Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos
Dicas

Sala Rústica: Como fazer e Fotos para Inspirar

Publicado em 19.12.2019 | comentarios
121 visualizações

A sala é o espaço que utilizamos para relaxar e descontrair, além de ser o ponto central de socialização quando a família ou os amigos se reúnem no lar. Já a decoração rústica conta com elementos naturais, móveis maciços, tapeçaria e um toque de simplicidade que deixa tudo muito mais confortável, aconchegante e acolhedor.

Mas para atingir esses resultados não dá de sair simplesmente roletando o tipo de item que vai usar e achar que tudo vai dar certo. Esse é um grande erro e facilmente chegamos ao “estranhismo”, que é aquela sensação de incoerência e falta de comunicação entre adornos e objetos.

Por isso, quando se busca criar uma atmosfera rústica na sala-de-estar, é nítido que precisamos conhecer um pouco mais sobre as características do estilo escolhido para saber exatamente aquilo que deve ser implementado, bem como o que deve ser evitado.

Conceito da decoração Rústica

De acordo com o dicionário, a definição de rústico é: simples, rude, grosseiro – o que pode facilmente ser traduzido para as características primordiais desse estilo de decoração.

Ele remonta aquilo que encontramos em casas de campo, sítios e fazendas: elementos naturais, que eram os materiais acessíveis, e que praticamente davam origem a tudo, dos móveis ao assoalho do chão. Por isso da simplicidade e, de certo modo, da grosseria, afinal, os objetos eram criados sem uma preocupação com os acabamentos.

Além disso, fotos e objetos antigos são indispensáveis, principalmente quando possuem uma história por trás, agregando ainda mais valor à composição. Conheça agora as principais características desse conceito.

Madeira

Madeira Sala Rústica

A madeira é o item que mais se destaca dentro do estilo rústico. Na verdade, quando pensamos em uma sala com esses aspectos, é possível tê-lo de diferentes modos, como exposto em pilares ou vigas, no piso do chão, na parede ou em móveis e objetos.

É importante lembrar também que o nível de rusticidade de uma madeira é definido através da naturalidade do tratamento sobre a mesma. Quanto menor a interferência, ou seja, madeira em estado bruto, mais rústica será do que se tratada, polida e refinada.

Fibras naturais

Fibras Naturais Sala Rústica

Cestos, cadeiras, tapetes, cúpulas de luminárias e vários outros itens podem ser criados através das fibras naturais, trazendo consigo esse clima da natureza e também das texturas para dentro do lar.

Plantas

Plantas Decoração Rústica

A gente já dedicou uma matéria inteira à importância das plantas dentro da decoração. Mas se tratando do estilo rústico, é evidente que ela tenha grande colaboração no sucesso desse resultado e acaba somando muito, principalmente pela harmonia que se cria entre o tom verde em conjunto do marrom da madeira.

Móveis antigos

Sala Rústica Móveis

Esse tipo de produto é muito forte, feito para durar vidas quando tratado, envernizado e bem cuidado. E a sala é o local perfeito para alguns icônicos, como cristaleiras, sofás, balcões, racks e aparadores. Caso tenha, com certeza vão dar esse toque e ainda por cima destacar à decoração.

Itens de demolição

Móvel Antigo Decoração Rústica

Aproveitar a madeira de demolição para fazer móveis rústicos é uma ideia sensacional. Se for para dar um bom exemplo é o painel de tv, ou rack, que pode ser feito com a sobra de algumas boas tábuas. O efeito final é você quem dá através do tratamento com a madeira.

Tons pastéis e cores terrosas

Tons Terrosos Decoração Sala Rústica

É inevitável ter sua cor preferida, mas quando estamos falando de decoração rústica existem algumas opções que casam e combinam com perfeita harmonia, aumentando o requinte e receptividade do lar. Aqui, destacam-se as cores terrosas e tom pastel.

Iluminação

Iluminação Sala Rústica Decorada

Na hora de decorar uma sala rústica é impossível deixar o projeto luminotécnico de fora. Mas caso queira fazer por si, lembre-se que, durante o dia, nenhuma luz artificial substitui a natural e você pode e deve apostar nessa direção. Já de noite é que tudo ganha vida e aqui, além das luzes brancas, deve-se apostar nas de tom amarelado que temperam e acrescentam aquele clima de receptividade unânime.

Tecidos e Tapeçaria

 Tecido Sala Rústica

É aqui que os detalhes começam e a partir daqui o projeto de decoração rústica da sala vai ganhando clareza, refinamento. Um tapete belo, de fibras naturais, além de capas de almofada em crochê e mantas são apenas alguns dos bons exemplos que podemos acrescentar à uma sala rústica.

Pedras brutas

Pedras Decoração Rústica

Revestimento de paredes feito em pedras em estado bruto, com sua aparência natural, também são opções para quem quer entrar dentro desse conceito. Quanto mais irregulares e menor forem as interferências através de tratamentos, mais naturais se parecem – rústicas. Você pode utilizá-las desde o chão à composição das paredes. Bancadas também podem receber bem esse tipo de material, bem como lareiras. 

Sala Rústica: Fotos para se Inspirar

Imagem 1 – Iluminação natural que é valorizada pelo tom branco. A presença da madeira e outras fibras naturais é o que dá o toque de conforto ao espaço.

Iluminação Sala Rústica Decoração

Imagem 2 – Móveis de demolição trazem o toque rústico para essa decoração preto e branco.

Móveis Rústicos Sala

Imagem 3 – Rodapé alto, valorizando o espaço. Na parte superior, vigas expostas, além de esteiras e vários outros objetos criados a partir da natureza.

Sala-de-Estar Rústica

Imagem 4 – Elegância e luxo puro. Paredes revestidas por blocos, vigas maciças monumentais e uma bela lareira para aquecer o espaço. Perceba as cores e como predominam as variações terrosas.

Sala Elegante Rústica

Imagem 5 – Aqui a construção por si só possui características rústicas, criada a partir de grandes troncos e madeira exposta. Os móveis surgem não apenas como necessidade, mas também como complementos da decoração, destacando a rusticidade do espaço.

Sala Rústica Decorada

Imagem 6 – Um exemplo criativo para apartamentos com salas pequenas. Na parede, arte com fibras naturais e quadros. As plantas entram trazendo cor e harmonia.

Sala Rústica Madeira Demolição

Imagem 7 – Parece uma parede muito refinada, mas são poucos detalhes que geram esse efeito rústico sofisticado: parede de tijolos e a iluminação. Os móveis somam e equilibram, enquanto que as plantinhas entram em cena para contrastar e dar coerência para tudo isso.

Sala Rústica Moderna

Imagem 8 – Muita classe através da simplicidade e sabedoria na escolha dos elementos que vão compor a sala. Aqui, todos os objetos estão dentro da mesma paleta de cores, garantindo um espaço tranquilo e aconchegante.

Sala Rústica Simples

Imagem 9 – Couro, tecido e tapetes são mais do que bem-vindos. Aqui, novamente os tons terrosos/pastéis em destaque ao lado do tapete persa, almofadas e poltronas.

Tapeçaria Rústica

Comentários