Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos

Dicas

Iluminação Natural: Conforto, Bem Estar e Economia

Publicado em 14.04.2021 |
269 visualizações

Cada vez mais estamos adaptando nossa rotina para a situação atual do mundo. A casa é agora o local onde passamos a maior parte do nosso tempo - ainda mais para quem trabalha home office. Por isso, transformá-la em um lugar acolhedor é muito importante. As cores na decoração, os móveis, texturas e a iluminação adequada compõem um lar aconchegante e perfeito para morar.
A iluminação natural é uma parte muito importante dessa composição, pois influencia diretamente no nosso comportamento e bem estar. Fonte de vitamina D, nos deixa mais ativos e alegres, regula nosso ciclo biológico e proporciona contato com a natureza. Além disso, a iluminação natural ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica durante o dia.
O ideal é realizar um estudo do local para que os ambientes fiquem distribuídos de acordo com a incidência de sol, porém, sabemos que nem sempre é possível definir um lar desde o projeto arquitetônico, como no caso de quem opta por morar em apartamento. Ainda assim, é possível utilizar alguns recursos que permitem a entrada da luz solar nas residências, podendo até mesmo ajudar a controlar a quantidade e evitar excessos.
Trouxemos algumas dicas e imagens para inspirar você a trazer um pedacinho da natureza pra dentro da sua casa! :)

Janelas e Mais Janelas

1

Uma opção simples e prática, as janelas são a forma mais comum de permitir a entrada da luz solar nas residências. Dependendo da paisagem, fica ainda mais agradável investir nelas. Imagine tomar um café gostoso com uma vista incrível para a natureza? Impossível resistir!
Para isso, é muito importante analisar a trajetória do sol, pois o excesso de luz na parte da tarde em ambientes não úmidos, por exemplo, pode acabar aquecendo demais o local e gerar desconforto.

2

3

Em apartamentos também é possível tirar proveito das janelas grandes. Elas geralmente ficam na sala de estar e, desde que estejam bem direcionadas, promovem um ambiente cheio de vida e bem estar.

4

Cobogó: de Fachadas à Divisórias

1

Criação brasileira na década de 1920 com o intuito de cobrir fachadas que permitissem a passagem de ar, hoje são também utilizados na decoração de interiores. São elementos vazados produzidos com materiais diversos, do concreto ao vidro, que além de dividir os ambientes, acrescentam valor à decoração, permite a passagem de luz e a circulação de ar.

2

3

Além da diversidade de materiais, o cobogó pode ter formatos variados, permitindo utilizá-lo em qualquer estilo de decoração.
Em fachadas, sua função é permitir a entrada de luz natural sem excessos, deixando a arquitetura ainda mais interessante.

4

Iluminação Zenital: Clarabóias

1

A iluminação zenital é a entrada de luz natural por meio de aberturas na cobertura. Geralmente, utiliza-se quando não há a possibilidade de projetar janelas no ambiente, como escadas, halls e corredores. Um bom exemplo de iluminação zenital é a clarabóia.

2

3

A clarabóia ilumina cerca de 8 vezes mais do que uma janela do mesmo tamanho. Esse fator garante uma grande economia de energia elétrica, diminuindo o custo e poupando o meio ambiente.
Para utilizar este tipo de iluminação, o telhado deve ter a estrutura necessária. Além disso, deve-se analisar muito bem onde serão instaladas, para que não haja luz e calor em demasia.

4

A iluminação solar sempre fez parte do dia a dia do ser humano, tanto em aspectos biológicos quanto para definir o conceito de tempo na sociedade. O Brasil é um país com grande incidência solar e favorece o uso dessas alternativas. Sugerimos que busque profissionais para desenvolver o projeto adequado e garantir todos os benefícios que a iluminação natural pode oferecer na sua casa :)
Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades do Blog para deixar a sua casa muito mais aconchegante.
Não deixe de conferir também os lançamentos do nosso site, feitos com muito carinho para você.

Fontes: Pinterest, Casa e Jardim, Viva Decora, Archdaily.

Wevans e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.