Círculo Cromático: Como Usar na Decoração?
Sempre que vamos comprar um novo item para decorar um espaço ou simplesmente reformulá-lo, é normal se deparar com muitas dúvidas, principalmente em relação as cores. O círculo cromático entra exatamente aqui. Ele é uma ferramenta indispensável para quem quer decorar com profissionalismo, seja para definir as novas tonalidades das paredes ou das almofadas, é ele quem vai te indicar as melhores combinações, garantindo assertividade na escolha da paleta de cores.
O que é o Círculo Cromático?
Trata-se de um círculo cromático, literalmente. É composto por 12 cores, sendo três primárias, três secundárias e seis terciárias. É uma ferramenta indispensável para quem quer criar combinações e composições harmônicas, condizentes e sofisticadas. Para isso, você precisa conhecer e utilizar as técnicas certas, que ajudam você a encontrar as cores complementares, análogas, tríade, meio-complementares, tom sobre tom, entre outros.
Como usar o Círculo Cromático
O círculo não é uma ferramenta científica de classificação de cores, porém, ela facilita e deixa essa questão mais clara, servindo como referência para estudo de cores-pigmentos – que são aquelas cores que conseguimos extrair da própria natureza.
Se tratando de técnicas conhecidas para criar essa comparação e combinação de cores, temos:
- Cores Complementares
- Cores Análogas
- Cores Tríades
- Cores Meio-Complementares
- Retângulo
- Quadrado
- Tom sobre Tom
1. Cores Complementares
As cores complementares são aquelas que estão localizadas ao lado oposto da cor selecionada e, naturalmente, tendem a ser a opção de maior contraste.
Mas como duas cores opostas e que brigam pela atenção podem entrar na mesma cena? Simples. Quando juntas, as cores complementares tendem a se neutralizar, pois sua mistura tende a ficar cinza. Assim, mesmo quando não misturadas e dispostas separadamente, o nosso cérebro acaba realizando essa mistura e o efeito visual é sempre muito agradável, sofisticado e dinâmico.
Aqui, uma cozinha em azul e laranja, que é uma das principais paletas de cores escolhidas na hora de colocar o conceito das cores complementares em prática.
Sala com padrões das cores complementares. Aqui, preservam um cenário mais leve, com equilíbrio de cores neutras que servem como base para aplicação das de maior destaque.
O azul, além de ter como cor complementar o laranja, também tem o vermelho como uma poderosa alternativa.
O vermelho também casa muito bem com o verde. Não é por menos que o Natal tem essas cores como fundamento.
Aqui, um azul celeste, uma tonalidade bem praiana e com pinta de verão.
Já aqui um azul profundo se mescla em harmonia com o laranja nesse quarto infantil decorado.
O roxo e o amarelo também são cores complementares e com eles é possível criar decorações únicas.
Azul e vermelho são luxuosos e dão origem a espaços modernos e contemporâneos.
Quarto com verde e vermelho, cores opostas que se destacam harmoniozamente quando trabalhadas juntas. Destaque para almofada e cobertor que agregam textura e aconchego ao décor.
Sofá roxo com almofadas amarelas para criar uma decoração única na sua sala-de-estar.
2. Cores Análogas
Dentro do círculo cromático, as duas cores vizinhas a cor selecionada são chamadas cores análogas. No caso do vermelho, por exemplo, temos as cores rosa e laranja como análogas. É possível encaixar as três em uma mesma composição e obter resultados excelentes graças ao equilíbrio que oferecem; ou, então, escolher apenas uma delas para seguir com o projeto.
Rosa, laranja e tons de vermelho entram em cena para criar uma analogia de cores.
Já aqui, tons de azul que aos poucos parecem puxar para um cinza gélido. A sensação é de um espaço tranquilo e fresco.
Laranja, vermelho e amarelo são cores vizinhas e cores quentes também. Nessa sala a decoração tem essa pegada e deixa a sala-de-estar muito mais alegre, vívida e descontraída.
Roxo e azul possuem uma grande semelhança e conciliá-los é uma ideia sensacional para impressionar na decoração.
3. Cores Tríades
A tríade é composta por três cores, que são escolhidas através de um triângulo perfeito, com distâncias iguais em todas suas faces. Ao contrário das complementares, a tríade tem como objetivo uma decoração mais sutil e não tão contrastante quanto. Ainda sim chama muito atenção e deve ser utilizada para destacar diferentes pontos de interesse.
Vermelho, azul e amarelo criam destaque dentro dessa cena, protagonizando uma tríade minuciosa e sutilmente arquitetada.
Verde, laranja e azul também fazem parte do conjunto de possibilidades.
Não é porque você vai usar o conceito de tríade que todo o cenário deve possuir essas cores. Aqui, estão delicadamente dispostas através da prateleira amarela, complemetada por adornos azuis e vermelhos.
Contraste alegre e receptivo. Vermelho nas cadeiras, azul nos balcões e uma cúpula amarela que mais se parece com a cereja do bolo. Trata-se do triângulo amoroso mais famoso e utilizado, que é a tríade das cores primárias.
Decoração elegante e refinada. Destaque para as poltronas e o tecido das cortinas, que esbanjam exuberância. O arranjo de flores rosas, assim como o adorno sobre o canto da mesa trazem a presença sutil, mas evidente, da terceira cor.
4. Cores Meio-Complementares
Essa é uma variação das cores complementares. Aqui, ao invés de pegarmos a cor em linha oposta, pegamos suas vizinhas, criando o que chamamos de cores meio-complementares. Ao invés de ter tons de alto contraste, se optam por opções vizinhas, que são mais harmônicos e delicados.
Paleta de cores neutras, mas ainda sim estruturando um meio-complementar ao lado do azul, bege e turquesa.
5. Retângulo
Ao formarmos um retângulo dentro do círculo cromático, é possível obter 4 cores que remetem vibração e contraste ao espaço. Para quem quer uma paleta de cores mais vívida e descontraída, com certeza é uma boa aposta.
A sala-de-estar acima tem como base do seu projeto o conceito de cores retangulares. A diferença é que se optou por tons neutros e terrosos em determinados pontos, preservando apenas alguns elementos importantes para destacar e contrastar no cenário, como é o caso do tapete e do quadro decorativo.
Decorar com quatro cores diferentes é um processo mais delicado, porém os resultados obtidos são sempre impactantes e charmosos.
6. Quadrado
Quadrado é o nome dado a técnica em que se utiliza a harmonia em 90º para definir as cores da composição. Tratam-se de cores complementares, vibrantes e de excelente contraste. É uma combinação bem difícil de fazer, mas que quando realizada com sucesso, cria ambientes únicos e charmosos, dignos de capa de revista.
Com quatro cores de amplo contraste à disposição, não basta jogá-las em qualquer móvel ou objeto. É necessário que exista respiro entre as cores, permitindo que se destaquem naquela cena. Isso significa que você não pode deixar cores parecidas muito próximas, pois perdem o efeito e o resultado esperado.
7. Tom sobre Tom
Para quem quer apostar na decoração com paleta de cor monocromática, a dica é apostar nas tonalidades e texturas para criar realces e dar profundidade a decoração. Afinal, um dos seus grandes desafios é conseguir colocar todos os itens da mesma cor e, ainda sim, criar um espaço convidativo e aconchegante.
Círculo Cromático: Conclusão
Como se pode perceber, existem muitas ideias para acrescentar cores e criar uma harmonia entre elas quando se utiliza o círculo cromático. Agora, definir qual é a melhor paleta de cores para seu espaço vai depender do que você precisa, pois existe uma psicologia por trás das cores que pode implicar na sua utilização.
Então o melhor que você tem a fazer é contar com a ajuda de um profissional ou, caso isso não seja possível, iniciar os testes com as reformas através de elementos básicos, como a tapeçaria, por exemplo, que recobre boa parte dos cômodos e já tem poder suficiente para causar um belo impacto. Teste, analise e planeje cada canto com carinho. No futuro o resultado vem da soma de todo esse cuidadoso processo.
Fonte(s): Minha Casa Minha Cara, Carina Pedro, Meu Estilo Decor, Lar Doce Lar, Líder Interiores, Homeketa.
Perguntas Frequentes
O que é o círculo cromático?
O círculo cromático é uma ferramenta utilizada para ilustrar as cores primárias, secundárias e terciárias. Ele é composto por 12 cores que são organizadas em um círculo para mostrar as relações entre elas.
Para que serve o círculo cromático na decoração?
O círculo cromático é útil na decoração porque ele ajuda a escolher cores complementares e harmoniosas para serem usadas em um ambiente. Saber como as cores se relacionam umas com as outras pode ser muito útil na hora de escolher as cores para pintar as paredes, comprar móveis e escolher objetos decorativos.
Como usar o círculo cromático na decoração?
Existem várias maneiras de usar o círculo cromático na decoração. Uma das maneiras mais simples é escolher duas ou três cores que estejam próximas uma da outra no círculo cromático. Essas cores são chamadas de cores análogas e costumam criar uma sensação de harmonia no ambiente. Outra maneira é escolher cores complementares, que são cores que estão opostas no círculo cromático. Essas cores costumam criar um contraste interessante no ambiente.
Quais são as cores primárias?
As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. Elas são consideradas primárias porque não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores.