0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Como usar Fita LED na decoração?

Publicado em 26.04.2023 |
Visualizações
62.146 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

As fitas LEDs reinventaram o modo de utilizar à luz dentro da decoração. Ela realmente tem muita versatilidade! Você pode iluminar o interior de balcões, criar marcações, além de estilizar diversos espaços de modo prático, simples e eficiente.

A luz é uma grande aliada da decoração e são sempre muito bem-vindas, principalmente quando exploramos todos seus potenciais. Elas, além de iluminar os cantos obscuros, também concedem maior receptividade e profissionalismo ao décor, o deixando ainda mais aconchegante.

Hoje vamos te mostrar através de imagens o potencial que as fitas LED possuem. Trata-se de um investimento relativamente baixo perto do resultado que se pode obter e você vai comprovar isso nos tópicos a seguir.

Fita LED Prateleira Moderna

O quê é uma fita LED?

É uma literal fita adesiva, com um lado colante e, no verso, LEDs. Essas pequenas “lâmpadas”, mais conhecidas por chips, podem alterar sua potência e também sua capacidade de iluminação de acordo com a especificação desejada, servindo tanto para decorar, como melhorar a visibilidade no interior de móveis e outros espaços.

2835, 3014, 3528, 5050 ou 5630?

Você consegue identificar o tamanho do chip e sua capacidade de iluminação através do próprio nome do produto, mais especificamente o sufixo de quatro numerais.

  • 2835: LEDs com 2,8 x 3,5 milímetros
  • 3014: LEDs com 3,0 x 1,4 milímetros
  • 3528: LEDs com 3,5 x 2,8 milímetros
  • 5050: LEDs com 5,0 x 5,0 milímetros
  • 5630: LEDs com 5,6 x 3,0 milímetros

Tamanho Fita LED

Por exemplo: se o mesmo for rotulado como 3528, quer dizer que os LEDs possuem 3,5 x 2,8 milímetros, enquanto que a versão 5050 respectivos 5,0 x 5,0 milímetros, e assim sucessivamente. Quanto maior o componente, maior seu poder de iluminação.

Atenção para à distância dos LEDs

Distância Chips Fita LED

Dependendo do tipo de efeito que você procura é fundamental entender que os LEDs podem ficar mais agrupados ou mais espaçados, alterando a intensidade da luz emitida. Esse número pode variar de 30 a 120 chips por metro de fita.

Se você procura um resultado mais intenso e homogêneo, fitas com o maior número de LEDs possível será a opção perfeita, enquanto que as mais espaçadas naturalmente oferecem algo mais leve e de intenções decorativas.

Na hora de procurar pelo produto ideal esteja atento às suas especificações e, na dúvida, questione o vendedor sobre o número desses componentes por metro ofertado.

Luz branca, quente ou colorida?

Fita LED Quente Fria Colorida

Algo que fica completamente ao seu encargo, mas, logicamente, existem padrões já bem definidos que é o que a maioria das pessoas seguem.

Luz branca vai bem com ambientes modernos e sofisticados. É uma luz que lembra mais escritório e consultório e, por esse motivo, não oferece tanto aconchego e receptividade como a luz quente.

A quente já é destinada mais as residências, pois possui tonalidade muito próxima daquilo que o sol oferece, criando um espaço mais natural e convidativo.

Enquanto isso, as fitas LED coloridas são perfeitas para acrescentar em projetos elaborados e que contem com suas decorações peculiares. Ao utilizar móveis escuros, por exemplo, você pode brincar com as cores e fazer com que os LEDs ganhem destaque na decoração.

Dimerização?

Dimerizadores são fenomenais e, quando somados às fitas LEDs, podem trazer resultados bem legais para qualquer espaço. Logo de cara me vem em mente à sala de estar com sanca em gesso.

Com uma fita e um dimmer é fácil criar o clima que quiser através da iluminação: quanto mais luz, maior a atividade cerebral, mantendo-nos despertos para conversações e atividades. Enquanto que a luz com menor intensidade ativa o relaxamento, criando aconchego e conforto para situações em que se espera aumentar o bem-estar.

Ter ou não ter essa funcionalidade vai muito do projeto e também dos efeitos que pretende criar. Ao meu ver se você possui disponibilidade para acrescentar esse tipo de acessório a decoração, não há o porquê não aproveitar e incluí-lo de uma vez por todas.

Por que ter fita led na decoração?

A fita led é um item de decoração muito versátil que pode ser utilizada para criar ambientes aconchegantes e modernos. Uma das principais vantagens da fita led é que ela é fácil de instalar e pode ser colocada em diversos lugares, como sancas de gesso, painéis de madeira, nichos, prateleiras e até mesmo na cabeceira da cama.

Além disso, a fita led possui várias opções de cores e intensidades de luz, permitindo que você escolha a tonalidade que mais combina com a decoração do ambiente. É possível optar por cores mais quentes, como o amarelo e o laranja, para criar um clima mais aconchegante, ou cores mais frias, como o azul e o verde, para um ambiente mais moderno e sofisticado.

Outra vantagem da fita led é que ela consome pouca energia elétrica, o que ajuda a economizar na conta de luz. Além disso, por ser um item de baixo custo, a fita led é uma opção acessível para quem deseja renovar a decoração de sua casa sem gastar muito. Fora que deixa todo o seu ambiente com uma nova cara e bem mais bonito.

Em resumo, ter fita led na decoração é uma excelente escolha para quem busca um ambiente moderno, acolhedor e com uma iluminação diferenciada.

Quais os melhores locais de aplicação?

Fita LED Balcão

São vários. As utilidades das fitas LEDs na decoração vão além de simplesmente enriquecer o espaço e realmente oferecem utilidade quando aplicada dentro de móveis ou cantinhos que a visibilidade não seja muito boa.

  • Sancas de gesso;
  • Dentro de móveis para iluminar seu interior;
  • Atrás de móveis para criar efeitos de marcação;

Mas melhor do que só falar é realmente mostrar esses projetos na prática para que você tenha boas referências na hora de iniciar seu projeto.

Imagens de Fita Led na decoração

Imagem 1 – Decoração com fita LED para quarto infantil

Fita LED Decoração Quarto Criança

A cabeceira da cama dos meninos ganhou um toque especial: fita LEDs instaladas na parte posterior, criando um efeito de profundidade muito legal que pode até mesmo servir como abajur na hora de dormir.

Imagem 2 – Aposte na sua criatividade

Detalhes Fita LED Quarto Bebê

As fitas LEDs são muito versáteis justamente pela sua maleabilidade e capacidade de atender qualquer projeto. Esses balões ganharam vida com a presenaça das luzes, deixando o espaço adequado para o conforto.

Imagem 3 – Use fitas LEDs coloridas para acrescentar sua própria personalidade

Iluminação Fita LED Forro Sanca

Para os adolescentes que já estão definido sua própria personalidade, nada melhor que ter um espaço para chamar de seu.

Imagem 4 – Valorizando o setup gamer

Azul e Roxo Fita LED

Outra excelente aplicação é nas escrivaninhas e setups gamers. Normalmente esse tipo de produto já acompanha LEDs e você pode aumentar a imersão ao lado das fitas leds.

Imegm 5 – Misture cores

Set Up Gamer Fita LED

Aqui o azul e o vermelho forma as cores escolhidas e olha só o efeito futurístico que se obtém.

Imagem 6 – Cores não são exclusividade de nenhum espaço

Fita LED RGB

Quando se sabe utilizar as cores à favor da decoração não tem nada melhor que ousar! Aqui quem recebeu destaque foi o banheiro azul ao lado de um rosa neon.

Imagem 7 – Na cozinha também vai bem!

Luz RGB Cozinha

A cozinha também recebe muito bem as cores quando sua decoração já tem inclinação às mesmas. Nessa oportunidade a fita utilizada conta com tonalidades que partem do roxo, indo ao azul e verde.

Imagem 8 – Quarto casal azul futurista

Quarto Casal Decorado Fita LED

Um quarto elegante e com uma pegada até que futurista. As luzes localizadas abaixo da cama criam um efeito de profundidade único, parecendo que a cama está flutuando em puro magnetismo.

Imagem 9 – Cozinha elegante com toques amarelos

Fita LED Amarela Cozinha

Usar fita LED por trás, embaixo ou em cima dos móveis é uma das técnicas mais legais. Sempre que tiver como usá-la a seu favor, aplique, pois o resultado é belo!

Imagem 10 – Luz em cima do móvel

Fita LED Branca Detalhe Teto Cozinha

Móveis sobmedida geralmente possuem acabamentos e detalhes a parte. Aqui nesse balcão o detalhe superior ficou com recuo do teto, permitindo que uma faixa de fita fosse instalada, conferindo melhor acabamento.

Imagem 11 – Conferindo acabamentos

Detalhe Estante Sala Moderna

Delicada e sob medida, a fita LED amarelada entrou como curinga nessa cena, harmonizando e enriquecendo os tons em madeira, ao mesmo tempo que cria um belo ponto de interesse.

Imagem 12 – Tons quentes

Fita LED Luz Quente Prateleiras

O amarelo é uma cor quente que traz mais naturalidade e aconchego para o espaço. Tê-la dentro da decoração residencial é muito comum, principalmente quando somada a elementos naturais e terrosos.

Imagem 13 – Atrás das divisórias

Fita LED Amarela Quarto

Colocar fitas por trás das prateleiras e divisórias é sempre uma boa, ainda mais quando ela está distante do fundo e tem poder para criar esse efeito contra a parede.

Imagem 14 – Detalhes que fazem a diferença

Fita LED na Decoração do Banheiro

Aqui, o espelho foi quem recebeu uma fita na parte inferior, criando um efeito de iluminação sobre a pia que ficou bem atrativo, além de acrescer um pouco de personalidade ao espaço.

Imagem 15 – Cabeceiras são boas apostas

Detalhe Fita LED Cabeceira Quarto

Se você está procurando um lugar legal para começar suas primeiras aplicações com fita LED, então aproveite a cabeceira da cama e acrescente a ela sua própria personalidade. Além de impactar na decoração, ainda permite uma iluminação mais fraca para criar um clima de maior aconchego.

Imagem 16 – Os racks também..

Rack com Fita LED

Que clima gostoso que essa pequena sala possui. A grande sacada foi instalar as fitas LEDs na parte de trás do rack e escolher uma tonalidade mais quente, visando proporcionar maior conforto.

Imagem 17 – Rack em tonalidade fria

Fita LED Branca Rack Sala

Você também pode optar por uma cor mais branca e fria, por que não? Ela já dá um ar mais moderno e sofisticado, criando maior receptividade.

Imagem 18 – Prateleira cheia de estilo

Detalhes Fita LED Prateleira

As luzes trouxeram vida e glamour para cada peça de arte disposta na prateleira. Veja como a iluminação é realmente importante quando se busca impactar positivamente sua visita!

Imagem 19 – Mais segurança

Escada Iluminação Fita LED

Em uma escada sua instalação pode acrescentar segurança através de maior visibilidade.

Imagem 20 – Mais visibilidade na bancada

Fita LED detalhe Cozinha

Realizar as atividades na cozinha contando apenas com uma luz também não é uma boa escolha. As fitas LEDs surgem com versatilidade e praticidade nessas horas, garantindo que traga eficiência ao espaço e ainda por cima valorize a decoração.

Imagem 21 – Aplique acabamento

Fita LED Perfil Alumínio

Ao invés de instalar somente a fita e pronto, você também pode dar a ela seu próprio acabamento, como neste exemplo ao lado de uma canaleta em alumínio.

Imagem 22 –  Iluminação para o balcão

Iluminação Balcão Fita LED

Espaços compactos merecem soluções eficientes que não tomem o espaço que não se possui. Aqui as fitas LEDs dão seu show, pois com poucos milímetros você consegue fazer a instalação e resolver o problema com a falta de iluminação.

Imagem 23 – Fita LED + Espelhos = ♥

Fita LED Espelho Quarto

Crie detalhes apaixonantes ao lado de espelhos decorativos e fitas LED. Tudo que você precisa é dar asas à sua criatividade.

Imagem 24 – Sanca com fitas integradas

Sanca Teto Fita LED

Detalhes charmosos podem ser alcançados ao lado das sancas e fitas LEDs. Com as fitas se obtém uma iluminação mais homogênea e um resultado muito mais interessante.

Conclusão

Como você pode ver, é possível utilizar as fitas LEDs para várias utilidades: desde trazer maior eficiência e praticidade para um espaço, bem como aumentar sua atratividade e enriquecer o conjunto que está ali. De fato, as fitas vieram para facilitar e proporcionar mil e uma possibilidades ao nosso dia a dia, nos deixando cada dia mais autônomos em relação à integração das luzes na decoração.

Escolher a melhor vai depender do seu projeto e daquilo que você pretende alcançar com sua instalação. Na dúvida, consulte um profissional e faça seu projeto luminotécnico.

Se você gostou das nossas dicas sobre as fitas de LED, compartilhe com seus amigos, nas redes sociais e confira mais em nosso Blog da Wevans!

Fonte(s): Iluminim, BlueLux, VivaDecora.

Perguntas Frequentes

Quais as vantagens de colocar uma fita de LED na escada?

Além de mudar o visual da escada, a deixando ainda mais charmosa e estilosa, a fita de LED melhora a visibilidade e trás mais segurança para as pessoas na hora de subir e descer.

Quais os melhores locais para aplicar a fita de LED?

A fita de LED é muito versáril e pode ser aplicada em diversos ambientes, mas você pode dar um detaque ainda maior, ao colocá-la em sancas de gesso, dentro de móveis para iluminar seu interior ou ainda atrás de móveis para criar efeitos de marcação.

Como saber se preciso de uma fita com muitos ou poucos LEDs?

Você pode encontrar LEDs que variam de 30 a 120 chips por metro de fita. Sendo assim, para obter um resultado mais intenso e homogêneo, a melhor opção é uma fita que tenha um maior número de LEDs. Mas se você busca um ambiente mais leve, com intenções decorativas, uma fita com menos LEDs será suficiente.

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.