0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Decoração Minimalista: O Perfeccionismo nos Detalhes

Publicado em 14.06.2021 |
Visualizações
22.452 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

A decoração minimalista não poderia partir de uma premissa diferente senão a de que menos é mais. Imagine um ambiente com poucos - porém belos - móveis, espaço amplo, funcionalidade e praticidade. Objetos decorativos e outros adornos são escassos, permanecendo apenas o mínimo necessário para acrescentar charme à decoração. No ambiente, tudo tem um propósito. É preciso valorizar a qualidade no lugar da quantidade.

Muito longe de ser algo monótono e desinteressante, a decoração clean e minimalista proporciona um ambiente elegante, aconchegante e repleto de personalidade. A ausência da diversidade de objetos, ao contrário do que se imagina, proporciona sensações e sentimentos únicos, destacando o que é essencial para o dia a dia.

Geralmente, isso se traduz em cômodos com cores neutras, formas e linhas geométricas singelas e ausência de elementos protagonistas. O resultado é um ambiente onde “tudo faz parte de tudo”, já que são poucos itens presentes na composição.

Decoração Minimalista: Como Aderir?

A decoração minimalista proporciona uma estética limpa e organizada, capaz de transmitir foco, sensação de tranquilidade e disposição. Antes de adotar um estilo de vida minimalista, deve-se ter em mente a importância do desapego dos excessos e viver somente com o essencial, pois só assim se conquista essa atmosfera.

0

· Seja Seleto: permanecem no ambiente somente os itens que aliam funcionalidade ao sentimento de bem-estar. Comece por descartar todos os adornos que ficam à vista e que não possuem função prática.

· Limpe e Organize o Espaço: faça uma faxina em tudo. De objetos decorativos à mobília, dispense tudo que for excesso e deixe somente o que for vital.

· Planejamento Delicado: agora que você tem espaço extra em todos os ambientes, nada melhor que planejar e dispor tudo novamente em busca do estilo clean.

· Aposte na Mobília: os móveis exercem a função central na decoração minimalista. Invista em móveis inteligentes, como a cama futon, cabideiros e pufes.

· Design com Personalidade: lembre-se que o menos é mais. Por isso, se você tem apenas uma cama e um espelho no seu quarto, faça com que eles brilhem e transmitam toda sua personalidade.


A seguir, você confere diversos ambientes projetados com decoração minimalista. Confira as fotos e encontre a inspiração necessária para reformular o conceito do seu lar.

Decoração para Quarto Minimalista

Pode parecer difícil apostar no minimalismo quando o cômodo em questão é o quarto. Se você apostar nos itens corretos, fica muito funcional, simples e minimalista.

Além disso, é importante projetá-lo com carinho ao lado da decoração, já que é o nosso cantinho mais acolhedor e receptivo, feito para relaxar e oferecer conforto.

Aposte nas Cores Neutras

1

2

Móveis e itens de decoração em cores neutras são a definição perfeita do conceito clean no ambiente. As cores amenas fazem parte da estética minimalista e deixam a atmosfera mais leve, elegante e requintada.

Invista no Tie Dye

3

Muito presente no estilo Boho e comumente associada à ambientes hippies, a estampa tie dye neste elegante quarto minimalista tem seu próprio brilho diante do fundo neutro. Acessórios e móveis não atrapalham ou sobrecarregam a composição.

Tonalidades Neutras + Móveis de Madeira

4

Apostar em paredes frias e decoração no mesmo estilo, mas com detalhes em madeira, trazem mais aconchego ao quarto minimalista. O tapete é indispensável, seja o ambiente minimalista ou não.

Escandinavo Minimalista

5

Que tal aplicar aquele estilo que mais se identifica, com seus gostos e sua personalidade, no minimalismo? Neste exemplo, alguns dos poucos itens, cores e características presentes elucidam o estilo escandinavo.
O cenário limpo, sem exageros e com itens bem selecionados garantiu um resultado clean e condizente, caracterizando-o também como um quarto minimalista.

Destaque o Ambiente com a Natureza

6 1

6 2

Sem exageros, uma planta bem posicionada pode compor o protagonismo do ambiente, além de ter efeitos calmantes e relaxantes. O contraste do verde é único, e as plantas garantem essa sensação.
Atente-se para vasos decorativos que combinem com outros elementos no quarto na busca de criar coerência e harmonia.

Decoração para Sala Minimalista

A sala é muitas vezes o hall de entrada de casas e apartamentos, e não tem nada melhor que receber visitas e familiares em um ambiente bem planejado, repleto de conforto e elegância.
Assim são as salas com decoração minimalista. Seguem tonalidades frias, com móveis e tecidos que acompanham a mesma linha, em plena harmonia com todos os demais itens. O sofá é sempre uma obra prima e nele se concentram os principais elementos da composição, como um tecido para acrescentar textura e almofadas.

Preto em Destaque

7

Adicionar pontos de cor é uma ótima alternativa para criar profundidade e contraste em tonalidades claras. Os sofás pretos, por exemplo, realçam o ambiente, acrescentando elegância e estilo.

Acessórios contados nos dedos

8

O minimalismo tem sim suas regras, mas ultrapassá-las com a dose certa garante o impacto desejado, como é o caso de utilizar acessórios na composição, sejam eles retratos, cerâmicas ou outros ornamentos.

Quadros

9

Quadros possuem belas formas e podem facilmente se enquadrar na composição de salas minimalistas. Escolher o modelo ou a composição ideal é o que definirá bons resultados.

Capas de Almofada para Sofá

10

A possibilidade de acrescentar linhas geométricas e formas através de capas para almofadas é garantia de elegância no estilo minimalista. Perceba também como acrescenta textura e requinte para o cenário sem quebrar o conceito clean.
A chave para conseguir sempre os melhores resultados é tentar não chamar atenção demais, mesmo em um único objeto; bem como optar por menos, ao invés de mais. Quando as dúvidas forem relacionadas às cores, o branco, preto e cinza podem calhar como as melhores opções.
Experimente e ouse no seu novo projeto!

Fonte(s): Pinterest, Tua Casa, Viva Decora, Decor Fácil, Casa Vogue.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.