Atendimento Minha conta Avaliações Loja Confiável Blog Favoritos Favoritos
Dicas

Home Office: Dicas para Ter seu Escritório em Casa + Fotos para Inspirar

Publicado em 19.05.2021 |
351 visualizações

Ter um espaço para estudar ou trabalhar em casa tornou-se algo essencial para muitos, por isso é bastante comum a busca por soluções práticas e funcionais. O home office (ou escritório) surgiu como uma alternativa mais segura e virou tendência no mercado de trabalho. Contudo, deve ser planejado de forma que atenda as necessidades, visando também conforto e organização.

Para deixar tudo mais interessante, vale investir em uma decoração que transmita a sua personalidade e estimule a produtividade, garantindo foco e uma jornada de trabalho ou estudo mais leve.

Confira as dicas e inspirações que a Wevans preparou para te ajudar a escolher a decoração de home office perfeita para você.

1 - Opte por um ambiente confortável

Reservar um espaço tranquilo para o home office é muito importante, afinal o objetivo é manter-se focado nas atividades. O ideal é que seja analisado quantas pessoas utilizarão o ambiente ao mesmo tempo e quanto espaço cada uma precisa.

Pode ser que você não necessite, ou até mesmo não disponha, de muito espaço para trabalhar, e adaptar móveis e ambientes para a atividade é uma boa opção. A mesa de cabeceira, por exemplo, pode servir de escrivaninha.

a

O cuidado a ser tomado aqui é com relação ao foco nas atividades. É necessário ter disciplina para manter-se ativo quando sua área de trabalho é também área de descanso, como o quarto. Se o tempo de permanência na função é pouco, vale à pena investir nesta opção.

No caso de quartos pequenos, por que não apostar em camas mais altas e utilizar o espaço embaixo para home office?

b

Áreas de circulação, como a próxima à escada, ou até mesmo embaixo dela, também funcionam muito bem.

c

É importante lembrar que o local escolhido tem grande influência na rotina de trabalho ou estudo, por isso vale frisar que deve-se analisar se há grande circulação de pessoas, barulho em excesso, entre outros fatores.

2 - Móveis: escolha a mesa e a cadeira ideal

Independente do modelo da mesa de trabalho, há algumas questões que devem ser levadas em conta na hora de escolher a que melhor funciona para você.

A mesa home office não deve ser muito alta nem muito baixa. Assim, se você utiliza monitor, ele ficará na linha horizontal da sua visão e você terá mais conforto durante o trabalho. Ele deve estar posicionado de forma que fique com, no mínimo, um braço de distância.

É interessante também que o mouse e o teclado estejam ambos na mesma altura.

d

A cadeira também deve ser escolhida com atenção para que você mantenha a boa postura durante as horas de trabalho. Assim, evitará possíveis lesões a longo prazo.

Dê preferência para cadeiras de escritório ergonômicas e com regulagem.

e

3 - Iluminação

Um ambiente de trabalho bem iluminado faz toda a diferença, influenciando no rendimento e produtividade. A iluminação natural é ideal para home office, pois além de oferecer mais conforto, reduz os custos de energia elétrica, sendo uma excelente forma de economia.

f

g

Sabemos que nem sempre é possível utilizar um ambiente com boa iluminação natural para home office - principalmente para quem mora em apartamento. Neste caso, é interessante ter uma boa distribuição de luz no local escolhido, para que não falte ou haja excesso de luz artificial, pois pode acabar gerando efeito contrário do esperado.

h

i

4 - Aposte nas cores certas

Já falamos aqui no blog o quanto as cores influenciam no nosso comportamento, e no home office não é diferente. Além de poder deixar esse espaço com a sua cara, você pode fazer com que ele esteja a seu favor.

O uso de cores estimulantes na decoração do home office, como vermelho, amarelo e laranja, pode ajudar a nos mantermos ativos. Em contrapartida, essas cores podem nos deixar ansiosos se utilizados em excesso. Uma sugestão é escolher as cores em tons pastel, por exemplo.

j

As cores ficam muito bem em detalhes do mobiliário também: armários pequenos, gavetas, luminárias, entre outros. Independente da cor escolhida, a ideia é deixar o espaço a sua cara! :)

k

l

m

5 - Decoração complementar

Itens decorativos vão ajudar a deixar o seu home office ainda mais alegre e convidativo, e isso favorece o rendimento na sua rotina de trabalho.
Desde o tapete escolhido, até os quadros decorativos e plantas, cada detalhe conta na hora de trazer mais personalidade para seu home office e deixá-lo ainda mais agradável. Não é preciso um grande investimento para uma decoração incrível! :)

n

o

p

Uma ótima opção é investir em armários, estantes e mesas auxiliares. Eles vão ajudar a manter materiais e documentos organizados e o ambiente ficará mais leve. Além, é claro, de ser prático e deixar os itens com fácil acesso e prontos para uso.

q

r

Nichos de parede e prateleiras também são excelentes opções para uma decoração prática e funcional. Em espaços reduzidos são indispensáveis para facilitar o dia a dia.

s

t

Um home office bem planejado pode proporcionar horas de trabalho mais produtivas, e as dicas que trouxemos neste artigo vão te ajudar muito na hora de montar sua estação de trabalho em casa.

Confira no nosso siteInstagram as novidades em decoração e monte o home office ideal para você!

Fontes: Pinterest, Westwing, DecorfácilContabilista

Wevans e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.