Dicas

Decoração Minimalista: O Perfeccionismo nos Detalhes

Publicado em 29.03.2019 | comentarios
344 visualizações

A decoração minimalista não poderia partir de uma premissa diferente senão a de que menos é mais. Imagine um ambiente com poucos mas belos móveis, espaço amplo, funcionalidade e praticidade. Você praticamente não tem objetos decorativos e outros adornos que forneçam excessos. Tudo que está ali tem um motivo, um propósito. É preciso valorizar a qualidade no lugar da quantidade.

Muito longe de ser algo monótono e desinteressante, a decoração clean e minimalista proporciona um ambiente elegante, aconchegante e repleto de personalidade. Ao invés de utilizar diversos objetos para criar sensações e sentimentos, no minimalismo isso se dá justamente pela ausência deles, e pela valorização e destaque daquilo que é essencial para o dia à dia.

Geralmente isso se traduz em cômodos com cores neutras, formas e linhas geométricas singelas e ausência de elementos protagonistas. O resultado é um ambiente onde “tudo faz parte de tudo”, já que são poucos mais seletos itens presentes na composição.

Decoração Minimalista: Como Aderir?

A decoração minimalista proporciona uma estética limpa e organizada, capaz de transmitir foco, sensação de tranquilidade e disposição. Mas antes de adotar um estilo de vida minimalista, tenha em mente se você está decidido a se desapegar de diversas coisas e viver somente com o essencial, pois só assim se conquista essa atmosfera.

Decoração Clean

  • Seja Seleto: no minimalismo, só permanecem no ambiente os itens que aliam funcionalidade com o sentimento de bem-estar. Comece por descartar todos os adornos que ficam sobre à vista e que não possuem função prática.
  • Limpe e Organize o Espaço: faça uma faxina em tudo. Mobiliário sem função essencial? Fora! Dispense tudo que for excesso e deixe somente o que for vital.
  • Planejamento Delicado: agora que você tem espaço extra em todos os ambientes, nada melhor que replanejar e dispor tudo novamente na busca do estilo “clean”.
  • Aposte nas Mobílias: elas exercem a função central na decoração minimalista. Aposte em móveis inteligentes, como à cama futon, cabideiros e pufes.
  • Design com Personalidade: lembre-se que o menos é mais. Por isso, se você tem apenas uma cama e um espelho no seu quarto, faça com que eles brilhem e transmitam toda sua personalidade.

A seguir, você confere diversos ambientes projetados com decoração minimalista. Confira as fotos e encontre a inspiração necessária para iniciar suas obras e reformular o conceito do seu lar.

Decoração para Quarto Minimalista

Pode parecer difícil apostar no minimalismo quando o cômodo em questão é o quarto. Só de pensar nas roupas, cobertores e toda aquela bagunça.. parece que nada vai dar certo. Só que se você apostar nos itens corretos, ele fica muito funcional, simples e minimalista.

Além disso, é importante projetá-lo com carinho ao lado da decoração, já que é o nosso cantinho mais acolhedor e receptivo, feito para relaxar e oferecer conforto.

Aposte no Branco e Preto

Quarto Minimalista Branco Preto

Um quarto pintado com as paredes divididas em preto e branco divididas pode ser o destaque perfeito que o ambiente precisava.

Invista no Tie Dye

Tie Dye Decoração Minimalista

Muito presente no estilo Boho e comumente associada a ambientes hippies, a estampa tie dye este elegante quarto minimalista tem seu próprio brilho diante do fundo neutro. Acessórios e móveis não atrapalham ou sobrecarregam a composição.

Tonalidades Neutras + Móveis de Madeira

Branco Madeira Minimalismo

Apostar em paredes frias e móveis na mesma pegada mas com detalhes em madeira podem trazer um minimalismo mais caloroso e aconchegante ao espaço. O tapete é indispensável em qualquer sala, seja ela minimalista ou não.

Escandinavo Minimalista

Escandinavo Minimalista

E que tal pegar aquele estilo que mais se identifica com seus gostos e sua personalidade para aplicar o minimalismo? Neste exemplo, alguns dos poucos itens, cores e características presentes elucidam o estilo escandinavo.

Porém, o cenário limpo, sem exageros e com itens bem selecionados garantiu um resultado clean e condizente, caracterizando-o também como um quarto minimalista.

Invista no Branco

Branco Decoração Minimalista

Na hora de deixar seu quarto com inspirações minimalistas, opte por uma paleta de cores neutras e frias, como o branco, cinza e bege. As cores amenas fazem parte da estética minimalista e deixam a atmosfera mais leve, elegante e requintada. A tapeçaria também pode ser aplicada.

Destaque o Ambiente com a Natureza

Planta Decoração Minimalista

Sem exageros, uma planta bem posicionada pode compor o protagonismo do ambiente, além de ter efeitos calmantes e relaxantes. O contraste do verde é único, mas é difícil de ser acrescido através de objetos e itens artificiais e geralmente as plantas cumprem melhor no sucesso deste quesito.

Atente-se para vasos decorativos que combinem com outros elementos no quarto na busca de criar coerência e harmonia.

Decoração para Sala Minimalista

A sala é muitas vezes o hall de entrada de casas e apartamentos, e não tem nada melhor que receber visitas e familiares em um ambiente bem planejado, repleto de conforto e elegância.

Assim são as salas com decoração minimalista. Elas seguem tonalidades frias, com móveis e tecidos que acompanham a mesma linha, em plena harmonia com todos os demais itens. O sofá é sempre uma obra prima e nele se concentram os principais elementos da composição, como um tecido para acrescentar textura e almofadas.

Preto em Destaque

Ponto de Destaque Decoração Minimalista

Adicionar pontos de cor é uma ótima alternativa para criar profundidade e contraste em tonalidades claras. Os sofás pretos, por exemplo, realçam o ambiente, acrescentando acrescentam elegância e estilo.

Acessórios contados nos dedos

Poucos Acessórios Decoração Minimalista

O minimalismo tem sim suas regras, mas ultrapassá-las com a dose certa garante o impacto desejado, como é o caso de utilizar acessórios na composição, sejam eles retratos, cerâmicas ou outros ornamentos.

Quadros

Decoração Minimalista Quadros Sala

Quadros possuem belas formas e podem facilmente se enquadrar na composição de salas minimalistas. Escolher o modelo ou a composição ideal é o que definirá bons de maus resultados.

Capas de Almofada para Sofá

Capas de Almofadas Minimalistas

A possibilidade de acrescentar linhas geométricas e formas através de capas para almofadas é garantia de elegância no estilo minimalista. Perceba também como acrescenta textura e requinte para o cenário sem quebrar o conceito clean e limpo.

A chave para conseguir sempre os melhores resultados é nunca tentar chamar atenção demais, mesmo em um único objeto; bem como optar por menos, ao invés de mais. Quando as dúvidas forem relacionadas às cores, o branco, preto e cinza podem calhar como as melhores opções.

Experimente e ouse no seu novo projeto!

Fonte(s): Tua CasaViva Decora, Decor Fácil, Casa Vogue.

Comentários