Dicas

Decoração Moderna: Tudo que você precisa Saber!

Publicado em 24.07.2019 | comentarios
130 visualizações

A palavra “moderno” é uma das mais mal empregadas dentro do contexto de decoração. Trabalhamos com isso e muitas vezes encontramos clientes confusos, que querem deixar sua casa moderna mas se quer possuem idéia do que isso realmente significa.

Na maioria das vezes simplesmente fazem dela sinônimo de estilos contemporâneos, mas ambos possuem significados e caminhos diferentes.

O estilo moderno atual remonta a virada do século vinte e valoriza mobília feita em materiais de origem natural, cores neutras ou terrosas e foco na funcionalidade, eliminando qualquer detalhe desnecessário. Já o contemporâneo usa materiais de última geração, como metais e vidros.

Decoração Moderna Decoração Contemporânea

No estilo contemporâneo você encontra uma variedade de cores, pois nela é permitido ousar, enquanto a decoração moderna zela por padrões monocromáticos.

Cores Design Moderno Design Contemporâneo

Hoje convidamos você a conhecer um pouco mais sobre as características desse estilo de decór e sua história, além de passar dicas valiosas que vão garantir o sucesso do seu novo projeto.

Decoração Moderna – História

As raízes desse estilo, que é um dos mais reproduzidos ao redor do mundo, provém da arquitetura alemã e escandinava.

Decoração Moderna Antiga

Uma das principais crenças ou bases desse estilo de decoração é que “a forma deve seguir a função”. Em outras palavras, o design de toda a mobília e de todos os objetos decorativos deve refletir sua finalidade. Caso seja um item que não tenha um propósito prático, deve ser eliminado.

Principais Características da Decoração Moderna

Ter um espaço simples e bem organizado é um dos grandes objetivos da decoração moderna. Sua filosofia atende perfeitamente aqueles que prezam pelo minimalismo e dispensam o excesso de adornos.

Para identificar ou ser considerado decoração moderna, aqui estão algumas informações que podem ser úteis:

  • Elementos estruturais (como concreto ou vigas) são deixados expostos na maioria das vezes;
  • Ênfase em linhas horizontais e verticais, sem movimento (curvas);
  • Dispensa pieguice ou cotão;
  • Mobílias baixas e horizontais, com linhas limpas;
  • Valorização da luz natural e janelas sem adornos;
  • Uso de materiais crus, como madeira não pintada, metais, couro, cimento e fibras naturais;
  • Foco em uma paleta de cores neutra e límpida;
  • Presença de superfícies reflexivas, como o inox, cromo ou vidro;

Decoração Moderna vs. Contemporânea

O estilo contemporâneo não nasce de uma determinada época. Ele muda conforme o tempo evolui e pode incorporar elementos modernos. Uma maneira simples de ver isso é imaginar como será a decoração daqui alguns anos: completamente diferente! E esse novo e atual estilo de decorar é o que se define por contemporaneidade.

A partir da década de 1990, a decoração contemporânea seguiu à tendência minimalista e pode incluir cores contrastantes ao lado do preto e branco, proporcionando grande destaque. Já no estilo moderno é baseado em tons neutros ao invés de ser deliberante.

Peças contemporâneas podem ser simplesmente decorativas, enquanto na decoração moderna ela precisa ter uma função. É totalmente funcional.

É por isso que tantas pessoas adotam esse estilo em suas casas e escritórios, pois refletem uma determinada época em que o foco era na eficiência e simplicidade, com ênfase na organização.

Decoração Moderna: Fotos e Dicas

Agora que você já tem a teoria em mão, fica um pouco mais fácil avaliar os diferentes cenários e identificar o que é ou não característico daquele estilo. 

Mas para te ajudar nessa tarefa e tornar tudo ainda mais simples e prático, separamos uma sequência de imagens de ambientes decorados no estilo moderno para que você possa ver, compreender e se inspirar ao lado do se novo projeto.

Fotos Decoração Moderna para Se Inspirar!

1. Um exemplo chique, charmoso e elegante de modernidade. Quantidade de móveis limitados e padrões de linhas bem evidentes.

Design Moderno Clean

2. Linhas arquitetônicas limpas são a assinatura do design moderno. As cores, quando aplicadas, sempre puxam tons mais terrosos e opacos. 

Cores Terrosas Madeira Decoração Moderna

3. Cozinha moderna, com mobília em madeira, vigas expostas e foco na funcionalidade. Tanto designs modernos como contemporâneos tendem a partir para o conceito de espaço aberto.

Cozinha Decoração Moderna

4. Novamente, madeiras em linhas horizontais, bastante espaço aberto e sem excessos na decoração.

Sala Moderna Decorada

5. Esse não é propriamente um "cenário", mas ilustra claramente o poder que um belo quadro ou uma tela decorativa pode fazer em um espaço moderno, afinal, soma com linhas retas e não foge do contexto.

Quadros Decoração Moderna

6. É seu lar. Por isso, dê seu toque pessoal e deixe ele moderno, mas com a sua cara. Um exemplo disso é ter as plantas na decoração, e também tapeçaria, tapetes e almofadas.

Decoração Moderna Com Plantas

7. Sala-de-estar moderna e sofisticada. A valorização da luz natural ocorre em praticamente todos os exemplos, seja através de um maior número de janelas, ou de vidraças amplas que proporcionem esse deslumbre. 

Sala Decoração Moderna

8. Essa cozinha moderna está encantadora. O amarelo queimado se funde muito bem com os tons terrosos da madeira. 

Cozinha Design Moderno

9. Impossível que todos os traços da sua casa representem uma só decoração. Alguns itens fazem transição e combinam com outros vários e é isso que faz a decoração algo incrível e único. Aqui, uma cozinha minimalista, isenta de excessos, com muito espaço e funcionalidade.

Decoração Moderna Industrial

10. Lareira majestosa que dá seu toque de esplendor. Os poucos móveis são selecionados a dedo pensando na funcionalidade do espaço e em sua contribuição visual.

Decoração Moderna Sala de Estar

11. Até mesmo quartos infantis podem ser divertidamente modernos. Adesivos de parede, brinquedos, tapetes infantis e diversos outros itens dão o toque de fofura para o espaço.

Quarto Infantil Moderno

12. Pra obter sucesso na decoração moderna, quanto menos, melhor. Simplicidade e minimalismo são a assinatura desse estilo. Veja esse banheiro o quão delicado e atrativo é, mesmo com pouquíssimos destaques.

Banheiro Moderno

13. Os equipamentos eletrônicos fazem parte da nossa vida. Mas no contexto moderno o conceito clean prevalece. Por isso, use o básico dos equipamentos, como uma Smart TV e seu sistema home-theater. 

Sala Espaço Moderno

14. Tapeçaria elegante é sempre bem-vinda. Os elementos presentes todos, de algum modo, trabalham em aspecto de linhas, dando esse ar contínuo de modernidade. As cores, sóbrias e sem muito destaque. 

Sala Moderna Chique

15. Apartamento compacto e moderno, com cozinha e sala integrados para aumentar e valorizar o espaço.

Apartamento Moderno Integrado

Decoração Moderna: Conclusão

O intúito dessa matéria é mostrar para você os legítimos traços que compõem o estilo moderno e também relevar a diferença entre decoração moderna e decoração contemporânea. 

Falando na prática, conquistar essa atmosfera única e refinada é possível de diferentes modos, e isso não significa que você precise cumprir uma série de check-lists, mas sim que atribua elementos com essas características ao espaço, mesmo que em conjunto de outros. No final de contas, você terá um lar mais refinado, chique e elegante, perfeito para você receber amigos, familiares, com total conforto e aconchego.

Aqui na Wevans você encontra diversos itens que podem dar esse ar moderno para sua decoração. Navegue no nosso menu e aproveite as inúmeras opções!

Fonte(s): VivaDecoraGoogle.com e Pinterest

Comentários