Decoração Moderna: Tudo que você precisa Saber!
A palavra “moderno” é uma das mais mal empregadas dentro do contexto de decoração. Trabalhamos com isso e muitas vezes encontramos clientes confusos, que querem deixar sua casa moderna mas se quer possuem idéia do que isso realmente significa.
Na maioria das vezes simplesmente fazem dela sinônimo de estilos contemporâneos, mas ambos possuem significados e caminhos diferentes.
O estilo moderno atual remonta a virada do século vinte e valoriza mobília feita em materiais de origem natural, cores neutras ou terrosas e foco na funcionalidade, eliminando qualquer detalhe desnecessário. Já o contemporâneo usa materiais de última geração, como metais e vidros.
No estilo contemporâneo você encontra uma variedade de cores, pois nela é permitido ousar, enquanto a decoração moderna zela por padrões monocromáticos.
Hoje convidamos você a conhecer um pouco mais sobre as características desse estilo de decór e sua história, além de passar dicas valiosas que vão garantir o sucesso do seu novo projeto.
Decoração Moderna – História
As raízes desse estilo, que é um dos mais reproduzidos ao redor do mundo, provém da arquitetura alemã e escandinava.
Uma das principais crenças ou bases desse estilo de decoração é que “a forma deve seguir a função”. Em outras palavras, o design de toda a mobília e de todos os objetos decorativos deve refletir sua finalidade. Caso seja um item que não tenha um propósito prático, deve ser eliminado.
Principais Características da Decoração Moderna
Ter um espaço simples e bem organizado é um dos grandes objetivos da decoração moderna. Sua filosofia atende perfeitamente aqueles que prezam pelo minimalismo e dispensam o excesso de adornos.
Para identificar ou ser considerado decoração moderna, aqui estão algumas informações que podem ser úteis:
- Elementos estruturais (como concreto ou vigas) são deixados expostos na maioria das vezes;
- Ênfase em linhas horizontais e verticais, sem movimento (curvas);
- Dispensa pieguice ou cotão;
- Mobílias baixas e horizontais, com linhas limpas;
- Valorização da luz natural e janelas sem adornos;
- Uso de materiais crus, como madeira não pintada, metais, couro, cimento e fibras naturais;
- Foco em uma paleta de cores neutra e límpida;
- Presença de superfícies reflexivas, como o inox, cromo ou vidro;
Decoração Moderna vs. Contemporânea
O estilo contemporâneo não nasce de uma determinada época. Ele muda conforme o tempo evolui e pode incorporar elementos modernos. Uma maneira simples de ver isso é imaginar como será a decoração daqui alguns anos: completamente diferente! E esse novo e atual estilo de decorar é o que se define por contemporaneidade.
A partir da década de 1990, a decoração contemporânea seguiu à tendência minimalista e pode incluir cores contrastantes ao lado do preto e branco, proporcionando grande destaque. Já no estilo moderno é baseado em tons neutros ao invés de ser deliberante.
Peças contemporâneas podem ser simplesmente decorativas, enquanto na decoração moderna ela precisa ter uma função. É totalmente funcional.
É por isso que tantas pessoas adotam esse estilo em suas casas e escritórios, pois refletem uma determinada época em que o foco era na eficiência e simplicidade, com ênfase na organização.
Decoração Moderna: Fotos e Dicas
Agora que você já tem a teoria em mão, fica um pouco mais fácil avaliar os diferentes cenários e identificar o que é ou não característico daquele estilo.
Mas para te ajudar nessa tarefa e tornar tudo ainda mais simples e prático, separamos uma sequência de imagens de ambientes decorados no estilo moderno para que você possa ver, compreender e se inspirar ao lado do se novo projeto.
Fotos Decoração Moderna para Se Inspirar!
1. Um exemplo chique, charmoso e elegante de modernidade. Quantidade de móveis limitados e padrões de linhas bem evidentes.
2. Linhas arquitetônicas limpas são a assinatura do design moderno. As cores, quando aplicadas, sempre puxam tons mais terrosos e opacos.
3. Cozinha moderna, com mobília em madeira, vigas expostas e foco na funcionalidade. Tanto designs modernos como contemporâneos tendem a partir para o conceito de espaço aberto.
4. Novamente, madeiras em linhas horizontais, bastante espaço aberto e sem excessos na decoração.
5. Esse não é propriamente um "cenário", mas ilustra claramente o poder que um belo quadro ou uma tela decorativa pode fazer em um espaço moderno, afinal, soma com linhas retas e não foge do contexto.
6. É seu lar. Por isso, dê seu toque pessoal e deixe ele moderno, mas com a sua cara. Um exemplo disso é ter as plantas na decoração, e também tapeçaria, tapetes e almofadas.
7. Sala-de-estar moderna e sofisticada. A valorização da luz natural ocorre em praticamente todos os exemplos, seja através de um maior número de janelas, ou de vidraças amplas que proporcionem esse deslumbre.
8. Essa cozinha moderna está encantadora. O amarelo queimado se funde muito bem com os tons terrosos da madeira.
9. Impossível que todos os traços da sua casa representem uma só decoração. Alguns itens fazem transição e combinam com outros vários e é isso que faz a decoração algo incrível e único. Aqui, uma cozinha minimalista, isenta de excessos, com muito espaço e funcionalidade.
10. Lareira majestosa que dá seu toque de esplendor. Os poucos móveis são selecionados a dedo pensando na funcionalidade do espaço e em sua contribuição visual.
11. Até mesmo quartos infantis podem ser divertidamente modernos. Adesivos de parede, brinquedos, tapetes infantis e diversos outros itens dão o toque de fofura para o espaço.
12. Pra obter sucesso na decoração moderna, quanto menos, melhor. Simplicidade e minimalismo são a assinatura desse estilo. Veja esse banheiro o quão delicado e atrativo é, mesmo com pouquíssimos destaques.
13. Os equipamentos eletrônicos fazem parte da nossa vida. Mas no contexto moderno o conceito clean prevalece. Por isso, use o básico dos equipamentos, como uma Smart TV e seu sistema home-theater.
14. Tapeçaria elegante é sempre bem-vinda. Os elementos presentes todos, de algum modo, trabalham em aspecto de linhas, dando esse ar contínuo de modernidade. As cores, sóbrias e sem muito destaque.
15. Apartamento compacto e moderno, com cozinha e sala integrados para aumentar e valorizar o espaço.
Decoração Moderna: Conclusão
O intúito dessa matéria é mostrar para você os legítimos traços que compõem o estilo moderno e também relevar a diferença entre decoração moderna e decoração contemporânea.
Falando na prática, conquistar essa atmosfera única e refinada é possível de diferentes modos, e isso não significa que você precise cumprir uma série de check-lists, mas sim que atribua elementos com essas características ao espaço, mesmo que em conjunto de outros. No final de contas, você terá um lar mais refinado, chique e elegante, perfeito para você receber amigos, familiares, com total conforto e aconchego.
Aqui na Wevans você encontra diversos itens que podem dar esse ar moderno para sua decoração. Navegue no nosso menu e aproveite as inúmeras opções!
Fonte(s): VivaDecora, Google.com e Pinterest.
Perguntas Frequentes
O que é decoração moderna?
A decoração moderna é um estilo de decoração que se originou no início do século XX e se concentra em linhas limpas, cores neutras e minimalismo. Ela se concentra em criar um espaço aberto e arejado com poucos móveis e objetos decorativos.
Como posso incorporar a decoração moderna em minha casa?
Você pode incorporar a decoração moderna em sua casa adicionando móveis simples com linhas limpas e cores neutras. Evite objetos decorativos excessivos e escolha peças funcionais que sejam visualmente agradáveis. Adicione texturas e padrões sutis com tecidos e tapetes.
Quais são as cores mais usadas na decoração moderna?
As cores mais usadas na decoração moderna são tons neutros, como branco, cinza e preto. Essas cores ajudam a criar um espaço limpo e minimalista, mas você também pode adicionar cores vivas em pequenas doses, como um sofá ou uma parede de destaque.