0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Almofadas para Sofá: O Guia Completo para Acertar na Escolha

Publicado em 30.12.2019 |
Visualizações
18.808 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

Matéria vai, matéria vem, acaba que sempre deixamos no ar aquela sensação de que renovar a atmosfera de um espaço seja simples -- e realmente é. Hoje, estamos aqui justamente para mostrar que a almofada, um simples item decorativo, é poderoso ao ponto de enriquecer, equilibrar e revolucionar um dos espaços que mais convivemos dentro do nosso lar: a sala. 

Porém, escolher o modelo certo é uma tarefa difícil, principalmente quando se tem à disposição milhares de produtos maravilhosos, mas apenas quatro ou cinco peças funcionam bem com o espaço. Essa disponibilidade, ao mesmo tempo que beneficia, traz confusão para o processo de escolha e acaba levando muitos clientes ao equívoco. 

É por isso que preparamos este guia, para ajudar você a escolher a almofada para sofá certa e, assim, conseguir transformar as impressões e proporcionar a sensação de que ali exista um novo espaço.

Como escolher Almofadas para Sofá?

É importante que saiba que as almofadas decorativas não são escolhidas por acaso na hora de criar uma composição na sala-de-estar. A decoração tenta estabelecer uma linha de raciocínio coesa, onde todos os elementos inseridos em determinada cena apresentem não apenas harmonia, como, sobretudo, características que os relacionem entre si, criando essa perfeita comunicação visual.

Por isso, antes de partir para o produto ideal em si, recomendamos que considere estas orientações para aí então partir para a escolha:

Cor

Talvez seja esse o primeiro fator que todas as pessoas observem na hora de comprar sua nova almofada para sofá. Aqui, a dica fundamental é procurar por uma peça que consiga valorizar e elogiar o móvel que, neste caso, é o sofá. Elas podem tanto se fundir com sua cor, como se destacar. O importante, na verdade, é que agregue valor sem roubar o foco da atenção.

Padrão

As almofadas, quando utilizadas no sofá, são aliadas com potencial para acrescentar padrões e formas à decoração do cômodo. Isso significa que, caso você já tenha um determinado estilo ou padrão definido, elas permitem sua continuidade/sustentação. 

Porém, o cenário contrário também é possível, onde uma almofada de cor sólida pode entrar na composição do sofá no intuito de harmonizar e suavizar as formas -- afinal, sabemos que o excesso de padrões pode causar confusão e desordem no espaço.

Forma

Somado a tudo isso temos a forma, que dá origem a almofadas de diversos estilos, partindo das tradicionais quadradas aos modelos redondos:

  • Almofada quadrada: são as versões mais versáteis e capazes de combinar com qualquer sofá ou espaço.
  • Almofada redonda: já os modelos redondos oferecem um toque de personalidade. Porém, por conta da sua forma diferenciada, torna-se um produto que não compatibiliza com todos os tipos e estilos de sofá.
  • Almofada gigante: combina muito bem com sofás grandes ou aqueles em que você queira realçar a profundidade.

Escolher a melhor forma vai depender de muitos fatores, porém, se optar pela almofada tradicional o sucesso é inevitável. A grande diferença em conseguir trabalhar com mais formatos e opções diferentes é o profissionalismo e o requinte que o espaço ganha. 

Mas já que são produtos baratos e com poder suficiente para transformar qualquer espaço sem precisar apelar para as obras, é possível adquirir modelos avulsos em outros formatos para tentar adequá-los à composição.

Tamanho

Quando se trata de escolher a almofada de sofá perfeita, é muito importante que exista respeito entre o tamanho do móvel e a proporção de seus acessórios para obter um resultado coerente.

Uma almofada pequena em um sofá grande, assim como uma almofada grande em um sofá pequeno, soam estranhos e não compatibilizam com os requisitos do cenário. Por isso, lembre-se sempre de tomar as medidas da almofada para realizar uma comparação aproximada e, assim, atingir os resultados esperados.

Textura

A textura é um dos pilares da decoração e, assim como acontece com os padrões, as almofadas também possuem o poder de acrescentar as texturas para dentro do lar. 

Para quem não conhece, textura é toda e qualquer superfície ou relevo capaz de transmitir profundidade e também sentimentos que instiguem o tato e a visão, tornando o cenário mais rico, envolvente e aconchegante.

Quantidade

Outro ponto muito importante na hora de escolher as novas almofadas para o sofá é a quantidade de itens que devem ser adquiridos, afinal, dependendo do modelo de móvel o espaço (lugares) também muda, exigindo maiores ou menores quantidades do acessório.

O porém é que a decoração é muito relativa e pode obter sucesso de diferentes modos. Em um sofá de três lugares, por exemplo, você pode:

- Colocar 2 almofadas em cada extremidade, deixando um espaço no meio com o total de 4 almofadas.
- Colocar 2 almofadas em cada extremidade e uma no meio, totalizando 5 itens.
- Colocar apenas 2 almofadas em um só canto.

Enfim, são muitas as possibilidades e você é quem vai decidir aquilo que soa melhor com as necessidades que a rotina do lar oferece. Se é uma sala em que costumamos receber sempre muitas pessoas, é visivel que a sobrecarga de almofadas vai tirar sua funcionalidade e virar um pequeno empecilho no espaço -- exceto que seja uma sala-de-estar realmente grande. Caso contrário, opte pelo menos é mais e certifique-se de que cada canto do sofá tenha ao menos uma peça para trazer valor à decoração.

Preenchimento

Esse é um ponto bastante observado, pois as almofadas para sofá não são apenas itens decorativos como, principalmente, para acrescer conforto e aconchego aqueles que ali frequentarem.

Por esse motivo, as almofadas podem ser encontradas em diversos preenchimentos e preços, mas aqui na Wevans trabalhamos exclusivamente com a Fibra de Silicone, que é um material leve, fofo e que mantém a almofada "de pé" afim de preencher seu formato. 

Dicas para acertar na Almofada para Sofá

1. Criando combinações

Almofada Decorativa de Sofá

 

Comprar almofadas avulsas tem suas vantagens. Quando se opta pelos kits, se obtém praticidade, afinal, você não precisa escolher peça por peça até chegar no número adequado de almofadas para seu sofá. Em contrapartida, quando se escolhem as almofadas separadamente é possível obter maior profissionalismo e exclusividade na composição -- uma tarefa que requer uma base de conhecimento para realizar boas escolhas.

Então, para você que quer escolher e criar sua própria combinação de almofadas, existem dois meios simples de realizar isso: através da forma, ou das cores. Você pode optar por itens que apresentem um determinado padrão de formas, mas alterar suas cores; como também alterar as formas e manter a comunicação através das cores. 

No exemplo acima as almofadas criam essa ligação através das cores e formas. Perceba que todas elas possuem padrões de elementos brancos, alterando apenas o formato do padrão e sua cor. Já o quarto elemento, que é uma almofada preta, vem com o intuito de contrastar e quebrar essa tonalidade monótona, dando destaque para o cenário.

2. Definindo estilos

Almofada Floral Sofá

Cada estilo demanda de artes, cores e estampas apropriadas para atingir seu máximo potencial. Por isso, na hora de escolher as melhores almofadas para o sofá, deve levar sempre em consideração o espaço como um todo, buscando encontrar nas almofadas características que destaquem e potencializem todos os itens nela já presentes. Aqui, as almofadas com estampa floral trazem um toque vívodo dos campos, deixando essa sala rústica ainda mais confortável e charmosa.

 3. Trazendo vida e contraste

Almofadas Coloridas Sofá

Coloque os dedos sobre as almofadas e perceba como a sala é fria e monótona sem elas e suas cores. Aqui, entraram como legítimas protagonistas da sala, trazendo vida e aconchego para o espaço. 

4. Almofadas protagonistas e suporte

Cores Almofadas para Sofá

Aproveitando a deixa da imagem acima, é fato que as almofadas possuem um enorme poder sobre os sofás e que podem transformar a atmosfera de qualquer espaço. Como exemplo, temos aqui uma sala contrastuosa e aconchegante em tom azul. As almofadas combinam e dão destaque ao sofá, protagonizando a cena.

Cores Brancas Almofadas Sofa

Já aqui, um sofá com almofadas completamente brancas. Perceba como essa simples mudança já alterou completamente o cômodo e aumentou a visibilidade para a mesa e o quadro decorativo. Aqui, as almofadas serviram de suporte, sem aparentar destaque. Por isso, na hora de escolher a melhor almofada você deve observar o todo e procurar a brecha que falta na decoração, para definir se as almofadas entrarão como protagonistas ou suporte.

5. Use o sofá para definir a paleta de cores

Almofada Sofá Sala

Uma dica legal é utilizar o sofá como ponto de partida para a escolha das novas almofadas. Ao invés de ter que observar o cenário todo, muito provavelmente que o sofá, juntamente com o restante da decoração, já estejam em harmonia. Então, o que você pode fazer é escolher almofadas ou um kit já pronto nas tonalidades próximas a do sofá -- que podem ser tanto tons para cima, como para baixo. Existem muitas formas de trabalhar com as cores e essa, em especial, é a chamada Tom sobre Tom, onde definimos uma cor base e, a partir dela, escolhemos cores com proximidade.

6. Atenção para a altura do braço

Altura Branco Sofá

Na hora de selecionar a almofada, lembre-se sempre de verificar suas dimensões para que tenha uma noção aproximada de como ficará no sofá. Isso porque alguns modelos podem ter a altura do braço, ou do assento em si, menores ou maiores, exigindo almofadas de tamanhos coerentes para suas dimensões. Caso contrário, você perceberá que as almofadas ficaram estranhas e incompatíveis. 

7. Almofadas que conversam com o cenário

Capa de Almofada Sofá

Aqui, almofadas e quadros conversam harmoniozamente entre si. A quantidade de itens, suas cores, assim como a disposição dos mesmos é o que faz com que a mágica aconteça. 

8. Almofadas devem elogiar a sala

Estampa Almofada Sofá

Sala-de-estar minimalista, com predominância de cores como preto, branco e dourado. Nesse exemplo, as almofadas vieram como luxuosas protagonistas, oferecendo tanto suporte como destaque para a decoração. Tudo isso graças a presença de mais almofadas, incluindo opções lisas que proporcionam maior neutralidade, como outras estampadas e com presença de mais cores, trazendo vistosidade para o cenário.

9. Aposte na variedade de formas

Formas Almofadas para Sofá

 

Existem almofadas de muitas formas e estilos -- por que não inovar?! Neste sofá, 4 almofadas de um mesmo padrão estabeleceram as extremidades, enquanto que no meio um estilo completamente diferente direciona nossa atenção. Neste caso, as almofadas redondas também aparecem como uma boa opção, criando refinamento para o cômodo.

10. Oferecem comunicação

Paleta Cores Almofada Sofá

Tudo parece combinar. Almofadas cor salmão, listradas e também texturizadas. Cada uma delas liga e se comunica com um objeto diferente no cenário, partindo dos quadros ao tapete, estabelecendo um charme mútuo entre tudo e todos. 

11. De fora para dentro

Tamanho Almofada Sofá

Na hora de criar sua composição de almofadas no sofá, caso possuam tamanhos diferentes, uma dica é posicionar as grandes nas extremidades e diminuir conforme se direciona ao interior. 

12. Texturas na prática

Textura Almofada para Sofá

Sensação de conforto e aconchego proporcionada pelas capas de almofada feita em lã. Porém, existem tantos estilos: almofadas peludas, almofadas com glitter, almofadas em paetê, entre outras diversas que podem somar e enriquecer sua decoração.

Textura Almofadas para Sofá

Conclusão

Como você pode observar, existem muitas formas de criar atmosferas na sala utilizando apenas as almofadas. E por mais que existam muitas regras que pareçam complicar toda essa história, o fato é que todas elas estão ali para serem quebradas, permitindo que crie sua própria expressão de arte. Aqui, tentamos unir orientações básicas e fundamentais para que possa dar os primeiros passos nessa infinita caminhada que é o zelo pelo lar e sua valorização através da decoração

Aproveite para conhecer nossa vitrine de almofadas decorativas. Trabalhamos com o melhor custo-benefício no intuito de garantir que possa dar ao seu lar o toque especial que sempre sonhou. Deixe seu comentário!

Perguntas Frequentes

Como escolher os padrões das almofadas de sofá?

Ao escolher os padrões das almofadas de sofá, é importante considerar a textura e o padrão do tecido do seu sofá, bem como os outros elementos decorativos na sala. Se o seu sofá já tem um padrão, é melhor escolher almofadas em cores sólidas ou com um padrão diferente. Se o seu sofá é liso, você pode escolher almofadas com estampas, desde que elas complementem a decoração geral.

Como escolher as almofadas de acordo com o estilo da sala?

As almofadas devem ser escolhidas de acordo com o estilo da sua sala. Se você tem uma sala moderna, pode optar por almofadas em cores vibrantes e em formas geométricas. Se a sua sala é mais clássica, você pode escolher almofadas em tecidos luxuosos e em cores sóbrias. Para um visual rústico, opte por almofadas em tecidos naturais, como linho ou algodão, com estampas de animais ou florais.

Como misturar diferentes almofadas no sofá?

Para misturar diferentes almofadas no sofá, é importante escolher almofadas em tamanhos e formas diferentes, mas que tenham uma cor ou padrão em comum. Isso ajuda a criar um visual coeso e equilibrado. Você também pode optar por uma mistura de almofadas lisas e estampadas, desde que as cores e os padrões se complementem.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.