0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Sala com Lareira: Dicas e +30 Fotos para se Inspirar

Publicado em 26.04.2023 |
Visualizações
57.354 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

Não tem sensação melhor que a de se esquentar em um dia frio tomando uma bela xícara de chocolate quente em frente à sua lareira.

Lareira Decoração Sala-de-Estar

Com certeza esse é um item que acrescenta classe e elegância à qualquer sala-de-estar. Mas acima de tudo traz também muito conforto para o lar em épocas frias, bastando acendê-la para regular a temperatura ambiente e, assim, garantir o bem-estar de todos.

E isso vale para qualquer residência: das estilo no campo, que vão usar uma tradicional lareira à lenha, a moderna e sofisticada lareira à gás integrada quase sempre em projetos de última geração.

De fato, é um item de extrema personalidade e independente do seu estilo há sempre um modelo que vai atender às suas exigências.

E é por isso que você está aqui, para conhecer um pouquinho mais sobre lareiras na decoração, seus diferentes estilos e também inspirações para que possa ver na prática como que se pode tirar vantagens de cada uma delas.

Diferentes tipos de Lareira para Sala

Lareira Estrutura Metálica Moderna


Ao contrário do que pode se imaginar, existem diversos mecanismos de funcionamento para uma lareira nos dias atuais e cada uma delas vai ter uma melhor ou pior indicação, algo que somente um profissional qualificado pode recomendar. 

Lembre-se que nosso intuito aqui é te inspirar e mostrar para você as melhores opções, mas na hora de colocar o projeto em prática é necessário muito mais do que boa vontade e o auxílio de um bom engenheiro é fundamental para projetar uma lareira bela e, sobretudo, segura e eficiente. 

Vamos agora conhecer os diferentes tipos de lareira disponíveis para o seu projeto:

Lareira à Lenha

Lareira Estrutura Metálica Sob Medida

A lareira à lenha é à versão mais tradicional, criada na maior parte das vezes de forma manual, podendo ser em alvenaria, concreto ou metal. Seu acabamento pode variar de tijolos a pedras e dependendo do orçamento até mesmo o mármore pode fazer parte da sua cobertura.

Costuma ser a mais adorada e requisitada, mas nem tudo são contos de fadas. Nesse tipo de lareira você precisa de maior mão de obra, seja no preparo da lenha ou em de comprá-la periodicamente, como em sua limpeza após utilizada.

Acaba, naturalmente, gerando odores e também fuligens em decorrência da queima da madeira.

Além disso, requer um pouquinho de técnica na hora de acender o fogo, principalmente se não tiver pedaços bons e secos de lenha para queimar. Uma vez aceso, bastará alimentá-lo para manter a casa quentinha.

  • Vantagens: o crepitar do fogo gera prazer e facilmente ganha destaque dentro da decoração.
  • Desvantagens: trabalho frequente com a compra, armazenamento e manuseio das lenhas, além de todos os resíduos gerados após sua utilização.

Ambientes recomendados: 

- Espaços grandes
- Salas de estar
- Salas de TV

Lareira à Gás

Lareira Elegante Decoração

Esse é um dos modelos mais atuais. É perfeita porque permite que ambientes modernos sejam aquecidos com um produto ainda mais eficiente e prático. 

Aqui, ao invés de lenha, é o gás quem atua como fonte de alimentação, um material mais limpo, que dispensa chaminés e não causa nenhuma sujeira, seja de fuligem ou de brasas. 

Nessas opções você pode optar por usar a versão linear, que vem com pedras vulcânicas sobre os queimadores; ou então lenhas de cerâmica refratária que possuem maior eficiência térmica.

  • Vantagens: queima limpa, sem resíduos ou odores. Além disso, pode ser acionada com um simples apertar de botões, provendo máxima praticidade.
  • Desvantagens: fogo estático e na falta de gás se torna inutilizável.

Ambientes recomendados:

- Espaços que disponibilizam instalação a gás;
- Salas de estar;
- Salas de TV;
- Áreas externas;
- Sacadas.

Lareira Elétrica

Lareira Eletrônica

Diferentemente de qualquer uma que citamos até então, as lareiras elétricas são uma espécie de simulação da lareira, pois não utilizam madeira para queimar, tão menos o fogo para aquecer. 

Na verdade ela funciona criando ar quente e o jogando no espaço. Essa troca, pouco a pouco, aquece o ambiente e deixa todos que estão ali confortáveis. Esse tipo de produto tem um porém, que é o de remover drasticamente a umidade relativa do ar, o que não pode ser muito bom para a saúde dos nossos pulmões. Assim, recomenda-se uso de um umidificador ou de plantas na decoração.

Outro diferencial desse produto é imitar o fogo da lareira, permitindo um ambiente seguro para quem tem crianças, além de não produzir fumaça, resíduo nem odores para o espaço.

  • Vantagens: praticidade e eficiência.
  • Desvantagens: fogo artificial e consumo de eletricidade elevado.

Ambientes recomendados:

- Qualquer espaço, uma vez que podem ser portáteis, dependendo somente da disponibilidade de um ponto de energia elétrica.

Lareira Ecológica

Lareira Ecológica Detalhe

É assim chamada por não utilizar a madeira como material de combustão. Ao invés disso, usa-se álcool, dispensando preocupação com obras e chaminé.

Esse tipo de produto já pode ser adquirido pronto ou você mesmo pode criar e adaptar o seu ao seu estilo de decoração. Ele funciona com uma base, chamada queimador, que é onde você despeja o álcool e ateia fogo. 

Essa estrutura pode ser adaptada à alvenarias ou móveis, tudo que você precisa é se certificar que os elementos resistem ao calor e que não vão se denegrir com o passar do tempo.

  • Vantagens: baixa manutenção e praticidade no manuseio. Não requer chaminé e é muito eficiente na geração de calor, oferecendo um bom custo-benefício.
  • Desvantagens: Não tem abastecimento contínuo e no seu cessar há a necessidade de abastecimento caso o intuito seja continuar usufruindo seu calor.

Ambientes recomendados:

- Banheiros;
- Salas de TV;
- Salas de Estar;
- Sacadas;
- Escritórios;
- Quartos;
- Cozinhas.

Qual Lareira escolher para Decorar a Sala?

Tudo vai depender do seu projeto e, principalmente, da disponibilidade financeira que você está apto a investir. Dependendo do tamanho do cômodo, da potência necessária e do estilo que você almeja conquistar, o custo pode ser maior ou menor.

E para que você possa se inspirar e decidir entre os diferentes estilos e possibilidades de lareiras na sala, separamos uma sequência de imagens que vão te ajudar a conhecer os melhores projetos e a entender melhor como é possível obter requinte e elegância com um ingrediente já tão antigo na história do homem.

Por que ter uma sala com lareira?

Ter uma sala com lareira pode trazer diversas vantagens e benefícios para o ambiente e para as pessoas que frequentam o espaço. Algumas das principais razões para ter uma sala com lareira incluem:

Conforto: A lareira proporciona um ambiente aconchegante e acolhedor, ideal para dias frios e para reunir amigos e familiares.

Estética: A lareira é um elemento decorativo elegante e sofisticado, que pode dar um toque especial à decoração da sala.

Valorização do imóvel: Uma sala com lareira pode ser um diferencial na hora de vender ou alugar um imóvel, pois muitas pessoas consideram esse elemento como um item de luxo e sofisticação.

Economia de energia: Dependendo do tipo de lareira, ela pode ser uma fonte de aquecimento eficiente e econômica, reduzindo o uso de aquecedores elétricos ou a gás.

Relaxamento: A chama da lareira pode ter um efeito relaxante e calmante, contribuindo para reduzir o estresse e a ansiedade.

Por esses motivos, ter uma sala com lareira pode ser uma excelente escolha para quem busca um ambiente mais confortável, elegante e acolhedor.

Imagem 1 - Lareira simples e delicada

Lareira Tapete Azul

Lareira modesta enquanto que o tapete é quem ganha os olhos das visitas.

Imagem 2 – Escada e lareira compondo charme na decoração

Lareira Eletrônica na Sala

Escadinha simpática e uma lareira eletrônica dão aconchego à essa decoração moderna e compacta.

Imagem 3 – Lareira eletrônica dando seu show!

Lareira Eletrônica Sala-de-Estar

Eficientes e modernas, as lareiras eletrônicas embelezam qualquer recinto.

Imagem 4 – Sala moderna estilo escandinavo

Lareira Elétrica Elegante

A lareira é um item obrigatório nos países escandinavos e aqui não foi diferente, só que com uma lareira bem mais tecnológica.

Imagem 5 – Lareira para decorações modernas

Lareira Lenha Decoração

Lareira suspensa à lenha de altíssima elegância, compondo um detalhe peculiar desse enquadramento.

Imagem 6 – Discreta e eficiente

Lareira Pequena Detalhe

O grande duto da chaminé garante que todo o calor gerado pela queima das madeiras seja trocado com o ar frio do interior.

Imagem 7 – Destaque para as singulariedades

Lareira Prateleira Cimento

A moldura de acabamento da lareira é bela, assim como as pedras alinhadamente fixadas. Mas convenhamos que a ideia do balcão em cimento, que serviu também de aparador, é ainda mais exclusiva.

Imagem 8 – Projetos sob medida

Lareira Sofisticada Decoração Moderna

Cada projeto precisa da sua própria lareira. Aquela qual corresponda a personalidade do espaço em que será integrada.

Imagem 9 – Branco e preto na decoração

Lareira Metal Moderna

Imagem 10 – Sala luxuosa!

Sala Luxuosa Lareira

Lareira à gás delicadíssima e refinada, assim como todos os itens presentes na decoração.

Imagem 11 – Lareira rústica

Lareira Rústica Delicada

Elementos naturais, como madeira e pedras são alguns dos elemetos que compõem o estilo rústico ou campestre.

Imagem 12 – Lareira com espelho

Lareira com Espelho Decorativo

Lareira com acabamento em pedra.

Imagem 13 – Escolha sua pedra e acrescente seu estilo!

Lareira Pedras Sala-de-Estar

Gostou de um modelo mas prefere o acabamento de outra forma? Sem problemas! Na verdade é assim que surgem as tendências – sendo criativo!

Imagem 14 – Mármore no acabamento

Lareira com Mármore Preto

A gente já falou sobre os mármores por aqui e sobre o seu poder dentro da decoração.

Imagem 15 – Escolha conforme seu estilo

Lareira com Mármore

Escolha o acabamento em mármore que mais favorecer seu estilo de decoração.

Imagem 16 – Sem luxo, apenas nos detalhes

Lareira minimalista Detalhes Mármore

Ao invés de cobrir a lareira inteira, dê apenas o acabamento necessário para que ela possa brilhar.

Imagem 17 – Singular e receptiva!

Lareira Casa Moderna

Uma lareira de canto completamente diferenciada. Acabamentos e texturas únicas, bem como seu charme.

Imagem 18 – Lareira de canto

Lareira Moderna Canto

O canto é sempre um espaço mala proveitado e que pode muito bem ser explorado por uma lareira, a qual comumente é tratada como objeto central no espaço.

Imagem 19 – Delicada e eficiente

Lareira Canto da Sala

Já a versão eletrônica combina bem com espaços pequenos, pois não dá manutenção e menos ainda sujeira.

Imagem 20 – Pretinho básico

Lareira Preta Decoração

O preto é uma cor dramática e quando se tem uma lareira na sala, porquê não ser ela a grande escolhida?

Imagem 21 – Moderna, e no azulejo

Design Lareira Moderna

Se o mármore não for condizente com o orçamento, qualquer outro material há de convir, inclusive o azuleijo. 

Imagem 22 – Lareira pequena

Lareira Sala Pequena

Uma sala pequena deve receber uma lareira compatível com o espaço a ser aquecido. Aqui, uma lareira delicada e sob medida para o conjunto.

Imagem 23 – Alternativa: lareira ecológica

Mesa Centro Lareira Ecológica

Espaços pequenos também podem optar pela lareira ecológica, que é eficiente e charmosa.

Imagem 24 – Lareira eletrônica

Lareira Eletrônica Decoração Moderna

Tudo combina: cores, formas e texturas. A lareira eletrônica lacra o decór.

Imagem 25 – Aqui uma lareira com design arquitetônico

Lareira Arquitetura Moderna

Ficou bem legal esse efeito. Elegante e charmoso!

Imagem 26 – Lareira elétrica em uma decoração branca e clean

Lareira Eletrônica Decorativa

As plantas vem como um agregado para trazer cor e vida para dentro da cena.

Imagem 27 – Mais uma versão clean estilo escandinavo

Lareira Estilo Escandinavo

Predominância do branco; elementos naturais em madeira; muitos tapetes e tapeçarias, almofadas – são algumas das características do estilo escandinavo.

Imagem 28 – Lareira ecológica na sala

Lareira Ecológica Sala-de-Estar

Lareira ecológica com acabamento em mármore, conferindo requinte para a aplicação.

Imagem 29 – Já essa tem sua personalidade própria

Lareira Casa Contemporânea

Destaque para a harmonia de cores e elementos. Marcações em preto e interesses visuais em colorações que misturam o azul, laranja e vermelho.

Imagem 30 – Um detalhe na estrutura..

Lareira Ecológica Sala

O acabamento dentro da própria alvenaria é o que dá exclusividade para essa lareira ecológica delicadamente projetada para o espaço.

Se você gostou dessas dicas, acesse nosso Blog da Wevans e saiba mais! Compartilhe com seus familiares e amigos, para que todos saibam como decorar uma sala com lareira!

Perguntas Frequentes

Por que as pessoas gostam de ter uma sala com lareira?

As pessoas gostam de ter uma sala com lareira por vários motivos. A lareira pode fornecer um foco central na decoração da sala, ou também pode fornecer um lugar para as pessoas se reunirem para conversar, relaxar ou assistir a um filme. A lareira também pode ser um lugar para se aquecer quando o clima está frio.

Como é possível decorar uma sala com lareira?

Existem muitas maneiras de decorar uma sala com lareira. A lareira pode ser pintada de uma cor chamativa para contrastar com as paredes da sala. As mantas e os tapetes podem ser colocados em torno da lareira para adicionar cor e textura. As prateleiras podem ser montadas na parede acima da lareira para exibir objetos decorativos.

Quais são as principais precauções a serem tomadas ao usar uma lareira?

A principal precaução a ser tomada ao usar uma lareira é mantê-la limpa. A lareira deve ser limpa regularmente para remover o acúmulo de sujeira e resíduos.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.