0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Inspirações e Dicas para Decorar a Casa em 2023

Publicado em 26.04.2023 |
Visualizações
2.860 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

Quando o tema é inovar, buscar inspirações através de ótimas referências é fundamental para orquestrar o novo projeto. O porém é que sempre que pesquisamos por decoração, encontramos casas magníficas, com quadros exóticos, lustres reluzentes, sofás espaçosos e todo o melhor que o dinheiro pode oferecer através de grandiosas obras.

Porém, nem todo mundo vive nesse esbanjo e isso não te impede de forma alguma de encontrar boas e simples alternativas para criar um ambiente harmônico e sofisticado. A primeira dica já parte daqui: Não tenha medo. Ouse!

O importante na hora de decorar é conseguir conciliar o gosto dos seus moradores com funcionalidade, praticidade e conforto. Apesar de difícil, separamos uma série de dicas de decoração para replicar hoje mesmo na sua casa e acrescentar ao seu lar uma nova cara. 

Inspirações e Dicas para Decorar a Casa

Neste artigo você vai ver:

Dicas para Decorar a Casa: Adote a Decoração Geométrica

A sensação de ordem e modernidade que linhas e formas conseguem oferecer vai além de qualquer outro estilo de decoração. Para o caminho que dita a tendência, móveis de linha reta ou geométricos são o futuro e isso vale para qualquer parte da casa. 

Decoração Geométrica Tendência

Que tal pintar as paredes de forma geométrica você mesmo, sem a necessidade de investir muito em uma obra grande? Com a ajuda de uma fita crepe você consegue criar linhas retas e delimitar o espaços, formando harmonia entre cores e contrastes.

Além da parede, muitos outros artigos podem vir carregados com esta característica, como almofadas, tapetes, telas, quadros, espelhos e diversos outros artigos decorativos. 

Decoração Geométrica Casa

Dicas para Decorar a Casa: Aposte no Tom Sobre Tom

Cores, texturas, formas e diversas outras características conversam entre si na hora de compor e criar uma harmonização. Absolutamente todos os detalhes presentes contam e interferem na sensação final. Por isso, errar nas cores pode não ser sua melhor jogada, causando confusão visual e falta de coerência no projeto.

Por isso, a dica na hora de escolher as cores da sua casa é a de apostar no simples e certeiro Tom Sobre Tom. Este conceito limita as cores utilizadas em tonalidades acima ou abaixo da cor escolhida. Se escolheu o cinza, por exemplo, tem o branco, o gelo, o cinza escuro e diversas outras de suas tonalidades.

Tom Sobre Tom Decoração

Graças as diferentes cores que é possível criar a sensação de profundidade e destacar os itens que devem ser protagonistas do cenário.

Tom Sobre Tom Decor

Lembra que comentamos a respeito de pintar a parede da sua casa com formas geométricas? Aqui a aposta foi no tone-on-tone com cores amenas, frias e que deixam o espaço cheio de elegância. Note como os detalhes em madeira das cadeiras se sobrepõem ao cenário, criando pontos de destaque por conta do fundo bem orquestrado.

Dicas para Decorar a Casa: Reutilize Materiais

Seja através de itens recolhidos de demolição, caixotes de feira ou até mesmo o resto de tijolos da reforma que sobraram, saiba que qualquer um destes materiais pode servir para decorar e dar vida a um novo espaço.

Decoração Sustentável Dicas

Blocos de concreto, por exemplo, podem fazer muito bem o papel de aparador, requerendo apenas uma tábua ou laje de madeira para criar a parte da bancada. 

Decoração Sustentável Decorar a Casa

Já paletes e caixotes podem dar vida a diversos outros ambientes. É fácil encontrar estes itens a baixo custo e você mesmo pode criar e preparar o seu. Dependendo do projeto, o item não chega nem a ser desmontado, como é o caso do painel vertical criado para as plantas no exemplo acima. Bastou prepara a madeira com lixas, para tirar imperfeições e rebarbas e envernizá-la para revitalizar e trazer brilho. Em alguns casos, trocar os pregos por parafusos aumenta a sustentabilidade e enriquece com melhor acabamento. 

Porém, estes são apenas algumas mínimas opções diante de tantas possibilidades que a imaginação é capaz de oferecer.

Decoração simples Sustentável

Veja estes exemplos de organização, por exemplo: o porta-temperos vintage, feito com engradado da Coca-Cola e como ele muda a atmosfera do ambiente de modo simples. O mesmo acontece para os canos que foram fixados a parede, servindo de suporte para a bolsa das crianças. Olha que simples e, ao mesmo tempo, elegante!

Puxador Decoração

O que queremos dizer, em resumo, é que não precisa investir em grandes itens para conseguir os melhores impactos. É possível atingir resultados tão surpreendentes quanto através de itens reaproveitados, de novas criações e até mesmo restaurações de antigos objetos.

Dicas para Decorar a Casa: Adesivos e Esculturas para Paredes

Se o sonho de ter ladrilhos hidráulicos na cozinha ainda soa distante, saiba que é possível contornar essa situação e proporcionar o mesmo impacto visual que eles causariam ao lado de adesivos decorativos. 

Adesivos Decorativos

Os adesivos proporcionam impactos visuais únicos e você pode optar pelos mais variados. Existem modelos que atendem a todos os ambientes e necessidades. 

Esculturas Decorativas

O mesmo acontece com as esculturas de parede, normalmente feitas em laminado, que oferecem despojo e elegância através de suas artes únicas e requintadas. São itens acessíveis e donos de uma personalidade singular. Podem substituir telas e quadros decorativos ou, então, compor e enriquecer atmosfera ao lado deles. 

Dicas para Decorar a Casa: Tinta Lousa e Cimento Queimado

De um ano para cá, muitas coisas mudaram e muitas novidades entraram em cena. Se tratando de pinturas, o cimento queimado ganhou espaço assim que a decoração industrial veio à tona. Criar este efeito no lar pode custar uma quantia de investimento razoável, além de um tumulto extra. Mas pra quem quer economia e simplicidade, existem as tintas que simulam o mesmo aspecto e garantem resultados tão similares quanto o próprio.

Cimento Queimado Decoração

E por acaso você se lembra dos antigos quadros lousa das escolas? Que tal pintar algum canto específico com a tinta lousa na intenção de trazer personalidade e singularidade ao ambiente? É um jeito único e divertido de acrescentar versatilidade e alegria para sua casa. Você poderá receber suas visitas sempre com um desenho diferente, ou até mesmo criar recados e lembretes para outras pessoas que convivam no mesmo espaço. Com certeza é uma ideia cativante.

Tinta Lousa Decoração

Dicas para Decorar a Casa: Espelhos, Quadros e Tapeçaria

Todo mundo pode achar básico, achar clichê, mas nem todos aproveitam o potencial que espelhos, quadros e tapeçarias podem oferecer aos ambientes. As paredes podem e devem ser utilizados a favor da decoração e através destes itens é possível chegar a incríveis resultados sem precisar gastar ou se planejar muito. 

Quadros Dicas Decorar Casa

Quadros e telas deixam qualquer espaço mais descontraído, charmoso e cativante. Não basta ter apenas móveis com belas almofadas, tapetes aconchegantes e paredes vazias. Elas também merecem atenção e podem ser o detalhe a mais que vai garantir o sucesso do seu décor minimalista – para não dizer simples. 

Espelhos Decorativos

O mesmo acontece com espelhos, e olha que você nem precisa necessariamente comprar um. Existem vários meios de criar composições que utilizem objetos com espelho, como é o caso de espelhos de mão, aqueles que as pessoas mais antigas costumavam utilizar, e fixar vários deles em uma única parede. O resultado dessa união é único e surpreendente.

Espelhos Decorativos para Casa

Como se pode perceber, decorar não proíbe a aplicação de objetos e itens de nenhum modo. Na verdade, tudo é possível, absolutamente TUDO. Os detalhes ficam por conta de pormenor, que são cores, formato bem como sua disposição no cenário. Encontrar essa comunicação e coerência entre um item e todos os outros é o que faz da decoração algo tão sofisticado, elegante e prazeroso.

Ornamentar e ver que as sensações que você buscava transmitir estão ali graças a todos estes cuidados é o que torna esse trabalho tão prazeroso. Dê ao seu lar e a cada espaço da sua vida a beleza e riqueza que merecem. Para isso, conte sempre com a Wevans

Quais as melhores cores para decorar a casa?

Não existe uma resposta única para a pergunta sobre quais as melhores cores para decorar a casa, pois isso vai depender do gosto pessoal de cada um e do estilo que se deseja dar ao ambiente. Algumas das cores mais populares incluem:

Branco: é uma cor neutra e clean que traz uma sensação de amplitude e luminosidade aos ambientes. Além disso, o branco pode ser facilmente combinado com outras cores, permitindo que se crie diferentes estilos de decoração.


Cinza: é uma cor elegante e versátil que pode ser usada tanto em ambientes modernos quanto clássicos. O cinza pode ser combinado com outras cores ou usado sozinho, criando um ambiente mais sofisticado.


Azul: é uma cor tranquila e serena que traz uma sensação de calma e relaxamento ao ambiente. O azul pode ser usado em diferentes tons, desde o azul claro até o azul escuro, e pode ser combinado com outras cores como o branco e o cinza.


Verde: é uma cor que remete à natureza e traz uma sensação de frescor e harmonia ao ambiente. O verde pode ser usado em diferentes tons, desde o verde claro até o verde escuro, e pode ser combinado com outras cores como o branco e o bege.


Bege: é uma cor neutra e discreta que traz uma sensação de aconchego e conforto ao ambiente. O bege pode ser usado em diferentes tonalidades e é uma ótima opção para quem busca uma decoração mais clássica e elegante.

Essas são apenas algumas das cores mais usadas na decoração de interiores, mas é importante lembrar que a escolha das cores vai depender do gosto pessoal de cada um e do estilo que se deseja dar ao ambiente.

Perguntas Frequentes

Quais as melhores dicas para decorar a casa em 2023?

Uma das tendências mais usadas em 2023, para decorar casas, é usar as formas geométricas. Tanto nas pinturas das paredes, quanto nos móveis, artigos de decoração e demais adornos. Isso, pois as formas geométricas, deixam o ambiente mais moderno e charmoso.

Quais objetos fazem parte das tendências de decoração das casas?

Alguns objetos como espelhos geométricos, relógios, almofadas, telas, tapetes e outros artigos, estão entre as peças mais buscadas para decorar lares em 2023. Isso, pois as pessoas estão buscando estilos mais modernos e diferentes. Uma vez que as formas geométricas fogem dos padrões, proporcionando ambientes mais dinâmicos e descontraídos.

Quais as melhores cores para decorar a casa?

Se você quer acertar nas melhores opções de cores para decorar a casa em 2023, opte por tons sobre tons. Desde as cores das paredes, até os móveis e artigos de decoração, criando um ambiente visualmente confortável e receptivo.

Quadros, tapeçarias e espelhos são boas opções para decorar a casa?

Tanto os espelhos, quadros e tapeçarias, quantos as texturas e demais estilos, estão super em moda. Com paredes de tijolinhos a vista, quadros nas salas, nos quartos e áreas de lazer, tapeçarias mantendo os cômodos mais aconchegantes, as casas estão se tornando mais a cara das pessoas que ali vivem, pois a quebra de padrões, permite que cada um decore seu lar, com os seus gostos e características.

Fonte(s): Google, VivaDecora, DecorFácil.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.