0
Seu carrinho está vazio
Frete Fixo Sul e Sudeste (Quadros, Telas e Móveis R$ 19,90, Demais Produtos R$ 9,90)

Dicas

Como usar Vasos Decorativos?

Publicado em 31.05.2020 |
Visualizações
65.373 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Wevans
Equipe de Redação Wevans
Redator da Wevans

Os vasos decorativos são um dos poucos que podemos dizer serem fundamentais para a arte da decoração. Eles são um diferencial à parte, algo especial que quando incluído ao décor, cria um efeito visual único, elegante e poderoso.

Vaso Decorativo Verde

Vasos harmônicos e bem planejados acrescentam profissionalismo ao decor e muitas vezes preenchem aquela sensação de que falta algo, pois ocupam espaços que muitas vezes são pouco explorados como superfícies de bancadas, aparadores, cantinhos de paredes, entre outros locais.

Hoje vamos te dar várias dicas e mostrar na prática como que os vasos decorativos podem trazer esses mesmos benefícios para o seu lar, acrescendo-lhe um toque ainda mais receptivo e acolhedor.

Dicas sobre: Como Usar Vasos Decorativos

Vasos são adornos incríveis, donos de várias formas, cores, estilos e histórias. Cada peça é única e devemos procurar aquela que melhor se relaciona com o contexto do espaço. Por isso, antes de sair escolhendo seu vaso decorativo é necessário prestar bastante atenção e planejar com cuidado cada passo a tomar, pois uma única decisão na direção errada é o suficiente para criar incoerência e incerteza no espaço.

Analise o cômodo antes de escolher

Decoração Vasos Luxuosa

Antes de ir para as dicas, lembre-se que escolher o melhor vaso vai depender do quão profunda foi sua análise do espaço destinado. É nessa observação clínica que você vai encontrar as melhores características para a peça, como o tamanho, as cores, seu formato. Normalmente nós que trabalhamos com decoração utilizamos técnicas de visualização, imaginando a peça desejada no local para tentar identificar aquilo que pode ou não valorizar o cenário.

O tamanho do Vaso decorativo

Diferentes Tipos de Vasos

As dimensões ideais do vaso vão depender do espaço o qual foi destinado. Lembre-se que tudo deve ter proporção para atingir a harmonia. Vasos grandes demais em espaços pequenos soam estranho e equivocado, enquanto que peças pequenas demais ficam desproporcionais para os requisitos que o cenário pede.

Saber o tamanho do vaso certo vai depender muito do que você precisa. Se preciso for, corte silhuetas em papelão e use-as como meio de referência para detectar se o tamanho da peça é ou não ideal. 

As cores do Vaso dentro do Espaço

Vasos Decorativos Plantas Cozinha

Imagine uma sala ampla e de tonalidade neutra, nada melhor que acrescentar cor através de um conjunto de vasos sobre a mesa central. Ele se destacaria e aumentaria o interesse visual.

Mas se o espaço já tiver cores, aí os vasos podem entrar como suporte visual e simplesmente enriquecer a composição com sua simples presença, através de cores que neutralizem e combinem com as cores de fundo. 

Mas para saber a cor certa, nada melhor que imaginar a peça de arte dentro do cenário. Imagine a peça em diferentes cores e veja aquela que mais tráz contraste ou harmonia para o ambiente. Realmente é difícil dar uma posição sobre qual a cor ideal, afinal, tudo será relativo. Uma dica bem bacana é usar o círculo cromático ao seu favor, que é uma das melhores ferramentas para localizar as cores que mais combinam uma com as outras. 

Plantas em Vasos? Sim ou não?

Vasos Decorativos Luxuosos

Entramos aqui no conceito vasos vazios ou ornamentados. Cada um oferece um efeito único, pois um leva mais cor e textura para dentro de casa, enquanto o outro é mais sóbrio, refinado e luxuoso. Claro que podemos unir as duas coisas, mas estamos lidando com dois estilos distintos.

Vasos com plantas trazem não somente mais cor, mas a cor verde, que é natural, associada à leveza e tranquilidade, deixando o lar com cara de lar – mais receptivo e aconchegante. Você só precisa conhecer as plantas certas para usar na decoração interna e voilá, temos vasos belos e cheios de vida. Enquanto que os vasos vazios são bem mais artísticos, pois aqui estamos falando exclusivamente de uma peça de arte, muitas vezes feita em cristal, cerâmica ou vidro e coberta com cores e pedras ornamentais. 

Fotos de Vasos na Decoração

Imagem 1 – Conjunto de vasos para plantas, perfeitos para enriquecer tanto o exterior, como interior do lar.

Vasos Decorativos Azul

Imagem 2 - Já esse tipo de conjunto vai muito bem em cima de mesas de centro, cômodas, aparadores, racks e balcões. 

Conjunto Vasos Decorativos

Imagem 3 – Para quem busca mais sofisticação, usar vasos vazios e sem nenhum outro arranjo garante que o destaque seja todo da peça.

Vasos Decorativos

Imagem 5 – Vasos decorativos são perfeitos para hall de entrada e entradas propriamente ditas.

Vasos na Decoração Entrada

Imagem 6 – Veja como tudo depende do estilo que você pretende seguir. Não adianta comprar qualquer peça linda que vier pela frente. Ela precisa ter afinidade com os itens do seu lar!

Decoração Vasos em Cerâmica

Imagem 7 – Vasos pequenos e delicados aos fundos, com destaque para o abajur que segue a mesmo estilo.

Vasos na Decoração

Imagem 8 – Você pode optar por vasos estilo jarros se preferir. São tão belos quanto e podem muito bem criar composições únicas ao lado dos vasos.

Vasos de Cerâmica

Imagem 9 – Arranjos com galhos secos ou folhas de bananeiras ou costela de adão são as preferidas na arte do décor.

Vaso Branco Decorativo

Imagem 10 – Acrescente personalidade através de vasos estilosos, buscando neles explanar traços da sua própria personalidade.

Vasos Decorativos Estilos

Imagem 11 – Existem vasos de muitos estilos: cerâmica, porcelana, vidro, argila, entre outros vários. Cada um vai oferecer um diferente valor visual e definir o melhor estilo dependerá da sua percepção sobre as necessidades do ambiente.

Vasos Decorativos em Cerâmica

Imagem 12 – Vasos em bronze são super contemporâneos e deixam seu lar com uma pegada mais moderna.

Plantas Vasos Decorativos

Imagem 13 – O banheiro também é outro local em que os vasos decorativos podem ser explorados. Delicados e sutis, esses dois vasos hornamentaram muito bem o cantinho monôtono da pia.

Vaso Decorativo no Banheiro

Imagem 14 – Dupla de vasos elegantes sobre um balcão. 

Vasos Decorativos Plantas

Imagem 15 – Delicadamente posicionado, o arranjo de tulipas se completa muito bem no vaso de cristal.

Decoração Vaso Mesa

Imagem 16 – Vasos de argila podem ser pintados e, assim, dar sua própria assinatura para a decoração.

Vasos Cerâmica Decoração

Imagem 17 – Perceba como esse cenário seria mais monótono sem a presença do arranjo em vaso. Uma das melhores utilidades desse item é acrescentar interesse visual em espaços que não estão muito chamativos. Funciona! Simples e barato.

Vasos Decorativos Flores

Imagem 18 – Buxinhos lindos na porta-de-entrada dessa casa, os quais foram sabiamente valorizados através de vasos altos e longos.

Vasos Decorativos Entrada

Imagem 19 – Casas rústicas e estilo camponesas podem se dar muito bem com os vasos crus, feitos à argila. Juntar várias peças em diferentes tamanhos pode garantir uma boa composição.

Vasos Argila Decoração

Imagem 20 – E é lógico que a mesa-de-jantar não deve ficar de fora. Trata-se de uma peça que embeleza o ambiente enquanto a mesa não é utilizada. Existem muitas opções de vasos criados através deste conceito e eles dão um toque especial ao lar, valorizando ainda mais todo o espaço. 

Vaso Decorativo Sala de Jantar

Fonte(s): Westing.com.brVivaDecora.com.brEntendaAntes.com.br.

Perguntas Frequentes

Por que usar vasos decorativos na decoração?

Os vasos decorativos são uma excelente opção para quem busca trazer vida e cor para um ambiente. Eles podem ser utilizados de diversas formas e ajudam a preencher espaços vazios, trazendo um toque de elegância e sofisticação para a decoração.

Quais são os tipos de vasos decorativos mais comuns?

Os vasos decorativos podem ser encontrados em diversos formatos, tamanhos e materiais. Entre os mais comuns, destacam-se os de cerâmica, vidro, metal e madeira. Além disso, há opções com acabamento em pedras, tecidos, fibras naturais e muito mais.

Como escolher o tamanho ideal de vaso para cada ambiente?

A escolha do tamanho do vaso deve levar em conta o tamanho do ambiente e o espaço disponível para acomodá-lo. Em espaços menores, opte por vasos menores e mais discretos. Já em ambientes maiores, vasos maiores e mais chamativos são ideais.

Como escolher a cor do vaso?

A cor do vaso deve levar em conta o estilo da decoração e o efeito que se deseja alcançar. Vasos coloridos e vibrantes são ideais para ambientes mais descontraídos e modernos, enquanto os vasos mais neutros e discretos são ideais para ambientes mais elegantes e sofisticados.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.