Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos
Dicas

Como as Cores Influenciam na Decoração da Casa?

Publicado em 03.06.2019 | comentarios
1.094 visualizações

O cérebro é uma das armas mais incríveis que temos. Tudo que vemos e sentimos só é possível a ele. É, também, através dessa incrível máquina que criamos nossos melhores e piores sentimentos, dependendo unicamente do exterior para desencadear esses processos internos.

Por exemplo: levantar cedinho da cama e se deparar com um dia de céu azul e ensolarado pode render as melhores sensações. Realmente dá ânimo levantar e sair para trabalhar ou aproveitar. Agora imagine o contrário: um céu nublado e cinza, com pancada de chuvas. É desânimo na certa, não é verdade?!

Cores Influência Decoração

Tudo que vemos, de algum modo, reflete em nosso estado interior e cria sentimentos que podem nos deixar satisfeitos, ou infelizes. Isso vale pra tudo, principalmente para nosso lar e sua decoração. Entrar em uma casa bela, bem decorada e com cores planejadas pode ser o desejo de todo mundo, pois só assim se torna capaz de proporcionar um ambiente receptivo, aconchegante e acolhedor.

Mas para chegar a esses resultados é preciso entender um pouco da base que a decoração possui, principalmente no quesito cores, pois se um céu azul e cinza são capazes de deixar seu dia melhor ou pior, sua casa e as cores que ela possui também podem proporcionar este mesmo impacto.

Como as Cores Influenciam na Decoração da Casa

A arte da decoração não se limita unicamente a escolher objetos e itens exóticos para compor o cenário. Decorar é se atentar a coisas simples, como formas, cores e disposição de itens característicos de determinados ambientes. O resto se torna apenas complemento, mas lógico, impacta e enriquece.

Porém, se você não se atentar a esta base se torna impossível conquistar os melhores resultados e hoje nós vamos tratar especificamente sobre uma delas: As Cores!

Escolher Cor Decoração

Cores dizem muito sobre nós, sobre o que somos e pensamos. Cores transpassam sentimentos e sensações, e, por este motivo, são aliadas poderosíssimas na hora de revitalizar um cômodo.

Muitos foram os que perceberam isso e começaram a estudar sobre, criando inúmeros conceitos e teorias aplicáveis que prometiam o domínio sobre as cores e sobre aquilo que se desejava alcançar, ou transparecer. Entre elas, está a famosa obra “A teoria das cores”, escrita por Johann W. Von Goethe, além da psicologia das cores e os preceitos do Feng Shui.

Embora exista concordância com a psicologia das cores e como elas se relacionam com o cérebro, o tratamento e o significado que cada cor recebe na decoração não acontece da mesma maneira. Por isso, é preciso ser flexível e entender que o design leva em conta, mas que não se baseia exclusivamente nisso. É permitido ousar!

Cores e suas Influências

Preto

Muitos podem ter medo de usar essa cor por achar forte e impactante demais, porém, o preto, bem como o branco, é uma cor neutra e fácil de encaixar na decoração, pois combina com outras cores, estilos e ambientes.

  • Cor sofisticada, imponente, dona de autoridade e elegância.

Preto Paleta

Vai bem de diferentes modos, mas se quer começar a usá-la sem arriscar tanto, pode optar por trocar as capas da almofada ou, então, colocar um novo tapete preto sob os pés do sofá.

Vermelho

Quando se pensa em destacar um objeto e evidenciá-lo, quase sempre a cor que vem em mente é o vermelho. Essa é uma cor viva, forte e exclusivamente singular. Devido a esta força vistosa que muitos possuem medo de aplicar na decoração.

  • Causa estimulação e excitação visual;
  • Proporciona receptividade e confiança.

Vermelho Paleta

Quer começar? Então vá aos poucos. Que tal começar utilizando ela em pequenos detalhes e ver como essa energia ressoa com o restante do ambiente? Quadrostapeçaria são uma das ótimas sugestões para começar.

Branco

Cor clássica, atemporal e que estará presente sempre dentro dos lares e decorações. Ela é a tela branca que proporciona criar e contrastar essa imensidão de cores, além de proporcionar tranquilidade e serenidade por onde é que esteja.

  • O branco remete a fé, serenidade, paz, bem como conhecimento e inteligência;
  • Também transmite sobriedade e maturidade, pois é neutra e “não dispersiva”.

Branco Paleta

Só vai errar se deixar o ambiente inteiramente branco, o que pode ser enjoativo e monótono (nem hospital é tão branco!). Mas se isso acontecer, basta acrescentar uma cor aqui e ali que o cenário ganha contraste e vida.

Amarelo

O amarelo é uma cor incrível de se trabalhar dentro da decoração, mas que muitos ainda não enxergaram ou comprovaram seu verdadeiro potencial e, por isso, preferem deixá-lo de fora. Ele oferece muitas vantagens para à decoração, como:

  • Cor energética, vistosa e contagiante;
  • Capaz de estimular a criatividade e beneficiar a concentração;
  • Tranquiliza, proporciona otimismo e positividade.

Amarelo Paleta

Se você tem crianças, talvez seja lá o primeiro local a testar as novidades da cor. Por serem novos, o amarelo tende a estimular e deixar o quarto mais receptivo. Escritórios também caem bem com tonalidades amarelas, pois ajuda na concentração e criatividade. Já o seu excesso causa angústia e tensão.

Verde

O verde está cada vez mais em alta, assim como conceitos de sustentabilidade e zelos pela natureza. O porém é que ele é uma cor bem peculiar de ser aplicada em móveis e objetos. Assim, acaba sendo muito utilizado em forma viva através de plantas, que contrastam e caem bem em diversos cenários.

  • Poder calmante, aliviando o estresse;
  • Fortemente associada à saúde e tranquilidade;
  • Assim como na natureza, representa abundância, fertilidade e vitalidade;
  • É capaz de estimular à criatividade e o prazer.

Verde Paleta

A dica é justamente começar pelas plantas. Móveis e outros adornos com essa tonalidade podem ser um verdadeiro coringa na decoração.

Azul

Assim como o verde, o azul também tem uma forte ligação com a natureza, seja pelo céu profundo, ou pela imensidão do mar. Porém, na decoração sua aplicação vai muito além, sendo uma das cores queridinhas dos designers de interiores.

  • Transmite paz, calmaria, confiança e segurança;
  • Agrega frescor, leveza ao cenário;
  • Estimula a produtividade e criatividade;
  • É usado para acrescentar profundidade.

Paleta Azul

Trabalhar com azul é sensacional e você pode começar a usá-lo de diversas formas. Pode ser de modo preservador, mudando um detalhe aqui e ali. Ou, ainda, usar o conceito de tom sobre tom, onde você utiliza várias tonalidades de azul para criar profundidade e alcançar o resultado desejado.

Laranja

Muita gente foge do laranja não só na decoração, mas em qualquer outra área da vida, dispensando até mesmo roupas ou acessórios com essa cor tão poderosa e estimulante. Ela lembra verão, lembra calor e pode levantar o astral da sua casa facilmente quando bem investida.

  • Remete ao entusiasmo e positividade;
  • Está associada à saúde, amizade e alegria;
  • Aumenta a criatividade, bem como o prazer;
  • É excitante e estimulante, mas não tanto quanto o vermelho.

Paleta Laranja

Cor de bastante vistosidade. Deve ser usada em uma ou outra peça para criar pontos focais e, assim, contrastar com o cenário. Optar por uma ou outra almofada laranja ou ainda, quem sabe, uma bela tela decorativa na parede possa ser o suficiente para trazer vitalidade e energia para o espaço.

Roxo

Assim como o amarelo, é difícil encontrar quem queira apostar no roxo e seus potenciais. Quando bem aplicado, proporciona ótimos efeitos, como:

  • Tranquilidade, calma e capacidade de resolver problemas;
  • Relacionada à sabedoria, nobreza e conhecimento;
  • Forte ligação com a intuição e espiritualidade, sendo uma das cores de “alta elevação”.

Roxo Paleta

O roxo pode ser utilizado em diversas tonalidades, mas recomendamos que opte por tons dessaturados se quiser começar, garantindo assim resultados mais neutros e não tão vibrantes.

Aposte na variação de tons

Não fique preso ao tom em si e aposte nas demais tonalidades. Nem sempre a cor que você deseja irá combinar com o cenário quando em sua real tonalidade. Mas e se optar por diminuir ou aumentar aqui e ali, será que o resultado não pode se tornar mais condizente?

Paleta de Cores

Além disso, o jogo de tonalidades pode ser um ótimo argumento para que inicie as reformas da sua casa. Se quer mudar a cor das paredes ou investir em novos móveis e objetos, comece com tons mais claros, neutros e, aos poucos, acrescente cor à composição. Aos poucos você perceberá como com simples mudanças e pequenos detalhes é possível conquistar atmosferas únicas e convidativas.

Comunicação Visual: O Poder das Cores

Assim como uma boa conversa, as cores possuem a capacidade de deixar um ambiente receptivo e agradável, ou estressante e bagunçado.

Imagine a seguinte situação: estamos eu, você e Eloisa em uma boa conversa. Eu resolvo falar com vocês sobre decoração, mas a Eloisa fala ao mesmo tempo sobre o último episódio da série. Será que essa conversa será produtiva ou alguém irá entender algo? Acredito que não.

Sala Colorida

As pessoas que estão falando fazem representação aos móveis e objetos protagonistas dentro de um cenário. Quando se possuem diversos objetos com capacidade de impacto visual, as chances de causar confusão e estresse visual são altas, resultado de um espaço mal planejado e arquitetado.

Agora se nesta mesma conversa a Eloisa também me ouvir, todos os três estarão em harmonia e será compreensiva à conversa. Na decoração, isso se chama equilíbrio. Aposte em poucos, mas seletos objetos com cores e que devam protagonizar, ou seja, chamar a atenção.

Isso não significa que você não deva ter outros itens belos e majestosos sobre o mesmo cenário, mas sim que não precisam necessariamente estar em cores evidentes e extravagantes. Neste caso, optar por tons neutros e sutis é a melhor jogada, pois faz com que a cor não compita com os demais e ofereça o suporte necessário para que o cenário inteiro brilhe.


Tá vendo como é fácil acertar na decoração? Basta entender os poucos, mas complexos fundamentos que garantem o sucesso da operação.

E aí, tá precisando revitalizar e decorar sua casa? Conte com a Wevans para isso!

Comentários