0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Tendências de tapetes para 2024: 5 Opções Lindas!

Publicado em 15.03.2024 |
Visualizações
435 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

As tendências de decoração de interiores continuam a evoluir, com os tapetes de sala se destacando como elementos chave na criação de espaços acolhedores, estilosos e expressivos.

Este artigo explora as melhores tendências de tapetes para 2024, destacando opções vibrantes e sofisticadas que prometem revitalizar qualquer ambiente. Desde tapetes coloridos e padrões geométricos até opções naturais, vintage, sustentáveis e artesanais, cada tendência reflete a personalidade dos moradores e adiciona um toque único à decoração da sala.

Além disso, oferecemos dicas essenciais sobre como escolher o tapete ideal para a sua sala, considerando tamanho, material, cores, manutenção e conforto. Preparado para transformar seu espaço com as últimas tendências de tapetes? Explore nossas recomendações e dicas práticas para encontrar o tapete perfeito para sua casa.

As melhores tendências de tapete de sala para 2024

Para as tendências de tapetes de sala para 2024, há uma variedade de estilos destacando-se, proporcionando opções para todos os gostos e decorações. Seguem as principais tendências identificadas:

Tapetes Coloridos e Padrões Vibrantes

Em 2024, os tapetes coloridos e com padrões geométricos estão em voga. Eles são ideais para adicionar um toque moderno e vibrante ao espaço, perfeitos para quem deseja criar um ambiente cheio de vida e cor​​.

tapete vintage

Foto: Divulgação

Tapetes Naturais

Materiais naturais como juta, sisal, algodão e lã estão sendo amplamente escolhidos, dada sua durabilidade, textura única e caráter ecologicamente correto. Esses tapetes combinam bem com diversos estilos de decoração, desde o rústico até o contemporâneo, e são uma escolha consciente para quem valoriza a sustentabilidade​​.

Estilo Vintage e com Franjas

Tapetes vintage, com padrões e cores que remetem a décadas passadas, estão conquistando espaço, assim como os tapetes com franjas, que adicionam um toque de elegância e sofisticação ao ambiente​​.

Tapetes Sustentáveis e Artesanais

A consciência ambiental está influenciando também a escolha de tapetes, com uma preferência crescente por opções feitas de materiais ecológicos e processos de fabricação conscientes. Além disso, o valor pelo trabalho manual em tapetes artesanais, que trazem autenticidade e exclusividade para o ambiente, está em alta​​.

Tons de Terra

Uma tendência significativa no design de interiores para 2024 é a utilização de tons de terra, que trazem uma sensação de calor e tranquilidade ao espaço. Estas cores, inspiradas na natureza, são perfeitas para criar um ambiente relaxante e convidativo, combinando sem esforço com vários estilos decorativos​​.

Cada uma dessas tendências oferece a oportunidade de refletir a personalidade dos moradores e criar um espaço acolhedor e estiloso. Ao escolher seu tapete para 2024, considere o que mais ressoa com seu estilo pessoal e as necessidades do seu espaço, criando assim um ambiente que é ao mesmo tempo moderno e atemporal.

Veja um tutorial de como fazer tapete de crochê em casa!

Como escolher tapetes para minha sala?

Escolher tapetes para sua sala envolve considerar tanto aspectos práticos quanto estéticos para garantir que o tapete complemente a decoração e atenda às suas necessidades. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nessa escolha:

  1. Considere o Tamanho e o Posicionamento: O tamanho do tapete deve ser proporcional ao tamanho da sua sala e dos móveis. Uma regra comum é escolher um tapete grande o suficiente para que pelo menos as pernas frontais dos móveis (sofás, poltronas) estejam sobre ele, criando uma sensação de espaço integrado e coeso​​.
  2. Defina o Uso do Tapete: Determine a função do tapete na sala. Ele é para delimitar um espaço, adicionar conforto, ou ser um ponto focal decorativo? A função influenciará tanto no estilo quanto no material do tapete escolhido​​.
  3. Escolha o Material: O material do tapete afetará tanto sua aparência quanto sua durabilidade. Tapetes de materiais naturais, como lã, algodão, juta e sisal, são duráveis e fáceis de limpar, enquanto tapetes de materiais sintéticos podem ser mais acessíveis e disponíveis em uma variedade maior de cores e padrões​​.
  4. Pense nas Cores e Padrões: Selecione cores e padrões que complementem a decoração existente da sua sala. Tapetes em tons neutros podem ajudar a unificar os elementos decorativos, enquanto tapetes coloridos ou com padrões podem adicionar um ponto de interesse visual e energizar o ambiente​​.
  5. Considere a Manutenção: Alguns tapetes exigem mais cuidados do que outros. Considere a facilidade de limpeza e a resistência do material a manchas e desgastes, especialmente em áreas de alto tráfego. Tapetes de lã, por exemplo, são conhecidos por sua durabilidade e facilidade de limpeza​​.
  6. Não Esqueça o Conforto: O tapete pode adicionar uma camada de conforto à sua sala. Tapetes mais grossos e felpudos são excelentes para adicionar uma sensação aconchegante, especialmente em áreas de estar ou salas de TV, onde as pessoas costumam passar mais tempo sentadas ou deitadas no chão​​.
  7. Experimente Antes de Comprar: Se possível, veja amostras do tapete em sua casa antes de fazer a compra final. A iluminação natural e artificial da sua sala pode afetar a maneira como as cores e texturas do tapete são percebidas​​.

O tapete certo pode transformar a sensação de um espaço, tornando-o mais acolhedor, estiloso e confortável. Portanto, vale a pena dedicar tempo para escolher o tapete que melhor atenda às suas necessidades e ao estilo da sua sala.

tapete colorido

Veja também algumas dicas de como escolher tapete para sala pequena!

E aí, gostou?

E aí, gostou das dicas e das tendências de tapetes para 2024? Esperamos que sim! Ao levar em consideração esses fatores, você pode criar uma mesa deslumbrante que impressionará seus convidados e elevará sua experiência de jantar a outro nível.

Para garantir tapetes lindos, não deixe de conferir o site oficial da Loja Wevans!

Perguntas Frequentes

Quais são as principais tendências de tapetes para sala em 2024?

As tendências para 2024 incluem tapetes coloridos e com padrões geométricos, tapetes feitos de materiais naturais como juta e algodão, estilos vintage e com franjas, opções sustentáveis e artesanais, além da popularidade dos tons de terra.

Como escolher o tamanho ideal do tapete para a sala?

O tapete deve ser proporcional ao tamanho da sala e dos móveis. Uma dica é escolher um tapete que permita que pelo menos as pernas frontais dos móveis estejam sobre ele, criando uma sensação de espaço integrado.

Qual material de tapete é o mais durável?

Materiais naturais como lã, algodão, juta e sisal são conhecidos por sua durabilidade e facilidade de limpeza, sendo ótimas escolhas para áreas de alto tráfego.

É possível combinar um tapete colorido com qualquer decoração?

Sim, tapetes coloridos ou com padrões podem adicionar um ponto de interesse visual e energizar o ambiente. Para uma combinação harmoniosa, selecione cores e padrões que complementem a decoração existente da sala.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.