0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Como Dobrar Guardanapos de Tecido?

Publicado em 11.11.2022 |
Visualizações
75.930 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

Assim como tapetes são fundamentais na decoração da sala, os guardanapos de tecido são fundamentais na decoração da sala-de-jantar, ou cozinha.

Aqui na Wevans você encontra várias opções de guardanapos de tecido para comprar. Porém, com a vinda desse produto para nossa loja, começamos a nos deparar com numerosas dúvidas enviadas pelos clientes, como:

  • Como se usam os guardanapos de pano?
  • Como dobrar os guardanapos de tecido?

Essa última, então, é a mais recorrente, pois é o que de fato deixa a mesa mais bonita e qualificada na hora de receber os convidados. Por isso, hoje vamos aprofundar nas dobraduras de guardanapo e, no final, comentar um pouco sobre o jeito correto de utilizá-lo.

Como Dobrar Guardanapo de Pano?

À ordem dentro da mesa promove uma elegância sem fim. Ao lado dos guardanapos é possível refinar e deixar esse cenário ainda mais sofisticado, principalmente quando se sabe como dobrá-lo, pois é o que garante sua melhor apresentação.

Mas antes de partir para as dobraduras de guardanapo, é fundamental que saiba que esses não são os únicos meios de prepará-los para a mesa.

Você pode utilizar vários meios, mas os mais convencionais são: as argolas, laços, cordas e as dobraduras.

Argolas

Argola Guardanapo Tecido

Com as argolas você precisa apenas enrolar o guardanapo em forma de cone ou de pergaminho ela mesma segura seu formato ao mesmo tempo que o enriquece a composição.

É possível encontrar vários tipos de argolas, decoradas com flores, bijuterias e vários outros materiais. Aqui não existe escolha certa ou errada. Tudo vai depender do estilo da decoração e do efeito que a argola acrescenta ao conjunto.

Laços

Laços Guardanapo

Simples, eficientes e charmosos. Existem laços próprios para guardanapos, no estilo argola, mas você também pode pegar fitas e laços comuns – aqueles que utilizamos em presentes – para criar o mesmo efeito.

Cordas

Corda Guardanapo

As cordas também são frequentemente utilizadas para criar composições ao lado dos guardanapos. Ambientes rústicos, por exemplo, podem contrastar perfeitamente com barbantes de sisal em conjunto de delicadas flores. Nesse mesmo exemplo é possível finalizar o nó através de um laço, contribuindo com seu refinamento.

Como Dobrar Guardanapos de pano?

É relativo. Muitos preferem ornamentar os guardanapos através dos meios acima, mas à grande maioria prefere as dobraduras, pois além de serem elegantes e minimalistas, ainda sim podem ser utilizadas ao lado dos acessórios acima – por que não?!

Na prática, conhecer as dobraduras e saber como ornamentar o conjunto garante que afaste suas limitações e amplie seus horizontes, evitando que fique sempre no mesmo.

Qual é a utilidade dos guardanapos de tecido?

Os guardanapos de tecido são itens que fazem parte da decoração de mesas e são usados ​​para limpar as mãos e a boca durante as refeições. Eles podem ser usados em ocasiões formais, como jantares elegantes, ou em eventos mais informais, como churrascos e piqueniques.

Além de sua utilidade prática, os guardanapos de tecido também acrescentam estilo e elegância à mesa. Eles estão disponíveis em uma variedade de cores, tecidos, texturas e estilos, permitindo que você escolha opções que combinem com a decoração da sua casa ou com a ocasião.

Os guardanapos de tecido também são uma opção mais sustentável do que os guardanapos de papel descartáveis, pois podem ser lavados e reutilizados várias vezes. Eles também são mais duráveis ​​e de alta qualidade, o que os torna uma escolha mais econômica a longo prazo.

Dobradura Guardanapo Flor-de-Lis

Guardanapo de Tecido Flor de Lis

Dobradura simples. Concede um belo resultado ao fim da montagem, principalmente quando acrescidas argolas que combinem e façam jus a composição. Para criá-la é bem simples:

Flor de Lis 1

1. Dobre o guardanapo de pano no meio, levando a parte inferior de encontro a superior.

Flor de Lis 2

2. Depois, dobre as duas pontas de cima em direção ao centro, criando um triângulo.

Flor de Lis 3

3. Novamente, pegam-se as pontas, mas dessa vez da parte inferior, unindo as duas na ponta do triângulo. O resultado é um quadrado. Depois, puxam-se as partes internas a fim de criar as camadas de “pétalas” da flor-de-lis.

Flor de Lis 4

4. Por último, se acrescenta a argola, laço ou fita para finalizar a composição.

Dobradura Guardanapo Bolso

Guardanapo Estilo Bolso

Nada mais charmoso que receber seus convidados com algo tão delicado e belo, não acha? Aqui, ao invés de um ramo de alecrim, você pode utilizar os próprios talheres para decorar.

Bolso 1

1. O primeiro passo é dobrá-lo no meio, vindo da direita para esquerda, somente a fim de marcá-lo. Então retorna-se à posição inicial (aberto). O mesmo é feito na sequência, só que dessa vez a dobra vai para cima. Quando retorna a posição original, é possível a divisão de 4 áreas.

Bolso 2

2. Agora, a ponta esquerda inferior é dobrada em direção ao centro, respeitando uma pequena margem. O mesmo é feito para a ponta superior direita, só que com ainda mais recuo da dobra.

Bolso 3

3. Depois, viramos ele ao meio, da direita para esquerda, sem afetar as dobras internas. Agora, a ponta inferior é dobrada para cima.

Bolso 4

4. Passo seguinte é dobrá-lo ao meio e depois virá-lo ao contrário.

Bolso 5

5. Por último, dobre a beirada de cada lado para trás, deixando na frente apenas os “bolsos” para que você possa encaixar os talheres, senão ramos de alecrim.

Bolso 6

Dobradura Guardanapo Bolsa

Guardanapo Bolsa

Com um simples guardanapo de tecido é possível criar essa linda bolsinha que ficará disponível para seus convidados apreciarem.

Bolsa 1

1. Dobre a ponta superior direita em direção a inferior esquerda.

Bolsa 2
2. Depois dobre a parte inferior para dentro, formando uma espécie de “barquinho de papel”. Puxe uma das pontas até além da metade, chegando próximo da ponta oposta.

Bolsa 3

3. O mesmo deve ser feito com a outra ponta. Nesse ponto, perceberá o formato de sacola.

Bolsa 4

4. Agora o que restam são detalhes e ajustamentos, como dobrar a ponta de cima para baixo, criando harmonia para o efeito final. Por último, acrescenta-se o ornamento dentro, que pode variar conforme a ocasião.

Dobradura Guardanapo Pirâmide

Guardanapo Pirâmide

Opção clássica e elegante para dobrar guardanapos. 

Pirâmide 1

1. Dobre o guardanapo ao meio usando a diagonal. Depois, vire-o para que a parte interna fique virada para você.

Pirâmide 2

2. Dobre a extremidade da direita em direção ao topo, garantindo que a dobra esteja centralizada. O mesmo vale para a extremidade oposta, que depois de realizada, deverá dar origem a uma espécie de “diamante”.

Pirâmide 3

3. Vire o guardanapo ao contrário, mantendo a parte interna (não as pontas) voltada para você. Depois dobre o guardanapo ao meio, trazendo a ponta de cima do diamante de encontro a sua base.

Pirâmide 4

4. Agora vire-o novamente, voltando a posição original. E, para finalizar, deverá dobrar o guardanapo ao longo da costura central, formando uma elegante pirâmide.

Dobradura Guardanapo Coroa

Guardanapo Coroa

Dobradura mais refinada e complexa. Determina certa habilidade para montagem perfeita. 

Coroa 1

1. Em posição inicial, dobre o guardanapo no meio usando a diagonal.

Coroa 2

2. Posicione o guardanapo do modo que a extremidade aberta fique oposta a você. Dobre cada extremidade lateral em direção ao topo do centro. A borda de cada uma dessas dobras deverá respeitar a linha de centro.

Coroa 3

3. Depois, dobre a ponta inferior desse “quadrado” em direção ao topo, deixando uma boa margem de espaço.

Coroa 4

4. Agora, pegue a ponta desse pequeno triângulo e dobre-a até a borda inferior do guardanapo. Enrole o lado esquerdo e direito um em direção ao outro, para que se encontrem e fixem um no outro.

Coroa 5

5. Para finalizar, é só nivelar e realizar os ajustes necessários para refinar sua forma final.

Legal, né?! E olha que essas são algumas das possibilidades e é possível ir além, deixando a criatividade aflorar.

Lembre-se apenas que alguns tipos de tecido podem não ser duros ou firmes o suficiente para manter a dobradura. Aqui, a solução e recomendação é engomar o guardanapo para obter os melhores resultados.

Etiquetas ao lado do Guardanapo de Pano

Como dito, o assunto principal dessa matéria é como dobrar guardanapo de pano, mas de nada adianta ter capricho na composição, se as etiquetas diante da mesa e desse referido item não for correta.

Por isso, seguem aqui alguns pontos pertinentes que podem te ajudar a se sair bem diante desse cenário.

  • Jamais abra o guardanapo antes que o anfitrião dê esse comando;
  • O local do mesmo é disposto sobre o colo e não no colarinho ou dentro das calças;
  • Se ele for maior que o colo, o recomendado é dobrá-lo para que cubra apenas essa área;
  • Ao concluir, ou diante da necessidade de se levantar em meio à refeição, o guardanapo deve ser colocado ao lado esquerdo do prato. Ao retornar, o acessório também volta para o colo;
  • Antes de colocar a boca em taças ou copos, é pertinente que use o guardanapo, dando leves batidas sobre o lábios, visando remover nódoas e sujeiras que poderiam marcar a borda desses recipientes.

E aí, curtiu? Essas são apenas algumas das possibilidades que você tem de dobrar guardanapos e, assim, conquistar novas atmosferas para seu lar.

Perguntas Frequentes

Como os guardanapos de tecido são feitos?

Os guardanapos de tecido são feitos a partir de um tecido muito fino, normalmente algodão ou linho.

Qual é a utilidade dos guardanapos de tecido?

Os guardanapos de tecido são usados para limpar a boca e as mãos durante uma refeição. Os guardanapos de tecido, também são comumente usados para decorar a mesa e deixá-la mais receptiva para um jantar ou almoço especial

Quais são as vantagens dos guardanapos de tecido em relação aos guardanapos de papel?

Os guardanapos de tecido são mais duráveis ​​do que os guardanapos de papel e podem ser lavados e reutilizados. Além disso, os guardanapos de tecidos são muito mais estruturados e bonitos do que os de papel.

Como devo cuidar dos meus guardanapos de tecido?

Você deve lavar os seus guardanapos de tecido após cada uso, em água morna com detergente neutro. Não use água muito quente, pois isso pode danificar o tecido. Depois de lavar, você pode secar os guardanapos na máquina ou deixá-los secar naturalmente.

Existem algumas desvantagens dos guardanapos de tecido?

As desvantagens dos guardanapos de tecido são que eles podem ser um pouco mais caros do que os guardanapos de papel e precisam ser lavados após cada uso. Além disso, eles podem não ser tão absorventes quanto os guardanapos de papel, dependendo do tipo de tecido que é feito.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.