Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos

Dicas

Como fazer velas aromáticas: materiais necessários, passo a passo e muito mais!

Publicado em 27.01.2022 |
126 visualizações

Descubra como fazer velas aromáticas!


Velas aromáticas são itens práticos de serem fabricados e que conseguem agradar a quase todo mundo. Seja para presentear alguém, para seu uso pessoal ou até mesmo para venda, esses produtos são ótimas opções. O melhor é que você pode fazê-las no conforto da sua casa, usando materiais simples e criatividade.

Existem vários aromas que podem ser incorporados durante a produção das velas, desde mais docinhos até mais amadeirados e cítricos. É possível também escolher vários formatos e tamanhos de acordo com o seu desejo, seja em forma cilíndrica tradicional ou em outras formas diferentes, como rosas e corações.

Sendo assim, as possibilidades são inúmeras, basta escolher e se maravilhar com os resultados. É o que você verá, mais a seguir, aqui no artigo. Continue a leitura e descubra todas as dicas imprescindíveis para ter sucesso na produção das velas aromáticas.

thumbnail image006


Como fazer vela aromática


Se você nunca fez velas aromáticas antes, precisa saber de alguns detalhes importantes para conseguir criar produtos ótimos. Por isso, confira as informações valiosas que separamos e produza velas aromáticas incríveis, de forma precisa e sem contratempos. Veja mais, a seguir. 


Materiais e ferramentas necessários para vela aromática


Possuir as ferramentas e materiais adequados para a fabricação das velas aromáticas é primordial. Todos os itens são importantes para um bom desempenho na atividade. Mas não se preocupe, esses objetos são simples e de fácil acesso, e você não precisará gastar muito para consegui-los.

De forma geral, você precisará de parafina e pavios parafinados, em quantidade e tamanhos adequados para o seu objetivo. Também são necessários para o manuseio e armazenamento, panelas de vidro ou esmaltadas, colher de pau, moldes, fita adesiva, termômetro de cozinha e palitos de churrasco.


Escolha a forma ou recipiente da vela aromática


Outro passo é encontrar recipientes ou formas para as velas aromáticas. Esse aspecto fica a seu critério, pois vai depender da forma como deseja apresentar o produto. As velas  podem ficar dentro de algum reservatório ou fora, como no caso das velas que possuem formas mais elaboradas.

Você pode escolher potinhos de vidro em formatos cilíndricos e com tampa, para que o cheiro fique melhor preservado. Eles são versáteis, pois você não precisa desenformar a vela, ela já está na sua embalagem final. Outra opção legal é usar moldes com formatos criativos, como corações, rosas e conchas do mar.


Determine o tamanho do pavio e quantidade de parafina


O tamanho do pavio é outro fator que necessita de atenção. Existem muitas opções à venda em lojas de departamento, tanto físicas como online. Procure comprar pavios com forma achatada e mais finos, eles queimam mais lentamente. Prefira o tipo feito de fio de algodão traçado, eles proporcionam uma chama mais bonita.

Em relação a quantidade da parafina utilizada, também dependerá de qual tamanho você fará a vela. Uma boa dica é comprar parafina lentilhada ou em lascas, assim fica mais prático usar a quantidade certinha na hora do preparo das velas. Tanto a parafina como os pavios são materiais baratos e de fácil acesso. 


Derreta a parafina e coloque a fragrância


Depois de separar todos os materiais que você precisa para fazer a sua vela aromática, é hora de colocar a mão na massa e começar o processo. Use o tipo de parafina que preferir, seja comum, plus, em gel dentre outras. Elas precisam ser derretidas em banho maria, pois são inflamáveis.

A panela que estará em contato direto com a parafina, preferencialmente deve ser de vidro ou de material esmaltado. Assim que ela estiver completamente derretida adicione a essência, em média são 30 ml para cada 500 g de parafina. Personalize como quiser, com raspas de laranja ou algum outro componente que preferir.


Prepare o recipiente e coloque a cera


Essa é uma das etapas mais importantes, pois o sucesso da sua vela aromática depende do recipiente adequado para recebê-la. Primeiro deixe-o aquecido, pois caso esteja frio, irá danificar a vela. Posicione o pavio no centro do recipiente e amarre-o a um palito de churrasco paralelo ao reservatório.

Feito isso, despeje o líquido dentro do receptáculo de forma cautelosa e rápida, para que a vela endureça uniformemente e sem rachaduras. É recomendado deixá-la descansar dentro do molde por 24h antes de acendê-la. Assim os elementos se misturam completamente e o risco de rachaduras é quase inexistente. 


Os aromas e efeitos das velas aromáticas


As velas aromáticas, além de perfumarem o ambiente também promovem efeitos diversos nas pessoas presentes no local. Dependendo da fragrância, elas podem dar a sensação de relaxamento, calma, energia renovada, concentração dentre outras. A seguir, saiba os efeitos proporcionados pelas essências mais tradicionais.


Alecrim


A vela aromática de Alecrim é uma das mais tradicionais e usadas nesta categoria. Ela potencializa dois aspectos do cérebro, a criatividade e a concentração. Seus benefícios são inúmeros, mas dentre os que mais se destacam estão combate ao cansaço causado pelo estresse e poder de afastar energias ruins.

Ela possui um aroma mais forte e fresco, que remete a sensação de liberdade, de estar em contato com a natureza. É ideal para ser usada nos ambientes de trabalho e estudo, já que contribui para o aumento do foco. Muito benéfica para pessoas apáticas e que precisam de estímulo na busca pelos seus objetivos.


Lavanda


Essa é uma vela aromática clássica, que vale a pena ter em qualquer ambiente. Uma opção calmante, que promove o estado de conforto e tranquilidade, além de restaurar e devolver as boas energias da atmosfera local. Além disso, também remete a infância, trazendo lembranças maternas.

Por ser um tipo de erva, possui um aroma refrescante e docinho, que remete a limpeza. A vela com aroma de lavanda é ideal para ser usada nos quartos ou salas, pois vai ajudar no relaxamento, proporcionando um ambiente mais calmo. Pode te ajudar a dormir mais tranquilamente e combater a insônia.


Canela


A vela aromatizada com canela é outra opção clássica e muito agradável. Ela possui propriedades estimulantes, que revigoram os sentidos e proporcionam a renovação das energias. Ela também pode diminuir sintomas como irritabilidade e sonolência, proveniente de estresse ou noites mal dormidas.

Essa vela pode ser usada no ambiente do escritório ou em salas de estudo, mas também é ótima para a cozinha e sala de jantar. Seu aroma doce e apimentado traz aquele calorzinho bom para a atmosfera dos ambientes, que, inclusive, é ótimo nos dias mais frios e chuvosos. 


Eucalipto


A vela aromática de eucalipto é uma das mais usadas na aromaterapia. Ela ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a tensão. Auxiliando também no tratamento da insônia e hiperatividade, pois possui propriedades ansiolíticas. Além disso, ainda pode estimular o autoconhecimento e potencializar o foco.

Ela é conhecida pelo seu aroma amadeirado e doce, uma essência mais forte e autêntica. Ideal para ser usada em ambientes como salas de estar e escritórios, pois restabelece o equilíbrio mental e físico, além de limpar a aura espiritual. Sua essência também promove a purificação do ambiente.


Pitanga


Pode-se dizer que a vela aromática de pitanga é uma opção mais moderna e jovial. Um aroma tipicamente brasileiro, muito usado para estimular a paz de espírito, coragem e criatividade. Essa opção também é usada para fortalecer a autoconfiança, amor próprio e o discernimento.

O aroma da vela de pitanga do tipo frutado cítrico, doce e leve, atribuindo ao ambiente um toque sofisticado e marcante. Ela é ideal para ser usada em momentos especiais, que envolvam alguma revelação ou surpresa. Uma opção perfeita para atrair alegria e bem-estar. 


Perfume a sua casa com velas aromáticas!


Agora que você já sabe todo o passo a passo da fabricação das velas aromáticas, é hora de escolher seu aroma preferido e começar a produção. Como viu ao longo do artigo, os materiais são super acessíveis e podem ser encontrados com facilidade em vários lugares.

Além disso, elas também podem ser feitas para presentear alguém especial ou venda. E o melhor, existem essências para todas as ocasiões e propostas diferentes.

Se você estiver procurando maior praticidade, comprar uma vela aromática também é uma boa opção. Não deixe de conferir as 10 melhores velas aromáticas de 2022 e ver as diversas opções do mercado. Caso você esteja procurando um meio de aromatizar ambientes de forma mais duradoura e automática, dê uma olhada também nos 10 melhores difusores de aromas de 2022.

 

Wevans e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.