0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Vermelho na Decoração: Como Usar, Projetos, Dicas e Fotos

Publicado em 20.11.2023 |
Visualizações
10.938 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

Tem cores que são mais simples de utilizar na decoração e outras um pouco mais complexas. O vermelho é uma dessas tonalidades que chama atenção, atrai, mas que na hora de aplicar à decoração causa medo e receio por conta da visibilidade que podem proporcionar.

Detalhes Vermeljhos Parede

De fato, é uma cor vibrante e sólida que por si só tem destaque — não é por menos que placas de atenção recebem essa cor —, mas que pode sim se encaixar dentro de qualquer espaço e revitalizá-lo, seja protagonizando ou oferecendo suporte para o contexto decorativo. 

Tudo que você precisa para pôr a mão na massa são de algumas poucas informações, dicas e fotos para que possa sair daqui completamente inspirada e pronta para dar seu toque de personalidade em qualquer espaço. Vamos nessa!

Vermelho na Decoração: Marcante e Envolvente

É notório que as cores possuem uma ação poderosa sobre o cérebro, proporcionando reações e sensações diferentes sempre que nos encontramos com ela. Uma sala completamente branca, por exemplo, está associada tanto ao conceito de paz e tranquilidade, como também concentração pela falta de atratividade que a mesma possui. Essa ausência de informação gera tal serenidade e, por esse motivo, escritórios, ambulatórios, hospitais, clínicas e outros espaços possuem tal coloração. Já a cor verde tem impacto positivo sobre o humor, deixando ele mais alegre, aconchegante e convidativo, remetendo à natureza. 

Porém, é necessário levar essa psicologia de cores a sério, pois as reações não acontecem apenas no nível sentimental, sobretudo físico, interferindo na frequência cardíaca e, consequentemente, no seu estado de alerta, o que pode gerar desde o relaxamento, à tensão. 

É por isso que existe esse medo em volta da aplicação da cor vermelha, pois é marcante e está fortemente associada ao conceito de "chamar atenção" – o que não está errado, até certo ponto –, porém ela consegue ir muito além e é isso que viemos mostrar nessa matéria: que é possível romper limites, reinventar e criar novos padrões. Tudo vai depender do contexto e das possibilidades que surgirem à manga. 

Significado da cor vermelho

Significado Cor Vermelha Decoração

A cor vermelha, além de ser associada ao fogo e a paixão, tem, também, uma ligação muito forte com:

  • Poder;
  • Dinamismo;
  • Excitação;
  • Desejo;
  • Energia; etc.

Além disso, pode ser associada a raiva, ódio e agressividade, algo, inclusive, que serviu como tema de estudo, chegando a conclusão que espaços vermelhos possuem força para aumentar em até 10% a chance de um casal iniciar uma briga. Já entre desconhecidos, o espaço vermelho tem um maior poder de gerar interação. 

É esse poder de extimulação que devemos procurar obter na hora de acrescentar a cor à decoração, porém, devemos tomar cuidado para não exagerar e deixá-lo confuso, exigindo delicadeza e uma leitura de espaço cautelosa. 

Psicologia do Vermelho na decoração

A cor vermelha traz um nível de conforto que geralmente outras cores não possuem. Você já se perguntou porque isso acontece? 

Pesquisas mostram que cores quentes tendem a crescer, criando a sensação de que as paredes estão mais próximas. A ciência explica que, sempre que temos uma cobertura com alta concentração de pigmentos, é normal que ocorra absorção de luz. Isso faz com que o cérebro seja enganado, criando essa falsa impressão de aconchego, conforto e receptividade.

Sala-de-Jantar Vermelha

Outro fator interessante que experimentos mostraram está ligado a temperatura do espaço e como as cores podem interferir nessa sensação. Em comparação ao azul, estimam que a temperatura de ambientes com cores vermelhas seja até seis graus mais quente. Isso explica o porque de espaços com essas características serem mais quentes e calorosos. 

Uma dica aqui é apostar no vermelho em ambientes muito frios. Ele aumenta essa sensação e ainda evita gastos desnecessários com aquecedor. 

Como usar Vermelho na decoração?

Está mais do que claro que a cor da paixão tem o poder de destacar e chamar atenção. Assim, se você trabalha com uma paleta de cores neutras, com branco, bege, nude, preto, entre outras cores convencionais, é certo que um móvel vermelho, tapete vermelho ou até mesmo adorno decorativo vermelho vá ocasionar o efeito desejado de contrastar e se evidenciar dentro daquele espaço.

Cores Complementares

Outro meio de utilizá-lo é em conjunto com outras cores, algo que para muitos pode parecer impossível, mas é extremamente fácil quando se tem em mão o Círculo Cromático. Com ele, se torna possível encontrar as melhores opções de combinações de cores, basta utilizar alguns conceitos como: cores complementarescores análogastríade tom sobre tom

Cores Complementares

Cores Complementares Explicativo

As cores complementares são aquelas que se encontram em posições opostas dentro do círculo cromático. Existe um contraste evidente entre uma e outra, mas, quando juntas, acabam se anulando, gerando harmonia. 

Uma curiosidade é que a mistura de cores complementares normalmente resulta em cores neutras ou cinzas. Talvez seja esse o resultado intrínseco na sua junção.

Cores Análogas

Cores Análogas

Já as cores análogas são aquelas que aparecem em sequência (lado a lado) a cor selecionada, como em um arco-íris. No caso do vermelho, é possível seguir em direção ao rosa, como em direção oposta, que é o laranja. 

Tríade

Tríade

Aqui, utilizamos três cores para criar nossa composição da tríade. Para isso, utilizamos a forma de um triângulo, que parte da cor principal e se direciona a outras duas cores opostas no círculo cromático. 

No caso do vermelho, temos como cores da tríade o amarelo e azul, que, juntos, fundamentam as cores primárias.

Tom sobre tom

Tom Sobre Tom

A ideia aqui é bem simples e você precisa apenas aumentar ou diminuir a saturação da cor selecionada para encontrar novas tonalidades que combinem com seu estilo de decoração. Para isso, acrescentamos preto ou branco a coloração original.

Você possui duas possibilidades aqui, que é usar a ideia monocromática em um arranjo, como por exemplo um sofá vermelho com almofadas red shine, mas manter outros elementos em outras cores, como criar um espaço inteiramente monocromático, baseado somente na cor vermelha e suas variações – técnica que exige ampla experiência no campo da decoração.

Vermelho na Decoração: Fotos, Modelos e Projetos para Inspirar

Imagem 1 – Cozinha e Sala-de-estar conjugadamente vermelhos

 Decoração Vermelha Interior

Nesse ambiente, elementos seletos recebem a cor vermelha, criando diversos pontos de interesse que trazem aconchego e vivacidade para o lar.

Imagem 2 – Móveis vermelhos

Cadeira Vermelha Decoração

Investir em móveis que sejam peças-chaves dentro da decoração é uma das melhores sacadas para implementar o vermelho a decoração. Pense bem: se ela por si só já "puxa o olhar", porquê não escolher um item bacana para receber essa tonalidade e multiplicar o destaque?!

Imagem 3 – Eletros vermelhos

Geladeira Vermelha Retrô

Além dos móveis, os eletrodomésticos também servem de porta de entrada para acrescentar o vermelho dentro de casa. Aqui, um frigobar retrô é quem ganha o destaque da composição, juntamente com os quadros decorativos.

Imagem 4 – Fachada vermelha

Fachada Vermelha Casa

E porque não pintar uma parede externa da casa com o vermelho? Lógico, você pode optar por pintar o lar inteiro, mas criar uma atmosfera nos fundos do lar com esse conceito soa bem mais interessante, criando espaços e experiências únicas.

Imagem 5 – Cozinha com decoração vermelha simples

Móveis Vermelhos Cozinha

Imagem 6 – Almofadas são curingas

Almofada Paetê Vermelha

As almofadas são elementos poderosos na decoração da sala. Um jeito simples e prático de começar a acrescentar o vermelho a decoração da sua casa é através das almofadas. Elas, além de baratas, possuem poder de impacto colossal, virando a opção de melhor custo-benefício para iniciar os projetos de redecoração da sala-de-estar. 

Mas antes, achamos que essa matéria sobre como escolher a almofada certa para o sofá possa ser interessante e ajude a tirar todas as dúvidas na hora de escolher o modelo ideal.

Imagem 7 – Vermelho + Verde = ♥

Mesa de Jantar Vermelha

Perceba como, por mais diferentes que sejam, todas as cores presentes no cenário (vermelho, verde, branco e marrom) conversam e combinam entre si, delicadamente.

Imagem 8 – Cortina vermelha

Cortina Vermelha

A sala oferece muitos elementos importantes onde podemos acrescentar o vermelho e impactar positivamente a decoração. Normalmente esse impacto ocorre através de itens convencionais, como sofás, cortinas, almofadas, tapetes, móveis e paredes, os quais raramente são vistos ou adquiridos nessas tonalidades. Porém, quando se mira nessa direção e investe na decoração com vermelho, é evidente que os resultados são marcantes e apaixonantes.

Imagem 8 – Cores Complementares

Sofá Vermelho Decoração

Uma foto que retrata muito bem o conceito utilizado no círculo cromático. Aqui, o vermelho e azul são unidos em um ambiente elegante e moderno. A diferença é que o azul está em uma tonalidade mais escura, no intuito de evidenciar e marcar melhor os objetos vermelhos, que estão em tonalidades mais vívidas e vibrantes.

Imagem 9 – Cozinha com ladrilhos xadrez 

Cozinha Móveis Vermelhos

Imagem 10 – Tons de vermelho

Tonalidade Vermelho Decoração

Além do vermelho como conhecemos, lembre-se que existem variações do mesmo que ainda sim se encaixam na denominação, como magenta, marsala, red shine, coral, rubi, bordô, amaranto, entre outras várias. Futuramente criaremos uma matéria exclusiva para tratar somente desse assunto.

Imagem 11 – Vermelho Coral

Sala Tom Vermelho

Imagem 12 – Vermelho carmim

Quarto Vermelho

Imagem 13 – Tom sobre tom

Sala-de-Estar Vermelha

Perceba como o vermelho da parede, das flores e do tapete possuem diferentes tonalidades e conversam muito bem. A iluminação do abajur também brinca com o vermelho da parede, que se soma ao efeito de profundidade do espelho decorativo, formando um espaço elegante, aconchegante e charmoso.

Imagem 14 – Quadros 

Tapete Vermelho

Outro item que oferece comodidade para iniciar os testes da cor pela casa é o quadro decorativo. Existem muitas artes que podem se encaixar em um espaço vermelho e oferecer suporte, como os presentes na imagem acima; como também protagonizar e trazer a cor para dentro do espaço.

Imagem 15 – Parede destaque

Destaque Vermelho Parede

Um espaço pequeno pode receber poder com uma pintura vermelha na parede, acrescentando energia e um toque de personalidade.

Conclusão

Escolher o melhor modo de aplicar o vermelho na decoração vai depender de você começar e colocar em prática. Você pode começar isso de modo ainda mais simples, como separando pilhas de livros com capas vermelhas e organizá-los em espaços visíveis para criar pontos de interesse. Com isso, observe como o vermelho se sai, se ele é harmônico com as outras peças e cores presentes, quais deveriam ser substituídas, enfim.

É na prática que a gente observa os resultados e aprende. Aqui a gente só consegue agrupar os conceitos e limitar você a conceitos generalizados, que muitas vezes não exploram o potencial máximo do seu lar. Por isso, na falta de um profissional, analise as fotos, busque projetos e se inspire para obter o maior percentual de informação. Com essa base você tem estrutura para iniciar essa trajetória e arriscar passos mais longos com maior confiança. 

Fonte(s): Tons de VermelhoCarro de Mola - Vermelho no DécorDecorFácil.

Perguntas Frequentes

O que o vermelho representa na decoração?

O vermelho é uma cor quente e vibrante que pode representar amor, paixão, energia, excitação e até mesmo raiva. Na decoração, o vermelho é frequentemente usado como uma cor acentuada para criar destaque ou para adicionar um toque de drama.

Como posso usar o vermelho na decoração sem exagerar?

Para usar o vermelho na decoração sem exagerar, você pode começar adicionando pequenos detalhes em vermelho, como almofadas, tapetes ou objetos decorativos. Outra opção é usar o vermelho em uma parede de destaque ou em uma peça de mobiliário para adicionar um toque dramático à decoração.

Quais são as cores que combinam com o vermelho?

O vermelho combina bem com tons neutros como branco, cinza e preto. Também pode ser combinado com tons terrosos como marrom e bege, ou com cores complementares como verde e azul.

O vermelho é uma boa escolha para todos os cômodos da casa?

O vermelho pode ser usado em todos os cômodos da casa, mas é importante usá-lo com moderação em áreas onde você quer uma sensação mais tranquila e relaxante, como quartos ou salas de estar. Em áreas onde você quer mais energia e atividade, como uma cozinha ou sala de jantar, o vermelho pode ser uma escolha mais adequada.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.