Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos
Dicas

Como usar Tapetes Sobrepostos na Decoração?

Publicado em 02.06.2020 | comentarios
3.589 visualizações

Muitas vezes nos pegamos olhando para a sala-de-estar imaginando o quê poderia ser feito para alterar completamente o seu visual e lhe proporcionar algo ainda mais único e sofisticado.

Nessa procura pensamos em absolutamente tudo: trocar os quadros, pintar as paredes, mudar a cor das almofadas, mas, no fim, nada disso traz o impacto que tanto queremos e as alterações são somente superficiais.

Por isso, se você está procurando por conceitos que realmente impressionam e transformem a cara do seu lar, chegou a página certa. Hoje vamos te introduzir na arte dos tapetes sobrepostos, uma técnica completamente diferente de decorar que trará maior conforto, receptividade e deslumbre para o seu lar.

O quê são os Tapetes Sobrepostos?

Essa é uma técnica muito utilizada dentro de mesquitas, pois nesse tipo de cultura não existem assentos e o chão é utilizado como principal meio para prática das orações. É no intuito de agregar conforto e personalidade que os tapetes entram em cena.

Mesquita Tapetes Sobrepostos

Mas como as mesquitas costumam ser amplas, é praticamente impossível ter um tapete que comporte todas as dimensões. Sendo assim, utilizam-se peças individuais uma sobre a outra a fim de preencher todos os espaços vazios, criando um efeito visual incrível, pois normalmente são peças diferentes uma das outras e a complexidade de cores e formas dá um deslumbre aos olhos.

Como usar tapetes sobrepostos na decoração?

Cientes do valor que essa técnica tem e do impacto que pode trazer para sua decoração, chegamos ao seguinte impasse, que é como utilizá-los da forma correta e, assim acrescer valor à decoração sem deformá-la.

Sobreposição Tapetes Decorativos

Essa preocupação é não só bem-vinda, como necessária. Você precisa se preocupar com a forma que irá dispor os tapetes, pois colocar simplesmente uma peça sobre a outra não vai causar o impacto desejado.

É fundamental analisar o espaço disponível antes de tudo. Quais cores estão presentes no cenário? Quais as formas mais relevantes? Essas informações são essenciais para iniciar sua seleção de novos tapetes decorativos.

Como fazer a disposição dos Tapetes em Camadas?

Aqui existem algumas regras simples que podem te ajudar bastante a encontrar harmonia e coerência na sua composição, pois dependendo da forma que você vai colocá-los, é necessário que sigam uma linha de raciocínio.

Tapetes Sala Sobreposição

  1. Tapetes Alinhados: a recomendação aqui é usar tapetes com a mesma forma geométrica e tamanhos diferentes. Você pode ir colocando eles lado a lado, sempre com uma parte do tapete disposto sobre a outra peça. Se seu intuito for colocar um sobre o outro, o ideal é que o tapete de base seja o maior de todos. O superior deve ser centralizado sobre essa peça para trazer maior harmonia.
  2. Tapetes Desalinhados: mas há quem prefira o despojo dos tapetes sobrepostos de forma mais natural, sem tantas regras e limitações. É válido lembrar que as regras da decoração foram feitas para serem quebradas e usar os tapetes de uma forma que lhe traga agrado é o que realmente importa. Nessa situação vale tudo: tapetes redondos a quadrados e retangulares. Eles não precisam seguir nenhuma centralização e podem ser distribuídos da forma que mais combine com o cenário.
  3. Vários tapetes: ideal para ambientes grandes que façam o requisito de ampla tapeçaria. Como é difícil encontrar tapetes assim, a sobreposição de peças entra como grande aliada e aqui as regras ficam de fora. O intuito aqui é criar seu próprio tapete utilizando sua própria personalidade. Escolha as peças que mais gostar, não importa o formato ou o tamanho. Na hora de criar a composição é que a mágica acontece, pois cada tapete acrescido conta uma pequena história da decoração, criando um ambiente único e cheio de personalidade.

Imagens de Tapetes Sobrepostos na Decoração

Ver na prática como usar os tapetes em camadas é bem mais fácil, então olha só essa sequência de imagens que preparamos para você:

Imagem 1 – Espaço amplo, bem iluminado, com destaque para tapeçaria colorida e vibrante que enche de calor o espaço.

Tapetes Sobrepostos Decoração

Imagem 2 – Conjunto de 3 tapetes sobrepostos que criam uma área de interação bem maior.

Sobreposição Tapetes Coloridos

Imagem 3 – Tapetes desalinhados com aplicação em camadas, criando um efeito único.

Sobreposição de Tapetes Decorativos

Imagem 4 – Não é preciso ter muitos tapetes para criar as primeiras composições. Em áreas de carpet você pode marcar o espaço acrescentando uma única peça.

Tapete Sobreposto no Quarto

Imagem 5 – Tapete grande na ponta da cama, com um menor sobreposto na lateral. Aqui as passadeiras são ótimas aliadas.

Quarto Decoração Tapetes Camadas

Imagem 5 – Pequena sala-de-estar com mescla de tonalidades. Os tapetes deixam tudo mais caloroso e receptivo.

Tapetes Sobrepostos Sala

Imagem 6 – Brincar com peças da mesma tonalidade também é permitido. Conheça mais sobre o Círculo Cromático e aprenda a criar combinações.

Tapetes Sobrepostos na Decoração

Imagem 7 – Um tapete de fundo com uma tapeçaria artística sobre a mesma aumenta o seu destaque.

Sobreposição Tapetes 2 Camadas

Imagem 8 – O quarto fica bem mais aconchegante com a presença de vários tapetes.

Tapetes Sobrepostos Camadas

Imagem 9 – Rusticidade com muita elegância ao lado dos tapetes em camada, deixando o espaço ainda mais quente e confortável.

Tapetes em Camadas na Decoração

Imagem 10 – Até na porta principal podemos brincar com os tapetes em camadas. Aqui, um capacho duplo.

Tapete Sobreposto Entrada

Imagem 11 – Já no corredor, porquê não acrescentar peças para trilhar um caminho mais confortável?

Hall Entrada Tapetes Sobrepostos

Imagem 12 – Tapetes alinhados, com a peça central centralizada à sua base.

Tapete Sala Sobreposição

Imagem 13 – 3 peças com estilos bem diferentes mas que se encaixam como se fossem únicas. O segredo? Analisar o espaço e os móveis já presentes.

Sala Simples Decoração com Tapetes

Imagem 14 – Tapete de boas-vindas alinhado e centralizado. 

Entrada Tapetes Decoração

Imagem 15 – Mais um exemplo de alinhamento perfeito.

Tapete Sobreposto Sala

Imagem 16 – Quarto clean que ganhou interesse ao lado dos tapetes dispostos em camada.

Quarto Tapete Sobreposto Decoração

Imagem 17 – Exemplo bem legal de sobreposição de tapetes, com destaque ara os estilos das peças que são completamente diferentes mas, ainda assim, combinam.

Sala Tapetes Decoração

Imagem 18 – Simples e elegante. O acréscimo do tapete listrado à base do preto e branco deu um charme à parte.

Decoração Tapetes Camadas

Comentários