Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos
Dicas

23 Dicas de Decoração Fundamentais

Publicado em 29.02.2020 | comentarios
3.883 visualizações

Sabe aquelas dicas bobas em meio a um texto que fazem valer todo o empenho da leitura? Pois é, nós separamos aqui apenas as melhores Dicas de Decoração, que são aquelas que consideramos fundamentais conhecer. Elas realmente trazem um conhecimento de valor, que agrega e mostra possibilidades novas e diferentes de se trabalhar.

Além disso, é esse tipo de informação que garante o profissionalismo da sua decoração, pois você passa a ter cartas na manga para diversas situações, criando cenários cada vez mais belos e surpreendentes. E, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Dicas de Decoração Fundamentais

1. Cobrir paredes escuras

Cobrir Cores Escuras

Para você que tem uma parede em tons escuros e tá pensando em cobri-la, fuja do branco. Você vai ter de passar muitas e muitas camadas até chegar no ponto adequado para receber a nova cor. Por isso, a dica aqui é usar o tom cinza! Ele tampa melhor a cor de fundo e, depois de seco, diminui e muito a quantidade de demão de tinta branca.

2. Vários tapetes ao invés de um

Sobreposição de Tapete

Se o espaço da área social da sala-de-estar for amplo, ao invés de um só tapete gigante, opte por utilizar vários tapetes em camadas, criando um espaço único e cheio de bossa.

3. Paredes lousa

Parede Lousa

Virou moda de algum tempo para cá usar a tinta lousa em cômodos da casa, como hall de entrada e também cozinhas. Porém, a alta demanda acabou inevitavelmente encarecendo o produto e muita gente desiste da ideia por conta desse fator. Nossa dica é usar tinta fosca em qualquer tonalidade, que ela vai suprir suas necessidades. Quanto mais escuro, mais evidente, lógico.

4. Pequenas composições de natureza

Conjunto Plantas

Ao invés de ter plantas espalhadas por toda a casa, o que também é muito legal, aproveite melhor seu potencial ao criar pequenas “florestas”. Basta você juntar suas plantas preferidas em um só lugar, criando um ponto focal. Lembre-se apenas de não deixá-las na mesma altura e acrescente movimento através de diferentes alturas e colocações.

5. Cinza é acolhedor e agradável

Quarto Cinza

Se tem uma cor capaz de transmitir calor e aconchego para um quarto, essa com, com absoluta certeza, é a cinza. Elas não possuem peso visual e formam um clima ameno, que é muito mais acolhedor que tonalidades claras ou escuras demais.

6. Espelhos ficam de frente para pontos de luz

Espelho Decoração

É básico, mas nem todo mundo sabe. Para acrescentar o efeito que os espelhos decorativos possuem, como ampliar e iluminar o espaço, é fundamental que ele esteja apontado para uma abertura da casa, como janelas, permitindo que a luz que entra seja aproveitada no interior.

7. Ambientes recortados e assimétricos

Ambientes Assimétricos

Cada dia que passa aparecem mais e mais projetos únicos, com paredes recortadas e espaços com formas completamente diferentes do convencional. Se esse for o seu caso, saiba que os melhores tapetes serão os circulares ou assimétricos. Fuja dos tradicionais modelos quadrados e retangulares.

8. Defina o orçamento antes de iniciar o projeto

Projeto Orçamento

É fundamental estar de mente tranquila na hora de se deitar e se tem algo que pode pesar a consciência nesse momento é extrapolar seus orçamentos. Antes mesmo de iniciar os projetos você já deve ter em mente quanto poderá gastar com a nova decoração. Isso é fundamental para entender seus próprios limites e evitar que inicie um projeto e o pause pela metade.

9. Equilíbrio entre tons quentes e frios

Cores Quentes Frias

É muito difícil trabalhar no extremo da decoração. Optar por uma decoração de tons apenas quentes ou frios, por exemplo, exige um grande grau de conhecimento para obter resultados coesos e profissionais. Caso contrário é fácil chegar ao estranhismo. Nossa dica aqui é mesclar os tons para obter equilíbrio na cena. Dessa forma você não deixa o quarto com aquela atmosfera gélida, tão menos desértica.

10. Samambaia é a campeã em purificar o ar

Samambaia Decoração

Se você ama as plantas, sabe que existem espécies que são mais ou menos adequadas para conviver no interior dos lares. Uma das melhores aliadas da decoração é a samambaia, pois exigem pouca iluminação e, ainda por cima, é campeã na filtragem de CO², atuando como um dos melhores agentes purificadores de ar. 

Banner Plantas

11. A altura ideal para fixar espelhos

Altura Espelho Decoração

Na hora de pendurar qualquer coisa na parede uma das primeiras dúvidas que aparecem é sobre a altura que o espelho, quadro ou tela deve ficar. E por mais que os cenários sejam relativos, a altura de visualização é quase sempre a mesma, que gira em torno de 160 centímetros. Essa é a altura média entre homens e mulheres, estabelecendo assim um meio-termo perfeito para garantir o acerto.

12. Fita crepe antes de pregar

Prego Parede

Você provavelmente já tentou fixar um prego na parede e percebeu como lascas, poeiras e até mesmo rachaduras podem surgir diante da perfuração. Para evitar que isso aconteça e amenizar os danos, recomenda-se aplicação de fita crepe exatamente no ponto a ser fixado. Dessa forma você ameniza os danos sobre o revestimento da parede, mantendo-o íntegro.

13. Tapetes finos para áreas movimentadas

Sala Tapete Fino

Costuma receber amigos e familiares com constância na sua casa? Então tome cuidado com o tipo de tapete que você escolhe para os espaços sociais. Eles não devem ser muito espessos, pois facilmente ocasionam tropeços. Aqui, prefira sempre os modelos mais finos e com boa aderência. Outra dica é adicionar fita para fixá-los no chão e evitar que sejam movimentados.

14. Mesclar estilos de mobílias

Vintage Moderno

Seguir um único estilo de decoração, na maioria das vezes, pode acabar deixando o espaço com muita formalidade, monótono ou sem atrações. Em suma, é difícil obter resultados excelentes usando um só estilo de decoração. A dica de decoração fundamental aqui é mesclar peças antigas e contemporâneas, simultaneamente. Ao invés de ter uma mesa-de-jantar com banquetas, você pode acrescentar versões com encosto que o resultado será ainda mais aconchegante e dono de personalidade.

15. Repetição de móveis para ampliar os espaços

Repetir Móveis

Se a grana tá curta pra um projeto sob-medida, saiba que é possível dar toques especiais para sua decoração de forma simples. Para quem quer promover a sensação de amplitude em um cômodo, basta repetir a mobília lado a lado. Um exemplo disso são os balcões. Ao utilizar dois deles lado a lado é possível criar um móvel maior, dando a impressão de um espaço grande.

16. Trabalhe em diferentes camadas e alturas

Camadas Decoração

Uma das melhores dicas de decoração que podemos dar para você é essa. Para obter resultados profissionais nas composições de itens em mesmo nível, opte por trabalhar com camadas diferentes de altura. Isso significa que os objetos não devem ficar no mesmo nível e um deve ser maior que o outro. Esse ato cria um efeito único de sobe e desce que agrega harmonia e equilíbrio às formas do espaço.

17. Veludo vai muito bem ao lado de plantas

Veludo Decoração

O veludo é charmoso, elegante, mas é muito difícil de se trabalhar quando não existe nenhuma noção a respeito de decoração. O veludo acrescenta uma diferente textura no espaço e não é ao lado de qualquer item que o casamento vai bem. Na verdade, um dos melhores jeitos de acrescentar veludo é através do sofá e das almofadas, pois ele geralmente está ao lado das plantas, as responsáveis número um por amenizar o impacto do veludo, além de trazerem controle para uma decoração mais sóbria e charmosa.

18. Apoie quadros no chão

Quadros Apoiados

Comprou um novo quadro ou tela decorativa e tá em dúvida em qual ponto da parede fixar? Pois saiba que hoje em dia a decoração tem dispensado o método convencional e adotou novos meios de destacar esse produto, tornando ainda mais particular e pessoal. Para isso, usam-se os quadros apoiados no chão ou sobre prateleiras ao invés de fixados na parede. O efeito fica muito bacana e com certeza passou de tendência a uma necessidade em estilos contemporâneos e modernos.

19. Tapetes sobretom para amenizar

Tapete Sobreposição

Quando você tem assoalhos vistosos e chamativos, decorar parece uma verdadeira missão impossível. Porém, existe uma técnica que ajuda a amenizar isso e pode trazer suavidade para harmonizar a decoração. Ela consiste em utilizar tapetes sobretom, pois assim ele puxa parte da atenção e equilibra o visual, sem mais deixar o piso como único ponto focal.

20. Escolhendo paredes para tonalidades escuras

Parede Escura

Quer pintar um quarto com cores mais escuras e dramáticas? É sim muito possível, mas exige um conhecimento avançado de decoração para não criar sensações contrárias as desejadas. Por isso, a dica fundamental aqui é escolher uma parede para receber o tom escuro. Ela deve ser a parede contrária à fonte de iluminação ou, então, a menor.

21. Iluminação altera o tom da cor

Tom Cor Iluminação

Já definiu sua nova paleta de cores para a sala? Reparou se as paredes recebem muita ou pouca iluminação? Isso significa que dependendo da quantidade de luz ela pode ganhar ou perder tom. Quanto mais luz, mais vívida e cheia de contrastes, enquanto que em cantos escuros acabam a sombreando. Na prática, se você não tomar cuidado com esses detalhes a tonalidade da decoração pode não ser precisa.

22. Marcar a silhueta dos quadros antes da furação

Silhueta Quadros

Tá com dúvidas sobre a posição de cada quadro dentro de uma composição? Para não ter erro e correr o risco de perfurar a parede em locais equivocados, use a silhueta dos mesmos, que você poderá fazer com ajuda de jornais, papelão ou cartolina. Basta criar peças com o tamanho idêntico e depois colar de acordo com a disposição planejada. Assim você vai ter certeza se o resultado é coerente e não precisará temer realizar os furos, pois absolutamente tudo está planejado.

23. Defina o tema na hora de criar composições

Definir Tema

Criar composições é sempre uma tarefa difícil quando olhamos cada item separadamente. A recomendação é definir um tema e utilizá-lo para definir as artes e não tentar escolhê-las individualmente. Assim fica muito mais fácil de selecionar, além de garantir que todas elas estejam dentro do mesmo contexto, não aparentando um carnaval de ideias.

Dicas de Decoração Fundamentais: Conclusão

São dicas simples, como estas, que fazem uma grande diferença na decoração. Esses pequenos detalhes acrescentam profissionalismo e sofisticação ao espaço, fazendo do seu lar uma daquelas casas que todos conseguem se sentir bem recebidos e confortáveis.

Esperamos que alguma delas possa ter sido uma novidade para você e agregado no seu dia a dia ao lado da decoração. Caso tenha sugestões ou até mesmo dicas que queira compartilhar, por favor, use a área de comentários. Estamos ansiosos por sua participação!

Fonte(s): Imóvel Web, ArchTrendsDecorFácil e Casa Vogue.

Comentários