com esse intuito que trouxemos essa matéria, para que você possa absorver ideias e inspirações e, a partir delas, crie suas próprias composições.

Fonte(s): Casa Vogue, Tua Casa, Google Imagens

Comentários